domingo, 21 de junho de 2009

sábado, 20 de junho de 2009

Bronze de ouro


Todo mundo sabe que bronze é melhor que prata. Afinal, melhor se despedir com vitória do que com derrota. A prata é o atestado máximo da expressão "nadou, nadou e morreu na praia". O bronze representa o time que, por alguma infelicidade, não chegou à final. Mas se chegasse... O BAU fez uma bela campanha nesse ano. Um dos melhores ataques, uma das melhores defesas, duas belas goleadas e, claro, o retorno de Ronaldão. Mas competir com o PDF não dava. A estrela do ano brilhou sobre eles, os verdes, e seria uma afronta enfrentá-los. A opção foi jogar uma Copa à parte. Ganhamos o bronze de ouro. Somos os campeões. Toda a equipe está de parabéns, do nosso implacável goleiro (Nilton) ao nosso certeiro artilheiro (Breno). É notável a ascendência meteórica da equipe. A entrada de um canhoto para reforçar o falho setor esquerdo da equipe foi de suma importância, principalmente se o canhoto é nosso querido réporter CBN: Fábio Mendes, até então reconhecido apenas pela sua voz. O incrível aumento na qualidade do nosso projeto de Peter Crouch, Diogo Guedes Boneco de Olinda, é outro ponto a ser ressaltado. Os passes de calcanhar a la Sócrates estão quase atingindo o ponto certo, e sua função de pivô é cada vez mais aproveitada pela equipe. Na zaga, nosso maior calo, Túlio e (mais uma vez) Fábio garantiram menos (o que não significa pouco) trabalho para Nilton. O time encaixou, Ronaldão nos socorreu no jogo contra o ETC, fazendo uma belíssima e única (entendam como quiser) re-estreia (putz, como essa palavra mudou!). O time do BAU está de parabéns. Aprendeu a andar com suas próprias pernas e, espero, próximo ano já será visto com outros olhos pela comunidade franciana. Agradeço por todo o esforço do time, toda a dedicação, que me deixaram orgulhoso, não como um pai a um filho (chega desse clichê), mas como um amigo a outros. Vou à CPF todo ano jogar bola e fortalecer amizades. E é por saber que eu tenho meus amigos amarelos lá, me apoiando, jogando e se divertindo comigo que jogo. Para vencer, não para ganhar. O BAU pode não ser o ganhador, mas é um time vitorioso e, por isso, a minha medalha de ouro vai para vocês, meus jogadores, meus colegas, meus amigos, meu BAU. Despeço-me deixando suspensa a confirmação da minha participação na Copa para o próximo ano, e, por isso, desejo ao meu eterno time do coração toda a sorte do mundo, e que me tragam a medalha de ouro e o troféu, para eu beijá-lo como se a cada um de vocês. Força, BAU!!

Abraços,
Diogo, líbero emocionado do BAU.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Ressaca CPF

Isso é um ponto.

Outro ponto é a Festa Junina de Jornalismo, que está programada para o dia 27 de Junho, sábado logo após o São João. A festa acontecerá no Castelinho, lugar histórico da paisagem de Boa Viagem. O esquema da festa será Open Bar, com bebida e comida free, além do DJ Felipe Melo que agitará o arrasta-pé eletrônico.

Mas como nem tudo que é bom é de graça, é necessário que os interessados paguem 15 reais para participar da festa, pois apenas o aluguel do local custa 300 reais, além das bebidas, que sobem bastante o custo da festa. Nossa estimativa de participantes é de 50 pessoas. Se não tivermos a confirmação do número mínimo de pessoas até sábado próximo e se não arrecadarmos dinheiro o suficiente até quinta-feira, dia 25, a festa será cancelada (e o dinheiro devolvido, é claro).

Como a grana é pouca, também teremos que contar com a colaboração de todos para itens como mesas e cadeiras, comidas, decoração do ambiente e equipamentos de som e luz.

Dependendo da colaboração, a pessoa receberá abatimento ou isenção na/da taxa de participação. A festa possuirá lista de entrada e uma quadrilha improvisada comandada por mim, Cazuza.

O pagamento deve ser feito a Clarissa Gomes, moradora de Boa Viagem. Ou a Gustavo Maia, Cara Paulo Francis, morador da Zona Norte e estágiário da Assessoria de Comunicação da UFPE.

aguardo respostas urgentemente!

Eduardo Cazuza

terça-feira, 9 de junho de 2009

E é chegado o fim


7 semanas, 6 rodadas, mais de 20 jogos. O fim é triste até para os que venceram... Vocês podem tentar mentir para si mesmos. Outro dia ouvi Gustavo comentando: “Caramba, quero que essa Copa acabe logo! Não agüento mais esse blog...” Ah, meu querido Gustavo! Que atire a primeira pedra aquele que nunca fingiu desejar estar longe do seu amor. Meros fingimentos. Sei que as duas medalhas que você ganhou não só curaram a sua mágoa fingida como também já deixaram em você um sabor de ansiedade pela Copa Paulo Francis 2010. O porquê de tudo isso? Não sei explicar, mas durante quase dois meses grande parte dos alunos de Jornalismo da UFPE tiveram apenas um amor: a Copa Paulo Francis. Cada um tinha seus motivos e seus segredos. Cada um aguardava ansiosamente chegar o sábado...

Alguns queriam se vingar do jogo perdido na semana retrasada ou no ano passado, outros queriam fazer o primeiro gol de sua vida, outros queriam tirar fotos, outros queriam beber, outros queriam rir, e outros – claro que nas entrelinhas de cada qual – queriam cruzar olhares com alguém especial (ou com alguém que estava começando a se tornar especial). A Paulo Francis é isso. Ela mexe com aquilo que temos de mais humano: o sentimento. A paixão pela bola, pelo amigo, pelo apito, pela paquera. A raiva pela derrota, pelo árbitro, pela lei seca, pela distância de Olinda até Boa Viagem. A saudade dos gols de Wagner, da narração de Juma, da meia-calça azul de Lucas. A surpresa pelo retorno de Gatis, pela aparição do irmão desaparecido de Farofa, e pela revelação de Sidney Magal, que nos enganou direitinho durante toda a Copa, só mostrando a sua verdadeira identidade no último momento. A incerteza no momento de votar na melhor torcida, já que praticamente todas foram primorosas. Um parabéns especial para vocês, PDFeiras, VTUzetes, Ryuzinhas e RUNners. Tenho certeza de que toda vez que eu passar perto daquele campo escutarei o eco agudo de suas vozes ecoando pelos arredores de Boa Viagem. Aos agregados do nosso PDF, Vinícius, Luiz Paulo e Roberto, nossos mais sinceros agradecimentos pela energia e pela torcida. Parabéns também pelos times femininos que, pela primeira vez, conseguiram realizar uma Copa Patrícia Poeta com rodadas e finalíssimas. Por sinal, que grande final! Difícil foi manter as pernas firmes para jogar após assistir a cobrança de pênaltis de dois times que lutaram bravamente até o último minuto do jogo. Chun-lis e Runners, parabéns!
.
Aliás, parabéns a todos nós, pois nos fizemos amigos. Quebramos um dos maiores tabus do mundo: de que na faculdade só formamos colegas.

Nós, alunos de jornalismo da UFPE, nos deixamos ser amigos e amantes, mesmo que por apenas 7 semanas. O que importa é que nos deixamos ser.

Fico por aqui, pois as lágrimas já descem o rosto, um nó sobe à garganta e as mãos tremem. As outras tantas emoções prefiro não expor, pois falar do que acabou me dói. Guardemos, então, na mente de cada um.


Cazuza

Particularmente especial

Particularmente especial é a divulgação que o nosso homenageado da imprensa esportiva pernambucana fez no Jornal do Commercio de hoje (09/06). Na sua coluna "Lance livre" está estampada a foto dos times que disputaram a final da CPF no último sábado. Emocionante, a imagem diz por si só. Somos rivais em campo até o apito final, mas a Copa nós construimos e erguemos de mãos dadas. Sempre. Obrigado, Vovô. E não pense que esquecemos de você. Sua medalha está aqui, e vai estar em suas mãos em breve. Foi um prazer esse ano, será maior ainda no próximo.

A nota de divulgação com foto está na página 2 do caderno de Esportes. Abaixo, a imagem, com destaque para os times do PDF e RUN (menção honrosa às bicampeãs Chun Lis), grandes campeões dessa edição. Um destaque também para Breno, grande conduíte entre a Copa e Fernando Menezes. (cliquem na imagem para ampliá-la)


Vídeos das conquistas do PDF e das Chun-Lis


PDF
comemora a conquista da Copa Paul
o Francis, ao golear por 8 a 1 o RUN





Melhores momentos do segundo tempo da final da CPF. Massacre do PDF.




Chun-Lis extravasam com a taça da Copa Patrícia Poeta. Haja saúde!




Preleção campeã do PDF.

Fotos das decisões da Copa Paulo Francis e da Copa Patrícia Poeta

São três álbuns. Para ver todas as fotos, cliquem nessas três imagem.

Copa Paulo Francis 2009 - Decisão



Final 2009



Final 2009 pt2 e Premiação

domingo, 7 de junho de 2009

O mundo é verde



Ainda me faltam palavras para descrever as emoções vividas com a conquista de ontem. Como vice-presidente, campeão e recém-eleito "Cara" da CPF 2009, gostaria de, antes de mais nada, agradecer a todos os participantes, torcedores, agregados e professores, que fazem da Copa Paulo Francis um evento tão especial e marcante. Em breve escreverei um post mais completo, se minha ressaca deixar.

Fiz questão de vir postar a essa hora da manhã para dividir com todos vocês a alegria que senti ao receber ligações de várias partes do mundo me informando que a final da Copa que tanto amo foi capa do respeitado diário esportivo argentino "Olé". Logo me dirigi ao site e, confesso, quase chorei.

Para quem ainda não acredita, eis o print screen da edição eletrônica do jornal:

sexta-feira, 5 de junho de 2009

A copa do mundo é nossa

Forças políticas; imprensa esportiva, empresariado e sociedade civil foram unânimes e agradeceram à Organização da Copa Paiulo Francis pelo trabalho e dedicação ao longo desses sete anos, permitindo assim prosperar a infraestrutura necessária à escolha de Pernambuco como umas das 12 sedes para a Copa de de 2014.

Abaixo algumas declarações:

"Isso é uma conquista do Povo de Pernambuco. Alunos brilhantes. Uma Juventude incadescente. graças a eles a Copa Paulo Francis vem trazendo os investimentos que Pernambuco tanto necessita". Governador Eduardo Campos ( pedimos desculpas ao governador pois não pudemos comparecer ao almoço de comemoração haja vista que todos estavam coordenando o evento direto de Nassau).

"Eu já sabia. (Ricardo) Teixera sempre me disse que a Paulo Francis é sinônimo de modernidade e seriedade. Nosso estado tem uma grande tradição no futebol que foi reascendida pelos criadores da CPF" ( sic)
Carlos Alberto Oliveira - Presidente da Federação Pernambucana de Futebol

"Orgulha-me"
João Havelange
" O sucesso da organização desenvolvida por Danilo Rocha e João Alencar, em toda Europa, no verão passado foi incontestável. A CPF é de fato incrível, majestosa. Estarei presente no encerramento e faço questão de entregar as medalhas, uma a uma.
Joseph Blatter - presidente da Fifa

" Madura; eficaz e inovadora. Sem ela, nem Pernambuco, nem o Brasil poderia sonhar com esse acontecimento. Também confirmo presença na final do torneio. Temos que nos preparar, e para isso, o conselho dos membros da CPF é fundamental."
Deputado Eduardo da Fonte

" Já estamos a marcar um amistoso com o time vencedor da CPF 2009. Pernambuco, aí vamos nós"Maradonna - técnico da Seleção Argentina

" Peladeiros e Peladeiras, eu só tenho uma coisa a dizer: Muito Obrigado.
Presidente Lula



quinta-feira, 4 de junho de 2009

Transparência Paulo Francis

IMPORTANTE!

Devemos fechar todas as nossas contas SEM FALTA neste sábado. Foram, no total, 900 reais referentes ao aluguel do campo, além de 88.80 reais da premiação. Segue a parte que falta pagar de cada equipe:

VTU - 10 reais
ETC - 25 reais
BAU - 13 reais
PDF - 17 reais
RYU - 14 reais
RUN - 5 reais

Estatísticas da CPP e Raio X dos finalistas

E ficou assim a classificação da CPP após as três rodadas da primeira fase:


Enquanto a final entre RYU e RUN não chega fique com informações curiosas sobre o que foi a I Copa Patrícia Poeta até agora:

Foram jogadas 1h e 12min de futebol (acréscimos foram desconsiderados).
12 gols foram marcados em 6 jogos. Uma média de 2 tentos por partida.
Ou seja, o placar foi alterado a cada 6mins.
Nenhuma equipe permaneceu invicta ao final da primeira fase.
As artilheiras da competição têm 2 gols marcados.
Dois times tiveram as defesas menos vazadas, sofrendo dois gols. Os outros dois, as mais vazadas, levando 4 bolas na rede.
A mesma coisa aconteceu no ataque. Os dois finalistas fizeram 4 gols, os outros dois, apenas 2 golzinhos.

Confira a dança das cadeiras durante as cinco rodadas


VEJA O RAIO X DAS FINALISTAS


RYU
Campeãs do ano passado, mais uma vez as Chun Lis do RYU mostram sua garra e força através da união. Diferentemente dos companheiros de time do outro gênero, as Chun Lis sempre têm time. E (quase) nunca perdem. Apesar de, neste ano, Júlia Caldas, a craque do time, só ter feito 2 gols em 3 jogos, ela promete brilhar na final, como no ano passado, conseguindo o bicampeonato com um hat-trick (é uma seqüência de três gols, meninas). Ainda na onda de promessas, Júlia Arraes promete chegar antes do fim do jogo; o trio emprestado pela seleção feminina de Cabo Verde - Idalina, Sheila e Lízia, promete não se perder; Gabi Paredão promete defesas à altura (infame) e Gianni não promete nada.

Craque do time: Júlia "Caldas de Chocolate"
Gols marcados: 4
Gols sofridos: 4
Saldo de gols: 0
Aproveitamento: 44,4%

RUN
"Também com lugar reservado na decisão do próximo sábado, está pela primeira vez um time de calouras, o RUN." Vencendo jogos por W.O. e, sempre, na base da polêmica estratégia de "quando eu vi, a melhor jogadora do campeonato já tava lá, pude fazer nada", as Penélopes do RUN chegaram, com méritos, sim, à final, em primeiras - aí já discutível - colocadas. Porque futebol se joga com os pés que estão em campo e com a camisa que se está vestindo, seja quem for a jogadora. Com a notícia de que na finalíssima, NÃO HÁ OPÇÃO DE EMPRÉSTIMO DE JOGADORAS, o RUN parece ter perdido um pouco o chão (como se vê na foto pela reação do craque dos dois times: Eduardo-Lorena), então vai contar apenas com a sorte, as carreiras de Lorena, as porradas de Julia, e os cigarros de Thaís para vencer. Vê-se que não é muita coisa.

Craque do time: Quel, brincadeira, é Lorena mesmo.
Gols marcados: 4(?)
Gols sofridos: 2
Saldo de gols: 2 (?)
Aproveitamento: 66,6%

É bom sempre lembrar: Dois dos gols do RUN nunca chegaram a ser bolas na rede, pois é a convenção da Copa para vitória por W.O. - vitória por 2x0. Os outros dois foram marcados por Quel. Apesar disso, Lorena tem um gol marcado, na vitória do BPF sobre as Chun Lis. Vamos ver se a "craque" do time vai conseguir furar mais uma vez o bloqueio chinês das meninas de cinza.

terça-feira, 2 de junho de 2009

Cinco avisos/lembretes importantes para a decisão

1- Alguns times ainda não pagaram todas as cotas de participação e precisamos quitar o débito sábado às 15h30 ( As partidas só terão início com o pagamento completo de todas as equipes). Isso vale para as equipes femininas também. Importante frisar também que os jogos devem começar com no máximo 2 minutos de atraso, rodadas passadas tivemos problemas com a questão do horário, o que precisa ser reforçado pois dessa vez podemos ter penâltis.

2- A Cerimônia de Encerramento está confirmada. Será na casa de Flávia ( RUN) na mesma rua do campo e do lado do Deca. Portanto, carona e cerveja não vai faltar. Disseram que lá tem um chuveirão ( não sabemos se é verdade) pra quem já quiser ir ( jogar) de biquini e seguir para a praia ao surgir do domingo. Como já estamos em Junho - a pra quem não quiser ir de biquini - a outra sugestão é traje junino como foi no ano passado. Mais uma vez Farofa está selecionando os melhores sucessos da época para a noite de forrobodó.

3 - Também foi confirmada a partida entre VTUZETES e  BPFs para disputa de terceiro lugar da CPP. Avisem a todas. Também vamos reforçar essa semana o convite pessoal aos nossos queridos professores e professoras. Convites formais já foram enviados para toda a imprensa e um especialmnete para o Magnífico Reitor.

4 - Quem puder é bom levar um isopor ou alguma caixa térmica caso o freezer fique abarrotado.

5 - Usem Camisinha


segunda-feira, 1 de junho de 2009

Conexão Paulo Francis



A noite de ontem (31/05/2009) foi especial para a Copa Paulo Francis. Poucos viram, ao vivo. Para os que não puderam assistir, disponibilizamos aqui o trecho do programa Manhattan Connection, da GNT, em que nosso torneio ganhou menção, após email da organização da Copa para a produção do programa. Para quem não sabe, o Manhattan Connection foi um dos espaços onde brilhou Francis, dividindo mesa com Lucas Mendes, Caio Blinder e, na época, Nelsinho Motta. O programa de variedades estreou em 93, sendo transmitido diretamente de Nova York, cidade que, como nenhuma outra, cativou Paulo Francis.

O Manhattan Connection é exibido para o mundo todo, nas noites de domingo. O programa será reprisado hoje (segunda-feira) às 22h30, no GNT.

O trecho referente à Copa Paulo Francis está aos 8 minutos, quando Lucas Mendes abre espaço para os emails.

Esperamos que gostem!

Estatísticas da CPF e Raio X dos finalistas

E ficou assim a classificação da CPF após as cinco rodadas da primeira fase:



Enquanto a final entre PDF e RUN não chega fique com informações curiosas sobre o que foi a VII Copa Paulo Francis até agora:

Foram jogadas 6h de futebol (acréscimos foram desconsiderados).
104 gols foram marcados em 15 jogos. Uma média de 6,94 tentos por partida.
Ou seja, o placar foi alterado a cada 3min27s.
Não houve nenhum empate nos embates dos últimos sábados.
Apenas uma equipe permaneceu invicta ao final da primeira fase.
O artilheiro da competição tem 14 gols marcados.
A defesa menos vazada sofreu 13. A mais vazada, 22.
O ataque mais poderoso marcou 29 vezes. O mais fraco, 9.
Apenas um time permaneceu na mesma colocação por todo o torneio.

Confira a dança das cadeiras durantes as cinco rodadas



VEJA O RAIO X
DOS FINALISTAS



PDF
Em 1º lugar isolado ficou o PDF, garantido na Grande Final com uma rodada de antecedência graças a sua arrasadora campanha. O time obteve 100% de aproveitamento e marcou 29 gols em cinco jogos, o que, para se ter uma ideia da superiodade, é a mesma quantidade de gols feitos por RUN (2º) e RYU (4º) juntos. Resultado: a agremiação verde tem o melhor ataque da competição, com média de 5,8 gols por jogo. A equipe também foi brilhante na defesa, a melhor, com apenas treze gols sofridos, número inferior ao de vezes que os torcedores do quinto período gritaram "gooooooool de Princesa Sarah". Até agora, foram 14 tentos! É imporante ressaltar que Ele não passou em branco em nenhum jogo na competição. Ou seja, o RUN que se cuide. O talento desse demiurgo do futebol jornalístico mundial, entretanto, não se sobressairia tanto se não fosse pela exemplar união existente entre todos os integrantes do time e que proporciona a Anderson a segurança necessária para jogar livre, sem grandes responsabilidades táticas. O saldo de gols (16) só não foi maior do que a força da sua linda torcida, que, sob chuva torrencial ou sol escaldante, compareceu e apoiou o time com comovente devoção.

Craque do time: Anderson "Princesa Sarah".
Gols marcados: 29
Gols sofridos: 13
Saldo de gols: 16
Aproveitamento: 100%

Em tempo: Comparando-se com a trajetória do MAA, campeão de 2008, a do PDF já é melhor. Se ganhar no próximo sábado, os verdes podem se tornar os únicos campeões da CPF que levaram o troféu para casa vencendo todos os jogos. Essa pode ser uma conquista histórica.

RUN

Também com lugar reservado na decisão do próximo sábado, está pela primeira vez um time de calouros, o RUN. Vencendo jogos por um gol de diferença - das 4 vitórias to time, só a contra o VTU (3 a 1) não foi assim - os novatos da Copa chegaram onde todos queriam estar. Quebrando todas as tradições da CPF, os laranjas conseguiram na última partida retomar o 2º lugar que haviam cedido ao BAU na 4ª rodada vencendo um jogo tão nervoso quanto emocionante. Mesmo com a torcida de todos os outros cinco times contra, os jogadores do RUN conseguiram desenvolver um jogo ofensivo e envolvente, com foco no seu trio de atacantes, o gordinho Resk, Terni Farofinha e o silencioso craque Eduardo Donida. Destaque também para a torcida formada por calouras e reservas, que se esguelavam para animar o time em momentos de dificuldade. Resta agora aos representantes do 1º período destruir o maior dos tabus na competição, agora já num patamar mais elevado: calouro não ganha nunca. Se o fizer, conseguirá não só o título como também a revanche contra o único time que conseguiu batê-los, o PDF.

Craque do time: Eduardo Donida
Gols marcados: 20
Gols sofridos: 16
Saldo de gols: 4
Aproveitamento: 80%

Pode-se ver pela foto acima que o gordinho Resk parece temer o tão esperado jogo no próximo sábado. Quem viver verá!

Estrelas cadentes


Estrelas nascem para brilhar. Não importa o que aconteça, suas luzes não se apagam. Ou brilham, ou morrem. Simples e dicotômico mesmo. Diferentes são os astros. Esses precisam de algo que os faça brilhar, a(s)cender. Enquanto estão iluminados, fazem a diferença, são únicos, diferente daquele bando amarelo homogêneo. Mas um breve momento de reflexão, olhando para o apagado céu de ontem à noite me fez perceber a beleza de um tipo variado dessas estrelas insossas: estrelas cadentes. Não, não as vi, só lembrei de suas existências. Aqueles enormes jatos de luz amarelos anunciadores de bons ventos. Que nascem para brilhar, e quando passam, fazem a diferença. Estrelas cadentes são estrelas e astros, ao mesmo tempo. Ontem não vi estrelas no céu. Nem no sábado. Noites nubladas pelas bandas de cá. Sem estrelas, não vi astros. E desejei ter visto uma estrela cadente. A vi no pensamento, e a nomeei Raquel Lasalvia. A estrela cadente do BAU, que passou, brilhou, foi única e nos concedeu o desejo de ver bom futebol aliado a simpatia e serenidade. Você é a prova viva de que valeu a pena lutar pela Copa Patrícia Poeta.

p.s.: Nunca é demais lembrar: Quel é sobrinha-neta de Bita, maior artilheiro do Clube Náutico Capibaribe, um dos maiores atacantes que o país já teve, e, conseqüentemente, neta de Nado, parceiro de ataque e irmão de Bita. Além de ex-jogador da seleção brasileira.

Abraços,
Diogo.

CHUTEIRAS (E BONÉ) DA HUMILDADE


Saudações, boleiros e boleiras.

O incidente durante a partida do BAU no qual me envolvi foi, de fato, lamentável. Não que se a situação ocorresse novamente, no mesmo contexto, eu não repetisse a bobagem que fiz. Mas o que vem ao caso é que o fato não irá se repetir. Não é muito freqüente minha caríssima e nobre genitora ter um princípio de AVC e ser (de uma forma muito infeliz) ofendida poucas horas depois. Minha intenção maior é mostrar que nem eu nem a Copa Paulo Francis somos assim. Venho aqui no blog com toda a humildade do mundo pedir desculpas à comunidade da Copa PF e PP, em especial à minha equipe e à Diretoria do evento pelo incidente ocorrido durante e após o jogo de meu time, o guerreiro e destemido BAU. Não me cabe mais julgar o que me foi dito ou levantar novamente a lembrança passo-a-passo do que aconteceu. A bola deve correr pra frente. Estou arrependido de ter levado o desentendimento até o ponto no qual este chegou. Não sou tão simpático e tranqüilo quanto alguns camaradas que admiro muito, como Fifah, Juma, Farofa, Diogo, Caio, Marcílio, Baiano, Anderson “Princesa Sarah”, Perón, Luís Henrique, Macalé, Rafa Sotero, Rafael (R9), Daniel Ferrugem, nosso eterno ídolo, W. Sarmento e tantos outros com quem partilho um bom convívio. No entanto, quem me conhece bem, sabe que não sou de causar estardalhaços por bobagens. Em seis anos de futsal no Sport Club do Recife, tres deles como capitão, nunca agredi ninguém nem precisei usar artifícios covardes por qualquer intemperança. Jogar duro? Jogo. Meto mão, peito e até mesmo o rosto em saídas do gol, mas desleal, nunca fui. Inclusive o belo chute de Donida foi tão violento que, se não estivesse bem posicionado, a bola não bateria no meu rosto e sairia pela linha de fundo. Não havia tempo de levantar os braços, troquei um gol contra minha equipe por uma dor incessante, seguida de dormência em todo o lado esquerdo do corpo, além de sangramento nasal. Minha expulsão, ao final da partida, pode ter parecido um pouco mais do que realmente foi, mas, se for observada a posição do jogador adversário (Resk, de costas para mim), a marcação sobre ele (ninguém), o lado para o qual ele “matou” a bola (meu esquerdo), meu pé dominante (canhoto) e a velocidade da qual saí da barra até onde o mesmo se encontrava, dificilmente acertaria a bola. Precisava matar a jogada, uma vez que o jogo estava no fim e dependíamos de apenas um gol para a almejada final. Conversei com o mesmo após a partida, pedi as devidas desculpas, prontamente aceitas. Minha chuteira não possui travas, não o acertei em cheio, como poderia ter feito se quisesse machucá-lo, muito menos cometeria uma falta para ser expulso (mesmo considerando que poderia, no mínimo, levar o segundo amarelo), uma vez que o BAU se encontrava no ataque em busca do empate e precisava de todo o escrete, de mim, inclusive. Quem observa meus carrinhos com atenção, percebe que levanto os pés apenas em duas ocasiões. Ou quando o jogador chegou antes e precisei matar a jogada (geralmente sou o último homem), “alavancando” o mesmo, ou, ainda, quando “grampeio” a pelota, cravando os pés na bola, e simplesmente na bola. Em três anos de CPF, nunca machuquei ninguém. Até fui expulso na minha primeira edição, mas por uma discussão boba com o árbitro da partida, que, de fato, tinha razão. Assim sou na vida, para quem não me conhece. Reitero meu pedido de desculpas, ao mesmo tempo em que parabenizo os calouros pela passagem ás finais; às BAUzetes, especialmente minha noiva, que nos incentivaram de verdade nesse momento decisivo, aos organizadores da Copa e, aos bravos guerreiros Túlio “Sem-braço”, Fábio Mendes “Rivaldo”, Diogo “Boneco de Olinda”, Diogo “Chernobyl” Madruga, João Guilherme “Ronaldo” e Vítor “Frank” Roma. Todo e qualquer elogio que recebi ao longo da Paulo Francis não existiria sem seus apoios. A todos que entraram em contato preocupados com os estados de saúde meu e de minha mãe, informo que ela está bem, apenas em observação e tem previsão de alta para esta próxima quinta-feira. Eu ainda sinto alguma tontura e dor-de-cabeça devida á pancada da tempora na trave, mas os sangramentos pelas narinas cessaram. Já fiz os exames e recebo os resultados nesta terça-feira, ansioso por boas notícias e conseqüente liberação para a conquista do bronze. Termino por aqui antes de ficar como “coitadinho”.

No mais, boa sorte aos finalistas da CPF e CPP.

Abraços, Nilton Villanova “AJ”, Camisa 23.