sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

TROÇA CARNAVALESCA JORNALÍSTICA FUTEBOLÍSTICA CERVEJEIRA UNIDOS DA COPA PAULO FRANCIS ANO II


O ano começa e todo mundo só consegue pensar uma coisa: "mais uma Copa Paulo Francis chegando aí!". Sim, sim, e não será mais um ano como outro qualquer. Que fim do mundo que nada! E se ele realmente acontecer vai ser por causa da 10ª edição da Copa mais amada pelos jornalistas de todo o mundo, como bem disse nosso editor-xerife André Wally. Ainda estamos distantes alguns meses das batalhas futebolísticas da CPF, mas viemos anunciar que a TROÇA CARNAVALESCA JORNALÍSTICA FUTEBOLÍSTICA CERVEJEIRA UNIDOS DA COPA PAULO FRANCIS está chegando aí na sua segunda edição para abrir as comemorações desse ano tão importante. E já podemos adiantar algumas informações, haverá uma prévia da Troça CPF na segunda quinzena de janeiro pelas ruas do Poço da Panela, com direito a muitas garrafas de "Cana Fuerte", a bebida com poderes mágicos. Quem viveu pra contar a estória da Troça CPF ano I sabe do que estamos falando. Convidamos todos a fazer uma festa inesquecível. Na semana que vem lançaremos mais informações sobre a prévia e sobre o a Troça, preço dos kits, descontos, promoções, locais de saída, etc. Enfim, um começo de ano muito bom pra todos que fazem da Copa Paulo Francis tudo que ela é! Até semana que vem!


Rafael Magal,
Bi-Muso, Goleiro e Campeão pelo RUN e Presidente da Copa Paulo Francis 2012.

domingo, 1 de janeiro de 2012

10 edições

por André “Wally”*

2012 chegou e se o mundo for mesmo acabar só pode ser por um motivo: a alopração vai ser grande demais na 10ª edição da CPF!
- A o quê?
Isso mesmo, a 10ª edição da Copa Paulo Francis!
Parece que era ontem que eu tinha doze anos, sem saber que o jornal que chegava toda manhã na minha casa era escrito, em grande parte, com a tinta do sangue de dedicados estagiários de jornalismo. Para aqueles da Católica e de outras universidades, a escuridão era plena; o futuro, incerto. Porém, para os alunos da Federal – e como haveria eu de imaginar? –, um brando feixe de luz começava a tomar formato e preencher de esperança o coração dos futuros homens e mulheres da informação.
Afinal, quem poderia prever que, em 2003, nos confins do CAC, da mente sórdida dos seres do corredor de comunicação, formava-se o embrião daquele que viria a ser o maior campeonato de futebol jornalístico do Sistema Solar?
Nove anos se passaram, com jogadores que fizeram sua marca; lendários atacantes, experientes meios-de-campo, seguros zagueiros e goleiros que são verdadeiras barreiras humanas. Musas de enfeitiçar a cabeça dos maiores garanhões. Célebres beberrões, cujos copos têm a intrigante característica de nunca se secarem. Honrosos professores que apoiaram a causa paulofranciana. Torcidas tão vibrantes que, ao assistirem a uma jogada perigosa, provocam terremotos de grito (talvez assim acabe o mundo). Campos que se tornaram sagrados após serem pisados pelos pés – calçados ou não – de alguns dos maiores talentos que o futebol de várzea já viu. Sem contar com os eloquentes comentaristas, os diligentes repórteres e um ou outro engraçadinho disposto a comentar fanfarronices no blog.
Dez edições não é pouca coisa. E ao mesmo tempo que, este ano, devemos celebrar a História que foi construída dentro das quatro linhas dos campos – e nas centenas de linhas do blog –, precisamos também abrir as janelas para os que estão por vir; criarmos História com eles também. Sobrevivemos ao ano de 2011, o primeiro que não contou com nenhum time-fundador da Copa. A 10ª edição está aí para isso. Para entendermos a dádiva que nos foi concebida, a passar o legado adiante, e a aloprar deveras! Porque a CPF não é complexa: é futebol, cerveja e jornalismo. Não é essa a receita do brasileiro para a felicidade? Principalmente a parte do jornalismo?

*Wally é Editor-chefe deste blog, tirânico ditador efetivado no cargo depois de uma tomada de poder em fevereiro de 2011. O seu predecessor, Luiz Felipe Campos, foi condenado à guilhotina, mas, num ato de misericórdia, Wally o deixou viver para que pudesse vagar com o rosto coberto de humilhação quando presenciasse a vitória destruidora do RUN em cima do PDF na última final que irão disputar juntos. Porque os dois vão de novo para final. Está quase garantido.