segunda-feira, 16 de junho de 2014

Vitória BJU + ressaca CPF

      O post demorou, mas chegou, assim como a surpreendente vitória do BJU na CPF 2014. É, surpreendente. Não acreditaram em nós. Fomos chamados de coxinhas, Malhação, Chiquititas, One Direction. Tiraram sarro da morsa do nosso escudo, da nossa sigla (bela homenagem à grande pensadora Valesca Popozuda). Foram incontáveis rótulos, mas só trouxemos conosco uma definição: primeiro time de calouros campeão da maior Copa de todas as copas.


Não foi um campeonato fácil. Os meninos suaram muito para alcançar o primeiro lugar. Aliás, não só suaram, como também chegaram a quase perder membros, como o caso do pé do jogador Ziani, em recuperação até hoje. Apesar dos pesares, isso é o de menos diante da vitória, da marca do BJU na história da CPF, que apresentou vários destaques durante os jogos. Asamoah e Mário figuraram no topo da artilharia por um bom tempo e Douglas, desacreditado no início, demonstrou ser, de fato, nosso grande goleiro dançarino de ballet russo.

As meninas, com todo o seu charme e competência, apresentaram à CPP o time mais bem preparado para uma competição tão difícil e disputada. Muito bem treinadas, a cada jogo mostraram táticas novas e surpreendentes, como os incríveis gols contra marcados com o intuito de distrair as jogadoras adversárias. Foram dois grandes destaques no BJU feminino: Sarah, a goleira paredão, que compôs a seleção da rodada, como também foi jogadora revelação da CPP; e Emi, a jogadora de handebol que aprendeu que no futebol não é permitido pegar a bola com as mãos. Apesar da performance incrível, ainda não entendemos o motivo de nosso time feminino ter figurado o último lugar na classificação.

Ah, e a tão questionada presença dos calourinhos nas festas... Pois é, tivemos problemas, não foi falta de vontade, embora ninguém acredite. Fizemos de tudo para irmos em peso à festa final e conseguimos. Vídeos foram gravados e há boatos de que em um deles gente do MBP andou dizendo que atingimos um nível de respeito após o resultado final da festa. A gente aparece pouco, mas quando decidimos dar as caras... É, quem sabe, sabe.

    





E como todo mundo sabe, coxinha é uma delícia, né? Tem problema não chamar de coxinha. Inclusive somos tão coxinhas que decidimos dar uma festa de ressaca da CPF. Pois é, pois é.



Seguem os detalhes:

Onde?
Edifício Residenciais da Estrela, número 105, Rua Estrela, Parnamirim.
Quando e em que horário?
Dia 27/06/14 (sexta), às 18h.

ATENÇÃO: 
Procure responsáveis do BJU para colocar seu nome na lista, levando R$5 (para cobrir gastos). Só entrará na festa com o nome na lista!


sexta-feira, 13 de junho de 2014

Fotos da rodada final da CPF/CPP 2014


Foto da festa final, da premiação, da galera se pegando que é bom, nada. Zero. Nenhuminha. Mas as imagens da rodada final da Copa Paulo Francis e da Copa Patrícia Poeta compensaram toda a ausência: tem mais de quinhentas! Venham se deleitar com as imagens da vitória do BJU, primeira turma caloura campeã da Copa Paulo Francis; do bicampeonato das meninas do PCF, numa revanche tardia da final de 2013; do bronze dos meninos da mesma turma, que agora não querem mais sair do pódio; e da última participação do RUN, time mais premiado da história da competição. Cliquem AQUI para ver as fotos da última rodada da CPF/CPP 2014.

Seleção da Copa: Votações Abertas!

Após o susto tomado pelo gol contra de Marcelo na abertura da Copa do Mundo FIFA 2014, Felipão ficou bastante preocupado com o desempenho do time brasileiro nas próximas partidas. Depois do jogo, ele ligou tenso para Blatter, perguntando se haveria alguma maneira de adquirir reforços de última hora para a seleção, como forma de impedir um fiasco na busca pelo hexa. Irredutível, o presidente da FIFA negou os pedidos, mas após muitas negociações e choro por parte do técnico brasileiro, o dirigente da entidade máxima do futebol resolveu atender aos pedidos de Felipão. Com uma única condição: os reforços teriam quer ser exclusivamente atletas das Copas Paulo Francis e Patrícia Poeta. A ideia, segundo Blatter, seria trazer um foco maior para o torneio da FIFA, que foi xingado por jornalistas do mundo todo após a abertura vergonhosa da última quinta-feira. Estuda-se também a possibilidade de chamar a banda Who The Fuck Is Paulo Francis para uma nova abertura, a ser realizada na Arena Setubal of Confrontation.

Atrás de reforços para a seleção, Felipão veio pedir ajuda à diretoria da CPF
Porém, devido a protestos de membros de outras seleções, que alegaram que não teriam a menor chance de ganhar do Brasil se fossem enfrentar craques como Marcela Cintra e PPP, foi limitado um número de dez reforços (cinco meninos e cinco meninas) para ajudar Felipão. Logo de cara, os goleiros e craques premiados na esta final já estão garantidos, mas as outras três vagas estão disponíveis. Como a diretoria da Copa Paulo Francis é (e sempre foi) uma entidade extremamente democrática, plural e horizontal, decidimos por unanimidade que são vocês que escolherão quem vai entrar na seleção da CPF e da CPP 2014. Como vocês podem ver, as enquetes já estão disponíveis do lado direito do blog, e as votações estarão abertas até a meia-noite do dia 20/06. No final, os três mais votados, tanto na CPP quanto na CPF, se juntarão a Beeb, Douglas, Marcela Cintra e PPP na lista de reforços que irão compor a Seleção da Copa Paulo Francis e da Copa Patrícia Poeta 2014.

Ah, e lembrando que o pré-requisito para concorrer é ter entrado ao menos uma vez em alguma das seleções da rodada deste ano.

E aí, vai perder a chance de escolher? 

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Da CPP 2014, duas certezas: Ouro é ouro e PCF é o campeão (de novo).

Selfie da vitória, com o futuro coordenador Thikos.
Em 2012, ninguém sabia, mas uma regra estava prestes a ser quebrada. Pela primeira vez na Copa Patrícia Poeta, um time de calouras seria o campeão da competição. Modéstia a parte, o time não encontrou grandes dificuldades no caminho e foi campeão invicto, sem levar um gol sequer. No final da Copa, duas certezas: a campanha das meninas marrons foi merecedora de quantos e quaisquer “VRAUs” quisesse e misturador de drinks é mais importante que troféu.

Em 2013, a façanha estava prestes a se repetir, não fosse um obstáculo inesperado: o encontro de um desentendimento interno que vinha incomodando as jogadoras do próprio time e, por isso, prejudicando o desempenho das meninas em campo, com a garra e as jogadoras do FDM. O PCF feminino perdeu pela primeira vez um jogo. Em dois anos de participação na Copa. Aquela permanece sendo, até hoje, a única derrota do time – que também só empatou uma vez na sua história. Naquele ano, poderia ter perdido qualquer outra partida, mas perdeu a errada. Paciência. No final da conta, mais duas certezas: prata é prata e pés no chão nos faltaram.

Esse ano, porém, a historinha foi outra. Desde o começo, confesso, cantei a bola de que seríamos campeãs. Assim, sem humildade mesmo! Tínhamos tudo pra ser, como nos dois anos anteriores. O time começou sem sua principal estrela: Lolla, que fez participações especiais (e significativas em duas partidas, sendo a final uma delas), mas ganhou outros reforços: Cassandra, por exemplo, ainda não havia jogado, mas entrou em campo e mostrou grande força de vontade em defender o time. Suenia e Bia fecharam a dupla de defesa mais intransponível que o PCF feminino já tinha visto (as canelas de Gabriella Autran foram provas irrefutáveis e roxas disso). Carol Brito continuou com a garra de sempre, atacando, defendendo e marcando gols. E, fechando a nossa barra, um revezamento de sucesso: Dudão e Dudinha – que também fez bicos na linha. 

É, tivemos alguns joguinhos “dificeizinhos”, mas nem tanto. Em campo, algumas brincadeiras na hora certa e outras na hora errada (desculpa, amigas). Mas pra que levar as coisas tão a sério? Pra mim, as Copas (Paulo Francis e Patrícia Poeta) sempre foram mais diversão do que competição – óbvio que diversão com troféu de primeiro lugar é ainda melhor - e mais brodagem do que sacanagem.

Mas, tem também a coisa do “clima”. Esse ano, por exemplo, percebi que, pelo menos eu, não tava no clima de segundo lugar. Tava no de primeiro mesmo. Na verdade, todas nós estávamos. Taí o resultado. E, pra finalizar, repito duas coisas que já disse antes. São as duas certezas da Copa Patrícia Poeta 2014: a primeira é que ouro é ouro. E a segunda é que o troféu voltou, finalmente, ao time do qual nunca deveria ter saído e, ouso dizer, nunca mais sairá (seja em forma de misturador de drinks ou como no belíssimo e dourado objeto que agora agrega valor à minha estante).

Beijinho no ombro,

Marcela. (artilheira, craque e campeã)

domingo, 8 de junho de 2014

Premiação CPF e CPP 2014

Apesar de não perdoarmos quem perdeu a festa, somos bonzinhos e disponibilizamos a lista dos premiados

Ouro CPF: BJU
Prata CPF: FDM
Bronze CPF: PCF

Ouro CPP: PCF
Prata CPP: FDM
Bronze CPP: RUN

Craque CPF: PPP (FDM)
Craque CPP: Marcela Cintra (PCF)

Artilheiro: Victor Germano (FDM)
Artilheira: Marcela Cintra (PCF)

Revelação CPF: Michael Asamoah (BJU)
Revelação CPP: Sarah (BJU)

Goleiro CPF: Douglas (BJU)
Goleira CPP: Beeb (DPC)

Melhor fanpage: MBP
Artilharia pesada: Sibito (MBP)
Esponja Etílica: Wagner Boca Multiuso (MBP)
Chiliquenta: MBP

Muso: Sibito (MBP) e Menino Mateus (PCF)
Musa: Flávia (RUN)

Cara CPF: Maurício (PCF)
Nega Véia: Lorena (RUN)

sábado, 7 de junho de 2014

Sobre Jornalismo Gonzo e a Boca Multiuso da CPF



Será que Lara finalmente irá descobrir o que é jornalismo Gonzo? Como ficará a relação de amor entre Wagner e Sibito? Wagner abrirá as cervejas da festa final? Será que terão vídeos de outras salas que não o MBP?

Todas as respostas você encontra amanhã, na festa final da Copa Paulo Francis 2014. E, dessa vez, os calouros prometem não ficar apenas na janela do prédio ao lado.

Palpites e Expectativas - Copa Paulo Francis - FINAIS

FINAL FDM x BJU
Já estava escrito
Pela primeira vez desde 2009, uma equipe chega a final em seu primeiro ano de competição. Naquele ano, os então calouros do RUN foram os primeiros a alcançar esse feito. Quando a jovem Mariah (sempre ela) postou o escudo preto com a foto de uma morsa no grupo de Jornalismo da UFPE, ninguém imaginava que aquela turma estaria destinada a repetir o feito dos laranjas. Mas eles chegaram lá. O time feminino pode ter atuações bastante questionáveis e pode ter sido extremamente difícil encontrar calouros em qualquer festa este ano, mas o BJU fez uma campanha incontestável e chega a final com boas chances de ganhar o caneco. Do outro lado, uma equipe que tem bastante semelhança com a turma de 2014. A ausência nas festas (pelo menos no primeiro ano), a timidez e, pasme, dois jovens com o improvável nome de Márlon Diego são pontos em comum entre os homens de preto e os de rosa. Mesmo tendo sido favorita ao título durante toda a competição, a equipe de PPP promete vir com parcimônia e tranquilidade para conquistar o bicampeonato. A ausência de João Vítor não irá abalar o time, que pretende se espelhar na campanha exemplar de 2012. O irônico é que coube justamente pra o FDM, sim, aquele mesmo de 2011, fazer valer uma das tradições mais sagradas da Copa Paulo Francis, de que calouro não é campeão. Amadurecido, tendo aprendido com os erros do passado e finalmente entendido o espírito da CPF ou não, mas ninguém se importa os rosados vem a campo para mais uma decisão. O BJU alimenta a vontade de quebrar um tabu inédito e entrar para a história da Copa Paulo Francis em definitivo. 

Palpite: Chiliques a parte, um jogaço.

DISPUTA DE TERCEIRO LUGAR PCF x MBP
Só os MUITO FORTES entenderão
Eles bem que tentaram. Mesmo com a classificação tendo sido justa, é possível sim dizer que MBP e PCF foram, durante toda a competição, fortes candidatos a chegar à final. Mas o futebol tem dessas e cá estão eles brigando por um terceiro lugar. O retrospecto entre as duas equipes é o mais polêmico possível. Nas duas únicas vezes em que se enfrentaram, a Arena Setubal of Confrontation pegou fogo. Afinal, quem jamais esquecerá o polêmico lance que rendeu a Caio o Prêmio Giba de Futebol na edição de 2013 da CPF? E considerando que os meninos estão bastante mordidos por estarem fora da final, é possível dizer que será uma partida épica, que chamará tanta atenção quanto à grande final. Do lado do PCF, Volleistein promete continuar a articular jogadas com o presidente Mmmmaurício e Ferro CPOR, para quebrar a defesa bidu. Os bostas contam também com a beleza e a sensualidade do Menino Mateus, a solidez de Cássio e a segurança Mike The Wall, que retorna aos campos após passar uma semana abraçado a uma foto de Alex Turner. No banco de reservas, o mito DGO e ESSA FERA, BICHO Felipe Cabral. Já o MBP, quer encerrar a temporada de 2014 sem polêmicas, jogando limpo CREIA e conquistando o terceiro lugar de forma honrosa. A remota possibilidade de Heitor MassCommunicationResearch alcançar a artilharia da competição não irá tirar o foco do garoto, que é jogar pela sua equipe. Com o auxílio de Wagner, do Mago, de Igor e do paredão Sibito, eles vem com tudo para vencer, mesmo sendo obrigados a jogar com o mesmo número de jogadores do time adversário. E se a coisa pesar para o lado dos azuis, sempre existe a possibilidade de Vinícius entrar com 420% de força para eliminar de vez o adversário.

Palpite: SANGUE!

sexta-feira, 6 de junho de 2014

DENÚNCIA: Blog da CPF descobre esquema de corrupção entre FDM e MBP

A partida válida pela quarta rodada da Copa Paulo Francis foi cercada de controvérsias. Não que o MBP não tivesse chance de vencer o FDM, mas os rosados eram favoritos dado ao seu histórico na competição. Se esperava um jogo disputado, equilibrado, definido pelos detalhes. O que se viu foi um apagão rosado e uma vitória do MBP que os deixava numa posição bastante confortável, precisando de uma vitória apenas para chegar à final. Em termos mais práticos, a derrota não foi tão sentida pelos Filhos de Maria, que confirmaram seu favoritismo e garantiram a vaga na final. Mas, após o final do jogo, começaram os boatos de que a estranha atuação do FDM tinha uma motivação a mais.

A verdade é que a íntima relação entre rosados e bidus existe há mais tempo do que se imagina. Nossa equipe achou um vídeo onde membros de ambas as equipes aparecem em clima de celebração e união. Nos perfis de Twitter de membros das equipes é possível encontrar várias declarações de amor como "Minha gente MBP+FDM melhor combinação sim por mim eu casava", dentre outras. A relação que poderia aparentar ser apenas de amizade ganhou contornos estranhos após um comentário suspeito no post da classificação da quarta rodada da CPF:

Paulo Rosado - Empresário do FDM26 de maio de 2014 11:06
Solicito aos dirigentes do MBP que façam o depósito na conta conforme combinado. Caso contrário, o assunto chegará ao STJD. Grato.

A equipe do blog apurou que, durante o Intercom de João Pessoa, evento do qual participaram ambas as equipes, houve um acordo secreto para que MBP e FDM chegassem à final. O esquema envolveria várias artimanhas e compras de arbitragem entre os dois times. Fazia parte do acordo que o FDM deixasse o MBP ganhar a partida da quarta rodada e que os dois times se articulariam para fazer com que o DPC e o BJU perdessem, fazendo com que a final fosse entre FDM e MBP. Além disso, o MBP queria garantir a presença do FDM no CPCW de Volei, como forma de alavancar ainda mais o espírito de brodagem da competição.

Foto flagra membros do FDM confraternizando com a turma do MBP
na festa final do Gran Prix Caio Wallerstein de Vôlei.

Infelizmente, para os mandantes do esquema, os calouros não aceitaram ser comprados. Ignorando o título de coxinha que ganharam este ano, eles venceram a partida e deixaram o MBP fora da final. Indignados com a derrota, os bidus não pagaram o valor da "mala azul" combinada na Paraíba. Quando o FDM ameaçou jogar a merda no ventilador, os ex-calouros se desesperaram e propuseram um último acordo: dada a lesão do menino João Vitor e se utilizando da nova regra que permite o uso de goleiros de outros times caso não haja jogadores suficientes, o MBP ofereceu Rafael Sibito para defender a meta rosada na final. Fontes anônimas enviaram para o Whatsapp da CPF uma foto tirada hoje no CAC, que mostra Sibito segurando uma camisa do FDM.

O empréstimo de Sibito ao FDM foi oficializado na última sexta-feira
no Centro de Artes e Comunicação da UFPE.
Procurados pelo blog para mais esclarecimentos, tanto MBP quanto FDM negaram veementemente as acusações. Através de nota, a diretoria da competição afirma que se sente indignada com os fatos apurados e que se as informações se confirmarem, ambas as equipes ficarão sem direito ao famigerado clone de tequila da festa final. Já o BJU, ameaça não entrar em campo se Sibito resolver jogar.

Palpites e Expectativas - Copa Patrícia Poeta - FINAIS

FINAL FDM x PCF



Desde que nasceu, a novinha bombom sempre teve tudo. No festão do primeiro aniversário, derrubou um cacho de uvas que estava armado para uma grande festa do DPC em homenagem a Baco. Mas o castigo dos céus, impiedoso, fez com que as craques marrons tropeçassem num ramo de rosas no segundo ano. E a queda foi tão feia que a caixinha de chocolates perdeu a segurança, a concentração e o chocolate Lollo. O tempo passou mais um pouquinho e, quis o destino, as novinhas se encontram mais uma vez com chances de quebrar o galho e acabar com as rosas. Mas as flores do mal já estão com a cabeça na taça. Querem entrar rasgando e consolidar uma dupla vitória com seus chegados, escrevendo a história nas competições. O fato é que ambos os times têm chances reais e agressivas de conquistar o bicampeonato, cada uma em sua terceira tentativa. Um jogo que tem tudo para encher os olhos da torcida. As duas equipes contam com craques imparáveis e goleiras renomadas. A capitã pink, Thaís, andou sonhando que era mãe. Não sabemos se andou pulando os dias na cartela ou se é um sinal de que ganhará mais um troféu para o álbum de família. Do outro lado, Marcela Cintra vive sua melhor fase, afastando de vez qualquer suspeita que tinham contra sua equipe. Sempre muito (des)hidratada em campo, em claro. Nessa gostosa disputa entre chocolate e morango todos nós torcemos para um jogão daqueles, cheio de reviravoltas e ataques cardíacos para os dois lados.

Palpite: Decisão nos pênaltis e muita gritaria.

DISPUTA DE TERCEIRO LUGAR RUN x DPC

Essa semana fui ao restaurante, pedi suco de laranja, a garçonete me deu de uva. Falei que estava errado e ela me olhou atravessado. Bebi. Na minha rua tem uma pirralha que adora a série Orange is The New Black. Deixou de assistir há umas seis semanas... só volta domingo. Já o pastor da minha igreja disse que nesse mês não tem dízimo. Nem nada, nadinha, que remeta ao número 10. Estava me perguntando o porquê de tantas coisinhas esquisitas acontecendo ao meu redor, até perceber que a cidade está se dividindo entre roxo e laranja. E é muito sério. São duas despedidas acontecendo de uma vez só na Copa Patrícia Poeta e não sabemos se a Arena Setúbal foi projetada para aguentar tantas lágrimas. De um lado, a ex-presidenta Lorena do RUN começa a preparar as caixas para empacotar alguns troféus e medalhas e dizer adeus. Do outro lado, Beeb reúne estratégias para juntar sua tão dispersa equipe e postergar o seu adeus para 2015. Na dúvida, ambas capitãs entram em campo encarando o jogo como se fossem os últimos de sua vida. O time roxo não teve muita chance de mostrar potencial durante a competição. Acumulou duas vitórias por WO, uma vitória, uma derrota e um empate. Tão equilibrado que não conseguiu, por pouco, pender para o lado da final. Já o RUN, que começou numa excelente fase, tropeçou na falta na caderneta justamente na partida contra as roxinhas (ninguém poderia assinar a ata por elas) e a derrota custou a chance de final. Ambas assistem às respectivas arqui-inimigas disputarem o ouro sem dar muita bola para o resultado deste ano. E nenhum dos dois times vai querer abrir mão de mais um bronze. Por aqui, vou me satisfazendo com um suquinho de limão e me abstendo de palpites, que dá menos rivalidade. 

Palpite: Chororô e hastags #byebyecpp

O saudoso Mané

A Copa Paulo Francis 2014 se encerra no próximo sábado. E não seria certo que ela chegassem ao fim sem que a gente pudesse lembrar de Mané Queiroz, o homenageado desta edição, que nos deixou no começo do ano. 

Mané Queiroz partiu em janeiro deste ano e deixou muitas saudades.
Wagner Sarmento, uma das lendas da história da CPF, escreveu um texto sobre Mané, que segue abaixo.

Mané era o primeiro a chegar e o último a sair do refeitório. O almoço, esta necessidade fisiológica de todo homem, pra ele era mero detalhe. O que Mané Queiroz gostava mesmo era de resenhar. A mesa era extensão do rádio, que era extensão da casa, que tinha uma vizinhança imensa.

Era ali, entre colegas do Escrete de Ouro, da redação, do marketing, da gráfica ou da limpeza, que o velhinho se debruçava, com seu inseparável colete, a relembrar histórias do passado, contar causos, analisar a última rodada do Campeonato Pernambucano e arriar com a cara dos outros. Era ali que o riso ecoava cotidiano, tão indispensável quanto o feijão e arroz de cada dia.

O Mestre dos Magos, como era chamado por alguns, falava tão alto que o refeitório inteiro comungava de suas conversas. O silêncio por lá, ainda hoje, incomoda.

Mané é a voz familiar, íntima, inconfundível, que a gente cresceu ouvindo nas tardes e noites de futebol. Quando ele entrava no meio da transmissão, é porque “tinha gol” em algum lugar do mundo. O jargão “tem gol” era anunciado e repetido como mantra, a cada balançar das redes, seja numa rodada trivial do Campeonato Maranhense, seja num Superclássico decisivo entre Real Madrid e Barcelona.

Nas ondas do rádio ou nas mesas do refeitório, Mané se sentia em casa. Talvez por isso sua partida tenha doído tanto no colega de trabalho com quem dividia suas gargalhadas quanto no aposentado para quem o radialista era aquela voz sem rosto, ansiada a cada transmissão e que nunca mais vai ser ouvida.

Maciel Jr. e Aroldo Costa, que também trabalharam com Mané na Rádio Jornal, comentaram em vídeo a homenagem da Copa Paulo Francis ao radialista.



A verdade é que Mané inspirou uma geração de jornalistas, radialistas e amantes do esporte. A homenagem da CPF é mais que justa e é nossa maneira de fazer com que ele seja lembrado ainda mais.


quinta-feira, 5 de junho de 2014

Seleção da 5ª rodada - Copa Paulo Francis

Dos 5 atletas presentes na seleção, 4 irão disputar a final. Prova de que o confronto de sábado promete um dos jogos mais emocionantes de toda a história da CPF. Quem aparece também é um jovem ex-jogador de Vôlei, que após ser homenageado pelo MBP, chega à rodada final ainda sonhando com uma artilharia distante. Sem mais lenga-lenga, confira a última seleção da rodada da Copa Paulo Francis 2014!

Felipão ficou chateado por não poder contar com atletas da CPF para a Copa do Mundo.

Douglas (BJU)

O novinho mal chegou e já teve o privilégio de ser talvez o único jogador da história da CPF a defender dois times numa mesma edição. Protegendo a meta do BJU e ajudando o RUN quando este precisou, as defesas de Douglas foram essenciais para a classificação dos calouros para a final. Jogando pelo RUN, não pode fazer muita coisa, mas ainda assim garantiu seu lugar na seleção da quinta rodada.

Caio (PCF)

Se o MBP parou varias vezes em Douglas, Caio veio para provar que o goleiro de preto não era infalível. Na partida contra o RUN, marcou três vezes e foi primordial para a goleada do PCF em cima da Laranja Mecânica. O jovem ainda sonha em conquistar a artilharia da competição e torce para fazer uma excelente partida na disputa de terceiro lugar, além de torcer para BJU x FDM terminar em 0x0.

Asamoah (BJU)

Implacável, o Asamoah marca novamente presença na seleção da rodada. O beninense aliás, esteve presente no escrete em todas as rodadas que jogou. Mostrando um futebol cheio de classe, pretende terminar sua primeira participação na CPF conquistando artilharia, título, craque e revelação. Se conseguir controlar os nervos e não for expulso na final, tem tudo para alcançar tal feito.

PPP (FDM)

Já perdemos a conta de quantas vezes o carioca esteve presente na seleção desde que estreou na CPF em 2012. Naquele ano, foi o carro chefe do título rosado e espera poder repetir esse feito na final de sábado. Para isso, conta com sua malemolência característica e promete ter calma porra para trazer para sua equipe o sonhado bicampeonato.

Germano (FDM)

Muso, artilheiro, craque. Juntamente com PPP marcou 4 gols na vitória do FDM. Determinado a ganhar o título, é uma das principais armas que os Filhos de Maria pretendem usar no embate com os calouros. A temporada que vem fazendo corrobora seu favoritismo tanto ao título quanto à artilharia. É outro que quer sair de 2014 cheio de premiações.

Seleção da 5ª rodada - Copa Patrícia Poeta

Rodada equilibrada. Quase todos os times tiveram uma ou duas jogadoras de destaque (exceto, obviamente, o BJU). A seleção desse fim de semana tem uma jogadora de cada time, pra provar que todas elas juntas poderiam montar a equipe dos sonhos de qualquer treinador. Imagina só: Rê tira a bola do time adversário no contra ataque, passa pra Marcela Cintra, que dribla todo mundo e dá a bola de bandeja pra dupla de ataque formada por Gabi Autran e Lorena. Só sendo Beeb pra defender um gol desses. A imagem abaixo explica isso direitinho, como vocês podem ver.




Sem mais, vamos à seleção da rodada.

Beeb (DPC)
Luvas em punho, caneleiras prontas, meião lá em cima. A goleira mais preparada da Copa Patrícia Poeta não poderia ficar de fora da última seleção da rodada desta edição. Não só por ela lutar com unhas, dentes, joelhos e braços pela integridade da rede do DPC, mas por ela fazer isso no time feminino, no time masculino e por dar uma mãozinha na linha quando necessário. Nesta rodada, em especial, Beeb foi mil e uma utilidades e ainda conseguiu não ser expulsa depois de uma falta polêmica.

Lorena (RUN)
E por falar em mil e uma utilidades, o que dizer da capitã laranja que foi buscar o time puxando pela orelha para encarar o PCF? Com sede de final, Lorena correu, atacou, voltou, defendeu e mais uma vez deixou o seu gol na rodada. Como se não bastasse, ainda foi convidada por outro time de veteranas para defender as redes e mostrou que também se destaca como goleira. Será que a ex-presidenta será acionada como camisa 1 no último jogo do RUN?

Gabi Autran (FDM)
Um nome que nunca sai de cena. Antes mesmo de a partida começar, Gabi Autran já era cogitada a ser voto para a seleção da rodada. Mas a partida começou, e Gabi não quis deixar dúvidas. Driblou uma, driblou duas, três, foi derrubada no chão, cobrou falta, pênalti, escanteio e lateral. Saldo: quatro gols em uma única partida e a passagem carimbada para a final. Chaveirinho de sorte das rosadas e motivo de alegria para a torcida da CPP.

Rê (MPB)
Seria esse Rê de Revelação? (Ok, a piada foi ruim, mas a jogadora não). Se no ano passado o MBP mal sabia chutar, nesse ano, baixou o espírito do futebol e começou a ganhar destaque. Grande parte disso graças a Rê, cuja evolução absurda em campo vem colocando as biduzinhas cada vez mais em um degrau mais alto. Fez o único gol do jogo contra o BJU e já acumula quatro na CPP. Tá bonito.

Cintra (PCF)
Tá ficando chato, tá ficando repetitivo, mas o negócio é que esse ano Marcela resolveu sair da sombra da zaga e dar uma corridinha até a área adversária. O problema é que com ela, uma visita ao campo inimigo vira gol, quase sempre. Uns vacilos aqui, outros ali (nunca mais na própria área), ela sempre dá o jeito de levar o PCF adiante com ou sem Carol, com ou sem Lolla.

Resenha - Copa Patrícia Poeta 2014 - 5ª Rodada

Na quinta rodada da Copa Patrícia Poeta 2014, a matemática foi deixada de lado e vencer foi o suficiente para que FDM e PCF garantissem a reedição da final do ano passado. RUN e DPC lutaram bravamente, mas terão que se contentar com a disputa pelo bronze. Já as calouras e ex-calouras jogaram para cumprir tabela num jogo que foi... Enfim. Confira a resenha completa da última rodada da CPP 2014!

BJU x MBP

Temendo por sua integridade física, o narrador ficava
preocupado a cada vez que Rebeca se aproximava
Um jogo pegado, marcado pela técnica. Duas equipes saindo para o intervalo aplaudidas. Sim jovens, esse é um retrato perfeito do que foi a disputa entre BJU e MBP... na CPF. Já na Patrícia Poeta as meninas fizeram um dos jogos mais bizarros já vistos na competição. Como maior número de reversão de laterais em linha reta do mundo, as calouras e ex-calouras justificaram o fato de chegarem à última rodada sem chance nem de alcançar a disputa de terceiro lugar. As ausências de Lara pelo lado do MBP e Sarah pelo lado do BJU contribuíram um pouco para diminuir o desempenho das duas equipes. Não que alguém acredite que se elas ou qualquer outra garota de preto ou de azul estivesse jogando a partida teria sido melhor. Mas a verdade é que foi um jogo bastante didático. Além das meninas terem aprendido a cobrar lateral (esperamos que sim), Mariah, que estava substituindo Sarah, finalmente entendeu que a goleira pode sim pegar a bola na área com a mão. Quando o gol do MBP saiu, das pernas de Renata 7,4, o juiz ficou tão emocionado que comemorou mais que as meninas. Placar final de 1x0 que marca a segunda vitória das biduzetes em sua carreira na CPP. Já as calouras, chegam a marca incrível de 0 gols marcados em toda a competição.

RUN x PCF

Marcela Cintra foi mais uma vez o destaque do PCF
E o sonho do tricampeonato foi por água abaixo. Não foi tão fácil assim como todo mundo achou que seria, mas o RUN perdeu do PCF por 2x1. O RUN chegou acanhado, cabisbaixo, com lembranças da última goleada que deu no MBP. Mas esqueceu que esse não era o MBP. Era o PCF, a primeira turma caloura campeã da Copa Patrícia Poeta. Tanto esqueceram que deixaram Marcela fazer o primeiro gol logo cedinho, mesmo com umas cinco jogadoras na marcação. E o primeiro tempo só deu PCF. Quando o RUN resolveu acordar, após o intervalo, era tarde demais; Lorena até tentou, conseguiu fazer um gol (cavado pela cobrança de lateral de Flávia, passe clássico do RUN do tipo vai-que-cola), mas o PCF já tinha garantido o segundo tento. O gol foi de Marcela também, não há surpresa, mas é importante mencionar a atividade das outras jogadoras do PCF. Suênia defendeu os chutes mais fortes de Lorena e Bia fez o dever de casa como zagueira. Final do jogo, PCF vai para a terceira final seguida em três anos e o RUN vai diputar a quinta medalha desde 2009. As duas equipes encabeçaram a tabela durante todo o campeonato, mas o confronto final entre as duas foi que decidiu quem é que manda no pedaço hoje em dia. Tudo culpa da artrite.

DPC x FDM


Mesmo com seus abraços, Beeb não conseguiu impedir
a excelente atuação de Gabi Autran
Com a vitória do PCF, aqueles que permaneceram até o final no último sábado, puderam acompanhar a partida que definiria o segundo finalista da CPP. Dos dois lados, equipes que tiveram um início fraco de temporada mas que conseguiram se reerguer a tempo. Ambas queriam ir para a final contra as marrons. O DPC para vingar a final de 2012. O FDM para repetir o feito da final do ano passado. O jogo, é claro, foi disputadíssimo. Mesmo com a pressão total das Flores do Mal, Sara abriu o placar para o DPC, dando a pitada de adrenalina que o jogo precisava para esquentar ainda mais. A pressão na arbitragem ficou particularmente forte depois da goleira Beeb não ter sido expulsa após tentar dar um abraço amigável em Gabi, quando essa se encontrava na cara do gol. Tentando controlar os ânimos e impedir que as mãos da galega Juliane encostassem na bola cada vez que ela vinha em sua direção, as roxinhas ainda tentaram, mas não conseguiram conter o FDM. Com quatro gols de Gabeutiful, que perdeu outras tantas chances incríveis de gol (algumas delas impedidas com a ajuda de Lorena, que mudou a cor da camisa pra defender o gol do DPC), as rosinhas venceram o jogo e garantiram a pontuação necessária para defender o título do ano passado na semana que vem. Até lá, Moreira terá uma semana de meditação e oração, para ver se consegue afastar de vez a zica e finalmente marcar na CPP deste ano. Ao DPC, resta se contentar com mais uma disputa de terceiro lugar. E contar com a esperança de que a galega de Rio Doce consiga manter suas mãos longe da bola.

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Thikos manda recado aos calouros

Durante toda a temporada de 2014 os calouros sofreram com acusações injustas ou não por parte de seus colegas veteranos. Em todas as festas, a ausência deles era sentida e o W.O. do time feminino na segunda rodada ainda contribuiu para deixá-los ainda mais marcados. Seria essa uma sina que a turma de 2014 teria que carregar pelo resto de sua história na Paulo Francis?

O professor homenageado deste ano discorda. Confira a mensagem que Thikos deixou para os novinhos, oferecendo a eles a chance de redenção.


E aí, vão perder essa chance? Titio espera ansiosamente a presença de todos vocês no sábado!

Resenha - Copa Paulo Francis 2014 - 5ª Rodada

A rodada final da Copa Paulo Francis 2014 rendeu um dos melhores jogos da história da competição. A tabela foi modificada pela última vez e o último encontro, valendo os lugares no pódio acontece na semana que vem. O FDM confirmou seu favoritismo se classificando em primeiro lugar e vai pegar o BJU, primeira turma de calouros a chegar na final depois do RUN. Já os laranjas se despedem da Copa Paulo Francis na lanterna enquanto o DPC fez a maior campanha de sua história. MBP e PCF se enfrentam pelo terceiro lugar e já começam a pensar na temporada do ano que vem. Confira a resenha completa!

BJU x MBP


No confronto épico entre calouros e ex-calouros
o BJU levou a melhor e vai a sua primeira final
Foi simplesmente o melhor jogo da Copa Paulo Francis 2014, e quiçá um dos melhores dentre todas as edições. Os afros-no-tecido e Bidus mostraram porquê os calouros estão cada vez mais atrevidos. O confronto foi tão contagiante que foram necessários dois narradores e as duas equipes saíram aplaudidas para o intervalo. Em uma partida cheia de alternativas e sem qualquer respeito pelos veteranos, o BJU bateu o time azul calmante por 3 a 2 e garantiu sua vaga na final logo na primeira CPF. Vale sempre ressaltar que o time do menino dos cogumelos Mario Jr. pode ser o primeiro em toda a história a vencer o torneio como calouro. Mais uma vez o destaque da partida foi Asamoah, o monstro pulsante do BJU marcou os três e deixou os Bidus ainda mais traumatizados por não chegarem de novo à final. Boatos contam que, enquanto os novinhos vitoriosos ganharam um Toddynho a mais de suas mamães, os azuis dobraram as visitas ao psiquiatra para tratarem suas mazelas. Agora, o MBP encara o PCF na disputa pelo bronze, enquanto os Homens de Preto irão se degladiar com o FDM, que luta pelo Bi.

RUN x PCF

A parceria entre o presidente Mmmaurício e Volleystein
foi fundamental para a goleada do PCF
O jogo que marcou a última partida da Laranja Mecânica na história da Copa Paulo Francis demorou a começar. Atônitos pelo confronto voraz entre calouros e ex-calouros, todos os presentes na Arena Setubal Of Confrontation não estavam prontos para as fortes emoções que a despedida do RUN causaria ao público presente. Quando a partida finalmente começou, o PCF levou a melhor. Com uma atuação inspirada do jovem Volleistein, armando triangulações fantásticas com o presidente Mmmmaurício e o Menino Mateus, o PCF deu o troco pela final do ano passado de forma fatal.  Mesmo com o desfalque de seu goleiro Mike The Wall, que estava muito preocupado em ficar em casa escutando Arctic Monkeys e fazendo amiguinhos virtuais pelo Twitter, os marrons fizeram uma partida exemplar. Destaque também para o mito DGO, não aguentou ficar nem dois minutos em campo e é forte candidato a esponja-etílica 2014. O RUN, que teve novamente que contar com o auxílio do goleiro calouro Douglas, sentia o peso de não poder contar com algumas das grandes estrelas que já vestiram o manto laranjado, como Donida e Magal. Terni ainda marcou uma vez, mas a equipe mais antiga da competição não conseguiu segurar a bosta. Placar final de 6x1 que confirma o PCF na disputa de terceiro lugar. Ao RUN, um obrigado de toda a Copa Paulo Francis a uma equipe que fez muito pelo torneio durante esses seis anos.

DPC x FDM

PPP mais uma vez demonstrou porque é
o melhor jogador da história do FDM
O FDM precisava de um empate ou uma vitória simples para garantir uma vaga na final, mesmo após ter sido goleado pelo MBP na quarta rodada. Qual não foi a surpresa de todos os presentes na Arena Setubal of Confrontation quando Decopi abriu o placar para o DPC, naquele que já pode ser considerado o gol mais rápido de toda a história da competição. Foi tão rápido que nem o narrador viu a bola entrar. Naquele momento, a chama da esperança acendeu para azuis e marrons. Rebeca DGO inclusive estava prestes a prometer tirar uma foto de toda a sala do MBP com Decopi para postar em sua fanpage, mas a zebra não se confirmou. Com 4 gols de PPP e Germano, que voltam ao topo da artilharia ao lado de Asamoah, os Filhos de Maria fizeram direitinho o dever de casa e com mais uma goleada conquistaram a liderança assegurando seu lugar na disputa pelo título. A ausência de João Vítor não foi tão sentida pelo time, graças as atuações exemplares do Goleiro Wanderley 23433 e Márlon Aluno. Mesmo quando Beeb deu lugar a uma certa galega que deixou o capitão rosado fortemente distraído, o FDM não se abalou e foi implacável. Os rosados agora passam a semana se preparando para a finalíssima, onde esperam poder contar novamente com seu goleiro titular e com Júlio Walter, que até agora não deu sinal de vida. Já o DPC, encerra o ano feliz pela sua melhor temporada em toda a história da CPF.

terça-feira, 3 de junho de 2014

FESTA FINAL ABENÇOADA!

Se você, futuro ou futura jornalista cansado(a), que enquanto lê esta mensagem pensa na hora de acordar amanhã, no ônibus lotado, na pauta, na clipagem, no trabalho da faculdade que precisa entregar...

Patrícia Poeta desaprova veementemente quem por acaso esteja cogitando faltar a festa final
Se você, pobre alma da comunicação, ainda não tinha encontrado motivos plausíveis para ir à tão aguardada festa final da gloriosa Copa Paulo Francis, se nada ainda tinha convencido seu coração, triste como o de Patrícia Poeta, a participar do evento mais insano do ano... Bom, você não tem mais desculpas. O maior mito do curso de Jornalismo da UFPE abençoou a festa com suas palavras sábias e, como universalmente é sabido, "manda quem pode e obedece quem tem juízo!". 

Com vocês, o grande Heitor (na íntegra):


Renato dando seu recado pra quem não for à festa 

Artilharia | 5ª rodada | CPF 2014

Fatal! Assim foi a rodada para PPP, Victor Germano e Michael Asamoah, que com 10 gols cada, seguem empatados no topo da nossa lista. Tendo sido inteiramente responsáveis pelos gols que levaram tanto rosinhas quando calouros até a final, os três prometem uma disputa apimentada no próximo sábado, tanto pelo título quanto pela artilharia. Atrás deles as coisas parecidas, com Mário Jr. em segundo e Heitor em terceiro. Mas o bidu está lado a lado com Caio Volleistein, surpresa da rodada que ainda acredita na chance de alcançar os artilheiros. "Acho sim que é possível. E atingir esse objetivo metendo de quatro no MBP me daria um prazer ainda maior", disse o jovem.

Apesar do abraço atrapalhando o momento, Victor Germano
e PPP se cumprimentam no topo da artiliharia
10 gols
PPP (FDM)
Victor Germano (FDM)
Michael Asamoah (BJU)

7 gols
Mario Jr (BJU)

6 gols
Caio (PCF)
Heitor (MBP)

5 gols
Maurício (PCF)
Wagner (MBP)

4 gols
Decopi (DPC)
Henrique (MBP)

3 gols
Donida (RUN)
Ferro (PCF)
Vinícius (MBP)

2 gols
Houldine (FDM)
Márlon (FDM)
Mago (MBP)
Guilherme (BJU)

1 gol
Terni (RUN)
Mano (RUN)
Vitor (RUN)
Vinny (DPC)
Wanderley 23433 (FDM)
Jorge (PCF)
Mateus (PCF)
Igor (MBP)
Hugo (BJU)

Artilharia | 5ª rodada | CPP 2014

Com quatro gols em uma só partida, Gabi Autran foi a artilheira da rodada. Por pouco ela não roubou a liderança de Marcela Cintra. Só que quatro gols não foram suficientes para ultrapassar a artilheira da CPP, que agora está no topo há duas rodadas seguidas. O time, que ela carrega nas costas, também. Assim como na CPF, a disputa do título da CPP também vai valer a artilharia. Mas tanto Autran quanto Cintra afirmam que seu principal objetivo é fazer tudo que o professor mandou, alcançar a vitória, conquistar os 3 ponERROR e, se possível, marcar algumas vezes.

O destaque do PCF na temporada atual continua no topo,
mas é seguida de perto pela estrela rosada.


9 gols
Marcela Cintra (PCF)

8 gols
Gabi Autran (FDM)

5 gols
Flávia (RUN)

4 gols
Rê (MBP)
Lorena (RUN)

3 gols
Bilinha (DPC)
Carol (PCF)
Sara (DPC)

2 gols
Victoria (PCF)

1 gol
Julia (RUN)
Mila (RUN)
Claudinha (FDM)
Thaís (FDM)
Fran (FDM)
Lolla (PCF)
Marina (MBP)

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Fotos da 5ª rodada CPF e CPP 2014

O fotógrafo chegou atrasado (era do RUN), não conseguiu pegar o jogo masculino do BJU (é calouro, não tem problema), mas habemus foto!

Clique aqui para ver as fotos da 5ª rodada.

Mariah e uma performance bem sucedida de Wingardium Leviosa (é boa em feitiços, é ruim em esportes trouxas)

domingo, 1 de junho de 2014

Classificação | 5ª rodada | CPP 2014

A quinta rodada se passou e bem que RUN e DPC tentaram. Mas a final vai mesmo ser entre as rosinhas e marrons. Tendo começado a temporada de maneira instável, as Flores do Mal conseguiram se encontrar na competição e chegam a final para enfrentar um PCF que esteve durante praticamente toda a competição na liderança. A reedição da final de 2013 promete ser um jogaço, assim como a disputa de terceiro lugar. As quatro equipes mais antigas da competição fizeram valer a tradição e não é injusto dizer que todas elas mereciam o título. Já o MBP e o BJU...


Classificação | 5ª rodada | CPF 2014

Os caminhos já estão traçados. Confirmando o favoritismo, o FDM bateu o DPC e garantiu seu lugar na disputa pelo título, como já era esperado. No confronto épico entre BJU e MBP, os calouros levam a melhor, e chegam a final em seu primeiro ano. Desde o RUN, nenhuma turma de calouros havia conseguido tal feito. Falando na Laranja Mecânica, a última posição na tabela pode não condizer com seu histórico, mas era algo que já estava previsto tendo em vista o desempenho do time em 2014. Enquanto rosinhas e calouros aguardam pra decidir o título, MBP e PCF vão brigar pelo terceiro lugar. E o DPC chega no final da temporada com um aproveitamento incrível de 20%, comemorado com glórias de campeão por Decopi e seus companheiros.