domingo, 1 de janeiro de 2012

10 edições

por André “Wally”*

2012 chegou e se o mundo for mesmo acabar só pode ser por um motivo: a alopração vai ser grande demais na 10ª edição da CPF!
- A o quê?
Isso mesmo, a 10ª edição da Copa Paulo Francis!
Parece que era ontem que eu tinha doze anos, sem saber que o jornal que chegava toda manhã na minha casa era escrito, em grande parte, com a tinta do sangue de dedicados estagiários de jornalismo. Para aqueles da Católica e de outras universidades, a escuridão era plena; o futuro, incerto. Porém, para os alunos da Federal – e como haveria eu de imaginar? –, um brando feixe de luz começava a tomar formato e preencher de esperança o coração dos futuros homens e mulheres da informação.
Afinal, quem poderia prever que, em 2003, nos confins do CAC, da mente sórdida dos seres do corredor de comunicação, formava-se o embrião daquele que viria a ser o maior campeonato de futebol jornalístico do Sistema Solar?
Nove anos se passaram, com jogadores que fizeram sua marca; lendários atacantes, experientes meios-de-campo, seguros zagueiros e goleiros que são verdadeiras barreiras humanas. Musas de enfeitiçar a cabeça dos maiores garanhões. Célebres beberrões, cujos copos têm a intrigante característica de nunca se secarem. Honrosos professores que apoiaram a causa paulofranciana. Torcidas tão vibrantes que, ao assistirem a uma jogada perigosa, provocam terremotos de grito (talvez assim acabe o mundo). Campos que se tornaram sagrados após serem pisados pelos pés – calçados ou não – de alguns dos maiores talentos que o futebol de várzea já viu. Sem contar com os eloquentes comentaristas, os diligentes repórteres e um ou outro engraçadinho disposto a comentar fanfarronices no blog.
Dez edições não é pouca coisa. E ao mesmo tempo que, este ano, devemos celebrar a História que foi construída dentro das quatro linhas dos campos – e nas centenas de linhas do blog –, precisamos também abrir as janelas para os que estão por vir; criarmos História com eles também. Sobrevivemos ao ano de 2011, o primeiro que não contou com nenhum time-fundador da Copa. A 10ª edição está aí para isso. Para entendermos a dádiva que nos foi concebida, a passar o legado adiante, e a aloprar deveras! Porque a CPF não é complexa: é futebol, cerveja e jornalismo. Não é essa a receita do brasileiro para a felicidade? Principalmente a parte do jornalismo?

*Wally é Editor-chefe deste blog, tirânico ditador efetivado no cargo depois de uma tomada de poder em fevereiro de 2011. O seu predecessor, Luiz Felipe Campos, foi condenado à guilhotina, mas, num ato de misericórdia, Wally o deixou viver para que pudesse vagar com o rosto coberto de humilhação quando presenciasse a vitória destruidora do RUN em cima do PDF na última final que irão disputar juntos. Porque os dois vão de novo para final. Está quase garantido.
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. SÉRIO, GGENTEEE. QUE COISA LINDA. CHOREI :~


    isso aí, temos que manter vivo o espírito da CPF nos nossos corações. e, claro, contaminar todos os calouros com essa energia enebriante e embreagante para que a tradição continue por anos. isso é história, isso é vida, isso é futebol, isso é PAULO FRANCIS~!!

    ResponderExcluir
  2. post da CPF logo no primeiro dia do ano é pra ser muito felizzzz \o/ que venha a décima edição, a gente vai fazer ainda melhor!

    ResponderExcluir