terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

CPF 2008 - O ciclo se fecha


Mais um ano letivo começa, e com ele as expectativas da Paulo Francis 2008, maior torneio entre jornalistas – peladeiros do Universo, que chega a sua sexta edição.

Primeiramente venhamos mais uma vez prestar nossas homenagens a dois de nossos integrantes que partem do Recife para o Velho Continente: Danilo Lima (VTU) e João Batista (MAA). Ambos são exemplo de dedicação e amor incondicional a esse torneio que ano após ano junta milhares de torcedores na Paulo Francis Arena para embates e momento de glória que jamais sairão de nossas memórias, que derramam nossas lágrimas e deixam nossas camisas mais do que suadas.

Aqui não poderia deixar de registrar o imenso prazer de tê-los como amigos e companheiros de organização (fora de campo), pois dentro dele ( gramado perfeito da Paulo Francis) a rivalidade é o que conta.

Baiano, caso não seja contratado por algum time Japonês ( ou seja convidado a participar de uma produção francesa) , deverá recompor o meio de campo do VTU e o quadro de arbitragem para 2009. Já nosso ex primeiro ministro, juiz, e muso 2006 se despede presencialmente dos gramados da CPF e -infelizmente- não poderá participar da última tentativa do MAA em busca da magnífica taça Paulo Francis.

Isso mesmo, o MAA está confirmado para 2008 e a competição consolida-se definitivamente com seis equipes. Ainda dentro dos Movidos à Álcool, Wagner vem com sede de bola, e busca a meta de seus 50 gols.

A despedida do MAA ainda marca outro momento histórico da Copa Paulo Francis. Quando a competição tomou corpo graças ao empenho e engenhosidade de nossos eternos conselheiros Benjamim de Moura, Felipe Pequeno, Leonardo Vanconcelos, Arthur Gomes, entre tantos outros nomes emblemáticos que hoje honram o melhor que o jornalismo mundial apresenta, o MAA era o time calouro - jovens de cabeleiras curtas, disposição - aceitaram o desafio de participar de uma competição inovadora que logo se tornaria a maior (e melhor) de todo universo.

Agora, O MAA fecha o primeiro ciclo. Leva consigo parte da história.

E sobre 2008, já temos algumas novidades! Quanto a questão sucessória, já prevendo a antecipação de sua viagem, o ex-primeiro ministro, JB, em partida de confraternização no final de 2007, passou oficialmente o cetro para Rafael “Gordinho” Montenegro (ETC) que antes ocupava a Secretaria de Comunicação. Rafael assume a Presidência com um desafio principal: deixar a cerveja ainda mais gelada.

Quanto ao resto da equipe contamos com o Secretário de Assunto Estratégicos: Felipe “ Farofa” Lima ( VTU) que já passou pelo cargo de Vice- Presidente e também esse que vos escreve Philipe “ Fifah” de Castro ( ETC) como Secretário Executivo.

Compondo ainda o quadro da organização temos dois novos integrantes. Karlos Felipe (VTU) assume a pasta da Secretaria de Comunicação e Eduardo “Cazuza” Rios (PDF), atualmente conhecido como Garoto – ASA de Águia entra na recém criada pasta de Ações a Longo Prazo.

Quanto ao ínicio da competição ainda estamos acertando as datas de modo a não prejudicar as Olimpíadas de Pequim, nem a Eurocopa. Nosso novo presidente encontra-se nesse exato momento na Argentina a convite da direção do Boca Juniors e deve retornar dia 1 de Março, com sua volta realizaremos a primeira reunião com as seis equipes para acertar todos os detalhes.


Mais uma vez agradecemos a todos aqueles que fizeram, fazem e continuarão fazendo a Paulo Francis o evento mais aguardado de cada ano.

Abraços

Philipe de Castro

Secretário Executivo


Comentários
6 Comentários

6 comentários:

  1. Grande texto, Fifah, sempre brincando com as palavras como se brinca com a bola. Por isso tenho orgulho de participar desse que já não é mais um simples encontro, mas um ritual sagrado, porém, (quase sempre) sem sacrifícios.
    De antemão já mostro minha ansiosidade pela abertura desse "novo ciclo" da copa e o que ele pode representar para o BAU. Sei que não tivemos um bom começo, nem uma boa seqüência, mas isso, acredito, foi apenas uma questão de divergência de pensamento. Nossa sala é de jornalistas de vanguarda, visionários do futebol, da arte e, porque não dizer, do futebol-arte. Pois bem, não conseguíamos nos adaptar ao "espírito" sempre presente no certame, apesar de fora dele sermos dos mais queridos, e o motivo disso só podia ser esse: o hegêmonico pensamento de velha guarda que pairava no ambiente.
    Não estou rebaixando os pais fundadores da CPF, longe de mim, só que os tempos são outros, e disso o BAU sempre soube. Por isso, acredito que essa nova era da Paulo Francis trará bons ares (sem chuva) e boas exibições do BAU. Só lamento comunicar que Ronaldão não participará, pois em solidariedade ao ídolo "fenomenal", acabou tentando arrancar o próprio joelho, numa demonstração de amor e devoção, mas que o levou ao óbvio: mais uma contusão pesada.
    De resto, espero ansiosamente mais informações sobre a 6ª edição desse evento que deveria, sim, constar no currículo, com direito a certificado e tudo. Pois o que se aprende em campo, com os colegas-rivais, não está nos livros, muito menos nos jornais, e se leva para o resto da vida.

    Abraços,
    Diogo.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado. Texto nunca foi meu forte - já no futebol!! - mas vamos ao que interessa.

    Só queria fazer alguns esclarecimentos. O ciclo dos Pais Fundadores da CPF não se encerra aqui. Suas visitas, participações e conselhos são mais que benvindos, são uma substância primordial,um fruto de vida que sempre norteia qualquer drible, ou qualquer tomada de decisão que envolva a CPF.

    Sempre participam! iluminando-nos. Demonstram que experiência não se adquire da noite para o dia e que as coisas boas dessa vida são atingidas após muito suor.

    Dentro disso gostaria de ressaltar que nosso prestigiado Ronaldão - goleiro valente - artilheiro sempre que possível - deve seu codinome não ao Ronaldo Fenômeno Cicarelli, mas ao Ronaldo goleiro do clube Paulistano Corinthias ( 2a divisão). Atleta que se tornou um ícone de amor e devoção ao clube que defendia, que assim, como nosso Ronaldão dava literalmente sangue pelas cores do time que ama. Além disso, ambos usam uma barbicha que os deixam ainda mais parecidos

    Desde já solicitamos ao BAU uma carta oficial em homenagem a esse que marcou momentos de eterno brilho no certame da Copa Paulo Francis.

    Termino repetindo a frase do Dio.

    Pois o que se aprende em campo, com os colegas-rivais, não está nos livros, muito menos nos jornais, e se leva para o resto da vida.

    abs
    Philipe
    Secretário Executivo

    ResponderExcluir
  3. Li, chorei. Reli alguns trechos e as lágrimas desobedientemente continuaram a cair.

    Gostaria de asseverar, mais uma vez em público, que não foi fácil tomar a decisão de não poder me despedir em campo da CPF. Vos falo aqui não como ex-primeiro-ministro (cargo que exerci com orgulho incomensurável), mas como integrante da diretoria desde a fundação da CPF. Infelizmente (sobretudo para o público feminino e amantes do futebol-arte) não estarei presente nos espetáculos. Ironias da vida. Foi justamente o cargo de primeiro-ministro que me tirou de campo este ano. O sucesso meteórico da CPF atravessou oceano, chegou aos ouvidos do premier da FIFA Joseph Blatter. Ele, sem titubear, pediu para saber quem são esses jovens brasileiros que, em seis anos, fizeram um torneio que já disputa direitos de transmissão com a, até então, maior competição do planeta: a Copa do Mundo, disputada desde 1930.

    Foi doloroso. Mas para o bem do futebol mundial, decidi aceitar o convite para prestar consultoria durante um ano, em solo francês. Trouxe comigo o também sempre presente árbitro, diretor e jogador, o xique-xiquense Danilo Rocha, do VTU. Segunda-feira, começamos as primeiras reuniões com Plattini e Blatter. Prometo deixá-los sempre atualizados a respeito das nossas conferências com os diretores da Federação Internacional de Futebol.

    Abraços a todos,
    JB
    Dijon, França

    ResponderExcluir
  4. Só para constar e preservar minha fama de chato, lembro que meu nome é BenjamiM com M no final.
    Permitam-me fazer mais uma correção. O MAA não foi o saco de pancadas da primeira edição. Mesmo com os tradicionais problemas para escalar o time, os então novatos desbancaram OBC e PIA, times que levantariam a taça depois, e conquistaram o terceiro lugar. Campanha parecida com a dos calouros de 2007.
    Voltemos a Paulo Francis de 2008. É sempre muito bom ver mais uma vez que a CPF não pertence a este ou aquele aluno ou ex-aluno, ela é do curso de jornalismo da UFPE. É muito bom ver o cuidado e a dedicação de todos vocês. Esse ciclo que agora se fecha, com a despedida do MAA, abre novas e desafiantes perspectivas para a Paulo Francis. Estou certo de que os que hoje estão à frente do Comitê vão saber empolgar essa nova geração que agora chega à UFPE, a continuidade da maior competição de futebol do mundo está assegurada.
    Os conselheiros Arthur Gomes, Felipe Pequeno e, a partir deste ano, Leonardo Vasconcelos devem estar tão orgulhosos como eu.
    Embora não possa se despedir em campo nesta edição, o honrado primeiro-ministro, João Batista, e o presidente-artilheiro, Wagner Sarmento, já têm assentos garantidos no Conselho quando terminar a sexta edição.
    O polêmico,mas sempre eficiente, baiano xique-xiquense Danilo, que também prestou impagáveis serviços à competição é um dos nomes cotados para o Conselho depois que o VTU pendurar oficialmente as chuteiras, assim como o nosso atual secretario de assuntos estratégicos, Felipe “ Farofa” Lima.
    Aos que agora chegam, os calouros, espero que possam se identificar com os valores que regem a Paulo Francis e que possam, em breve, assumir também o comando da competição.
    Grande abraço a todos

    Benjamim de Moura, direto da Terra de São Salvador de Bahia, ao dia primiero de março de 2008.

    ResponderExcluir
  5. Correções já foram realizadas no post original. Mais uma vez agradecemos pela atenção!

    Benja e demais colegas da CPF, também esqueci de mencionar que com o fechamento desse primeiro ciclo vamos lançar o primeiro livro da Copa Paulo Francis - devidamente acompanhado por um dvd com os momentos inesquecíveis desses seis anos de competição.

    Para tanto, solicitamos desde cópias de fotografias e documentos raros que possam fazer parte dessa compilação, tabelas de jogos, placares, artilharia.

    Desde já agradecemos a colaboração de todos.

    Abraços

    Philipe de Castro

    ResponderExcluir