terça-feira, 3 de junho de 2008

Momentos

Escrever depois de haver perdido um título que defendíamos pode parecer um tanto despeitado. Tenho, no entanto, feito algum esforço para falar com distanciamento.

1. Esse texto não precisa de factóides. Tampouco se prende a choramingos. Mas é fato: o MAA entra pra história sem nunca ter ganhado do ETC. É provável que o fato passe despercebido pelos leitores desinteressados do almanaque da Copa – a ser lançado -, mas, bem, os olhares educados pro futebol – livres da idiotice da objetividade, como dizia Nélson Rodrigues – saberão que o escrete vermelho perdeu o bicampeonato tendo vencido e empatado com o campeão. Se o MAA é campeão, agora, num empate com o ETC na final, parece que o principal responsável é o VTU. E não preciso de maiores explicações a esse respeito.

2. Ser campeão sem ter vencido, em qualquer tempo ou lugar, o ETC apequena o título. Embora, convenhamos, não sou imbecil de discutir o título. O MAA é campeão.

3. Numa situação ideal, decisões com empate iriam para prorrogação ou pênaltis. Mas, na falta de tempo, sem possibilidades para a disputa, me pareceria mais legítima a prevalecência dum critério: o vencedor do confronto direto. É assim que fazem, no caso dos empates por pontos, os campeonatos Espanhol e Italiano.

Mas isso é conversa fiada, papo de mal perdedor e até soa um tanto oportunista falar nisso depois de perder um título. Ou não?

Ano passado, empatamos em número de pontos e na final por 4 a 4 – a validação do título veio da constatação inevitável de que depois de havermos vencido a PIA por 4 a 2 éramos considerados os melhores. Fomos campeões.

Este ano, empatamos em pontos e, na final, ficamos nos mesmos 4 a 4 – igualmente, vencemos, no confronto anterior, nosso adversário da final por 4 a 2. Não fomos campeões.

Temos um título e não dois.
MAA Campeão – Copa Paulo Francis 2008.

Luís Henrique - ETC
Comentários
9 Comentários

9 comentários:

  1. Não sei quem ganhou o troféu chiquilenta ou Guilherme Gatis!
    Mas aí, sim, terá sido muuuuita injustiça se o prêmio não ficou com o sobrinho de Fidel!!!
    Abs,
    JB

    ResponderExcluir
  2. 1. Agora que deixei a executiva da CPF posso voltar ao partidarismo.

    2.Parabéns ao MAA. Isso não preciso reeiterar. Agora, orgulha-me - mesmo ficando com a prata - o fato de ainda ter o ETC como uma das melhores equipes de todos os tempos da CPF.

    Contra todas as formações que pudemos enfrentar mais de uma vez ( PIA, MAA, VTU, BAU e PDF) temos saldo - númerico ou moral- igual, ou superior, a todos eles. Todos eles sabem o que é ter a parede de casa pintada no vermelho jambo.


    3.Só uma rápida correção, ano passado terminamos a fase classificatória com 11 pontos, enquanto a PIA permaneceu com 9.

    4. Engraçado foi que nas duas partidas que não levei o bandeirão do ETC a campo foram justamente contra o VTU e na gloriosa final contra o MAA. E ainda pensei nisso antes de sair de casa. Superstição besta

    5. Mesmo não levando, tivemos a honra de dividir o palco com o MAA e fazer a despedida de uma equipe que não se apagará da lembrança. Os primeiros e melhores calouros da história, agora, campeões.

    6.JB, quem levou o prêmio Gatis foi Breno. Porém, o próprio Gatis deveria ter levado já que o mesmo solicitou junto a organização que retirássemos seu nome do prêmio.hahah

    7. E que venha a Copa dos Campeões. Agora, afastado da organização direta da CPF, poderei voltar aos treinos. Pensa que esquecemos a derrota para o OBC em nossa estréia? Acham que Dudu Maia não pode passar um jogo sem marcar? Mas isso já é uma outra história.

    Abraço do ex-secretário
    Fifah

    ResponderExcluir
  3. Entre lágrimas, incoerências.

    ITEM 1.

    Não é justo jogar no VTU a irreponsabilidade que é do ETC, que apanhou, com louvor, pra eles. O mesmo VTU que foi goleado pelo MAA, que por sua vez perdeu pro ETC. O futebol é assim, inexato e, por isso mesmo, apaixonante.

    O mérito não está em um confronto, mas na soma das atuações, e os movidos a alma fomos soberanos em todos os aspectos: melhor ataque, melhor defesa, artilheiro e 12 pontos na fase classificatória, escore maior que a pontuação do ETC no ano passado (11).

    Portanto, não se pode apequenar quem conquistou o título sendo melhor em tudo e, na final, jamais esteve atrás no placar. Não foi um jogo com reviravoltas, o troféu sempre esteve sob nosso controle.

    A história salvaguarda os campeões e venta os pormenores. O que há além disso é choro, o que é compreensível.

    ITEM 2.

    Sempre defendi que empate, na final, deveria originar cobrança de pênaltis. Não cabe, em hipótese alguma, a tentativa de analogia com o Calcio ou com o Campeonato Espanhol, haja vista que são competições de turno e returno, com quase 40 rodadas - a CPF são só cinco.

    E, se um time tem melhor campanha na primeira fase, caso a decisão na final, em caso de empate, não saia nas penalidades, não resta a menor dúvida de que o campeão deve ser quem obteve melhor campanha. Seria uma injustiça imensurável se um time com pior campanha jogasse pelo empate só porque venceu o confronto direto. Isso é absurdo.

    A validação do título do ETC ano passado após empate na final veio com a campanha superior à da PIA, não com qualquer outro fator.

    ITEM 3.

    Que as lágrimas se convertam em futebol.

    Que o ETC jogue um futebol melhor que o apresentado este ano - que a mim não me convenceu - e revalide um título que, em 2008, ficou nas melhores mãos.

    ResponderExcluir
  4. Wagner, eu não vejo uma superioridade tão manifestada como você diz se nem ao menos ganhar da gente vocês ganharam...

    Os doze pontos de vocês, neste ano de 2008, são os mesmos nossos doze pontos. Que, evidentemente, são mais que os nossos onze do ano que passou... Só fiquei sem entender porque estabelecer comparação com o ano que passou. 12 > 11 = fato.

    Em nenhum momento questiono o título. MAA é o campeão de 2008, não há como negar. Parabéns ao MAA. Eu disse apenas que se o regulamento previsse o que prevêem tanto o regulamento da Espanha como o da Itália a história seria outra.

    Seria outra e ponto, não estou discutindo justiça. Um grande amigo meu costuma dizer "pontos corridos é coisa pra europeu e justiça é coisa de tribunal". Não sou de achar que futebol tem que ser justo porque se fosse justo, podia ser muito mais feio. Ou será que foi justo o oitavo colocado sagra-se campeão brasileiro em 2001? Não foi justo, mas foi muito melhor. Futebol é injusto e, ainda assim ou talvez por isso, fascinante.

    Pra finalizar, que o ETC tem mais bola e concentração do que a que apresentou nessa edição eu concordo. Tampouco me convenceu. Como quer ser campeão um time displicente a ponto de perder por 6 a 3 pro VTU? Ou como justificar a displicência de não golear o MAA na terceira rodada?

    ResponderExcluir
  5. só vou dizer uma coisa. eu nunca perdi pro time do ETC, a unica derrota da nossa sala o time jogou desfalcado.
    ou seja, a gente é melhor que eles.

    e também a gente nunca ganhou do PDF.
    ou seja, a gente é pior que eles.

    o resto é tudo igual mesmo
    e vice versa.

    parabéns ao MAA pelo título mais que merecido e também parabéns a Fifah pelo exemplar trabalho como secretário da copa.

    e Luís po, choro é pra botafoguense.

    também acho que o prêmio Gatis deveria ser dividido em três: Gatis, Luís e Breno.

    e digo mais!
    2009 será o ano do VTU.

    João Lucas

    ResponderExcluir
  6. Tem isso de jogar desfalcado não, cara. O que importa é o time, não é um jogador sozinho. Se for assim, eu posso dizer que a vitória do VTU esse ano não conta. E é claro que conta. Não interessa se eu não joguei, por exemplo, o que interessa é que o ETC perdeu. E o VTU ganhou aquele jogo.

    E ainda que nunca tivéssemos ganhado - hipótese que eu descarto - eu acho que o ETC é melhor que o VTU.

    Quanto ao próximo ano, bem, todo mundo quer o melhor pra si. E se for pra ser o ano do VTU mesmo, que seja. Até porque não vai haver outra chance.

    Isso de choramingar pode ficar tranqüilo que não é minha. E ao que parece, desgraçadamente, não é a do Botafogo. A do Botafogo parece ser omitir os fatos e agir com leviandade. Mentir descaradamente pra encobrir os erros e os desequilibrios de um jogador e de um presidente.

    E antes que voltem a se queixar, eu reitero: o MAA é o campeão de 2008. Nunca neguei isso.

    E, agora, depois de haver perdido o título da CPF 2008, o ETC vai em busca da Copa dos Campeões.

    ResponderExcluir
  7. Alguém aí quer discutir a marmelada de eu não ter ganho o prêmio de melhor goleiro? Não? Sim? Ouvi alguém dizendo alguma coisa ali atrás? Ok, não fiz a pergunta antes, porque fiquei com medo de também ganhar o prêmio Guilherme Gatis. :P

    Ps.: E ser campeão só não é mais legal que ser campeão dos campeões. Então vamos lá organizar essa nova copa... estamos aí.

    ResponderExcluir
  8. vamos tratar de organizar essa copa dos campeões. daí não vai ter espaço pra choramingo.

    seria um bom campeonato.

    ResponderExcluir