quarta-feira, 20 de abril de 2011

Espectativas e Boatos - por Milton Arnaldo Neto


Dez dias antes do evento mais esperado do ano, pouco se ouve, se escreve, se sabe, se diz, se vê sobre sua realização. Estariam os integrantes da Copa Paulo Francis e todos os saudosos, histéricos e cativos torcedores deixando essa "maravilha em forma de copa" cair no esquecimento? Claro que todos sabem que isso seria impossível. Seria não, é impossível. O que há, na verdade, é que nesta edição muitos elementos estão contribuindo para que as equipes estejam receosas e fazendo mistério sobre o futebol que será apresentado, devido à cortes, viagens, contratações, lesões e desavenças internas. Meus comunicadores, o negócio tá pegando fogo.

Comunicadores queridos, são tantos os boatos que fica difícil começar a desenvolver. E falo os boatos mesmo, essa coisa de apuração tá com nada, não dá emoção, margem, nada. Começarei pelos calouros claro. Não poderia ser diferente, as expectativas pra eles são as mesmas de sempre: muitas derrotas e muita lapada (de gols claro, nada de violência). Mesmo com uma turma de 50 alunos, 10 a mais que quase todas as turmas (menos a do DPC), é um produto escasso um calouro pelos corredores do CAC. Das duas uma, ou eles não aparecem por lá ou alguma entidade superior os impede de interagir. Ouvi dizer também que por motivos de força maior, grande parte deles não podem entrar no Cavanhaque, Bigode, Margarida e derivados. Não se sabe a verdade, mas os integrantes do FDM (sigla mística ainda não explicada e/ou desvendada) ainda são vultos enigmáticos, desconhecidos e rosas, sim, essa é a cor dos foquinhas. Algumas coisas também foram faladas acerca dos jogadores. Parece que mesmo numa turma de 50 pessoas, eles estão com dificuldade de montar times, principalmente masculino. Agora me pergunte, e eu lhe respondo: Vá saber o que se passa na cabeça deles. E no coração. Não adianta garotão, calouros são sempre calouros!

Saindo do universo dos iniciantes, vamos agora para o DPC, que está emanando uma aura de felicidade e maturidade só por não ser mais a turma caloura. Até parece, as expectativas para os roxos ainda não são muito animantes. O goleiro "X", destaque do esquete da cor púrpura, parece ter encontrado coisas melhores e mais espirituais para fazer nas tardes de sábado, o que deixa uma enorme vazio na equipe para a competição. Claro que são apenas coisas faladas no corredores, quem sabe ele não aparece. Outro jogador, quase sempre presente na CPF passada e com atuações regulares, Pedro "Charlie Brown" Monteiro ainda é dúvida nos gramados. Falta de fé no jornalismo, descrença nos meios de comunicação e, ainda, na equipe roxa são possíveis motivos. Não adianta garotão, com essas baixas será um pouco difícil conseguir algo além de muitas goleadas. O time feminino, por sua vez, está confiante, e diz ter tido uma pré-temporada bastante forte, com amistosos contra as seleções de Publicidade e Rádio/TV.

O RUN, atual campeão da CPF e da CPP, está confiante e vem embalado pela vitória na luta pelo Restaurante Universitário ( há quem diga que RUN significa Restaurante Universitário Now, e que misturaram o português com o inglês por medo de represálias por parte do Reitor Amaro Lins e seus seguranças truculentos). A baixa no elenco, devido à lesão do arqueiro Rafael Magal, que rompeu o menisco e só deve voltar aos trabalhos com bola no segundo semestre, não parece desanimar os laranjas, que com uniforme novo esperam também uma estrela nova no escudo. Sposito, craque da copa de Publicidade, goleiro de defesas precisas e seguras, parece ser o novo reforço, mas minimiza nas palavras: "Não sei como vai ser ainda. Mas se eu realmente for jogar e substituir o presidente e grande arqueiro Magal, vai ser uma missão difícil. Estou meio fora de forma, mas farei o possível para trazer felicidades para a torcida laranja.". No entanto, caríssimos comunicadores, o boato mais forte e impactante é que, até onde parece, Donida não é mais o mesmo, boatos correm de que o craque tenha tido alguns de seus movimentos comprometidos pelas fortes e desleais pancadas distribuídas pelos jogadores do BAU na final da CPF 2010. Os assessores do RUN negam essa queda de desempenho e rendimento, e afirmam que a confiança e a moral da equipe nunca estiveram tão altas. Só cuidado garotão, para não despencar do precipício. De salto alto dói mais.

Passemos agora, queridos comunicadores, para o escrete cinza, diretamente dos videogames e dos realitys shows, o RYU. O time, que se gaba de ser o brother Paulo Francis parece que esqueceu do compromisso de ser simpático e receptivo quando começou a querer ser competitivo dentro das quatro linhas. AAAAron "Neto do Vento" Athias, Daniel "Ferrugem" e Matheus Geléia Rambo "Torreão" faltaram, há poucos dias, a uma reunião importantíssima de cúpula, e digo mais, minhas fontes me disseram que encontraram eles "coçando o saco e bebendo cachaça" pelas ruas do Recife. O tempo em que a integração e a animação organizacional era a coluna-guia do time cinza parece ter ficado para trás. "Nada de brodagem esse ano" afirmou Daniel "Ferrugem". Até um elefante meio estranho foi sugerido como mascote. Dentro das quatro linhas, no entanto, o time cinza segue como um dos favoritos, porque conseguiu manter o elenco quase inalterado e ainda investiu massivamente na contratação do super personal trainer Paulo Zulu, que junto com sessões de Yoga de Dhalsim, conseguiu obter resultados magníficos. Melhorou o fôlego desprezível de Matheus Geléia, fez com que Rafael "Pata de Elefante" "Ex-R9" Moura perdesse mais de 10 quilos e ainda encorajou o arqueiro DaviChun-Lis, sem duas importantes jogadoras, Júlia "Caldas de Chocolate" e Júlia "Ex-presidenta" Arraes, parecem estar um pouco apáticas, sem a histeria e alegria de outrora. Ainda bem garotão, menos problemas auditivos esse ano.

O coqueiral PDF vem esse ano ainda mais bichado que antes. Luiz "Ex-vice-presidente" Felipe Campos ainda treina leve com bola e tenta fugir quando perguntado sobre sua situação física. "Estou bem, a família vai bem e o PDF vai dar seu máximo, como sempre, pra conseguir o Caneco" diz Luiz desconversando. Eduardo "Cazuza" Rios, também minimiza os efeitos sua lesão, afirma que vai jogar, "mesmo sem pé, já teve jogador sem braço por que não posso jogar sem pé?". Apesar disso tudo, o time que já foi poderoso e já gozou de uma certa influência, ainda não é carta fora do baralho. Princesa Sarah está sumido fazendo testes físicos e aproveitando para meditar e se tranquilizar nos montes Urais, isso tudo porque dizem as más línguas que ele não soube lidar com a pressão da torcida e do time na edição passada. Gustavo "Paredão de Taipa" "Ex- Mussolini" "Ex-presidente" Maia, cartola ainda poderoso e influente, diz que tudo não passa de intriga, e que, democraticamente (?), ele resolverá tudo, toda essa falácia, e guiará a equipe verde na busca pelo Bicampeonato.

Por fim, os Solares do BAU, que esse ano esse ano parece que vão fazer mais "buááá" de tanto chorar do que qualquer outra coisa. O time não contará com o goleiro, e destaque da equipe mais chiliquenta da Paulo Francis, Nilton "AJ" Villanova, com o rápido, indefectível e mais sensacional dançarino de "40 graus de febre" Diogo Madruga e a eterna dúvida, possuidor dos joelhos mais podres da história da CPF, o reclamão João Guilherme "Ronaldão". Prefiro não me estender sobre o BAU, está deprimente demais a situação dos amarelos para que alguém ainda lasque o pau. Brincadeira tem limite. E qualidade, pelo visto, também.

Por tudo isso apresentado, eu, Milton Arnaldo Neto, recém-contratado da equipe de jornalismo da Paulo Francis, espero presenciar um grande campeonato. Com grandes jogos. Ou pelo menos com grandes festas...
Toda semana, ao final de cada rodada, darei meu parecer técnico sobre a rodada, como craque que fui e entendedor do assunto. E se quiserem falar mal de mim ou me xingar, fiquem à vontade seus trouxas, meu salário é bem maior que o de vocês, queridos e lisos comunicadores.

No mais, caros comunicadores, é isso. Apuração é detalhe e sensacionalismo é a alma do negócio!
Comentários
26 Comentários

26 comentários:

  1. Pelo visto só vai dá RYUUUUU!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. A secretária pessoal de Daniel Ferrugem foi flagrada marcando consulta para hoje, no final da tarde, no Hospital Santa Joana, em exame que determinará a participação do craque na competição. Ele ainda sente dores desconfortáveis no joelho e confessou, para os mais próximos, preocupar-se sobre a possibilidade do veto médico.

    ResponderExcluir
  3. Correm boatos de que os calouros estão fazendo treinos táticos secretamente, se aproveitando dos vídeos das edições anteriores para estudar os adversários. Além disso, estão pagando em os dízimos em dia para serem ajudados pelo seu deus. A desatenção para/com a Copa mais parece uma tática para, na hora H, surpreender as demais equipes. Há relatos, inclusive, de que um atleta do FDM - de nome e sexo não revelados - teria seduzido, embebedado e empurrado escada abaixo um dos principais atletas do DPC, que teria acarretado uma lesão grave no joelho esquerdo, podendo tirar o atleta da competição. Mas os torcedores e atletas roxos não estão apreensivos, pois um massagista já teria sido contratado para minimizar as consequências desta atitude covarde extra-campo por parte dos rosados.

    ResponderExcluir
  4. por que só anônimo comenta, issé medo é?

    ResponderExcluir
  5. Hey, quem disse que eu não vou jogar? o.O
    Tô de volta na área, MERMÃO, com direito a foto!
    :B

    ResponderExcluir
  6. Ah, e quanto a João a gente sempre sabe que ele não vai... mas Madruga, a informação da tua ausência procede???

    ResponderExcluir
  7. Nilton, vou jogar sim! E João já confirmou presença. O BAU vem não só completo, como também com reforços esse ano. Direto do Los Angeles Galaxy, temos uma contratação de peso. Além de um jogador daqui que teve passagem internacional pelo Real Zaragoza.

    Abraços,
    Diogo.

    ResponderExcluir
  8. Humm... Acho que já sei quem é o segundo xd

    ResponderExcluir
  9. Apuração é detalhe, mesmo! huhuhu

    ResponderExcluir
  10. a língua ácida acabou corroendo um pouco ortografia.
    no mais, o texto é um tapa na cara.

    ResponderExcluir
  11. "Prefiro não me estender sobre o BAU, está deprimente demais a situação dos amarelos para que alguém ainda lasque o pau. Brincadeira tem limite. E qualidade, pelo visto, também."

    Pq somos tão visados e comentados se sempre todo mundo (menos o BAU) é "favorito", "vem com tudo", "foi melhor ano passado", etc, etc e tal?
    "Fazer buáá"???
    Rsrs, desculpas, autor do texto, mas o trocadilho é terrível, além do mais, tem gente que TODO ANO chora por muito menos do que um título perdido por um "empurrãozinho", não ganha NADA e ainda sai posando de boleiro.
    Até dia 30.
    :*

    ResponderExcluir
  12. Vocês são uns amarelões!

    ResponderExcluir
  13. se niltinho jogar, vai rolar tapinha entre ele e breninho?!?!?!

    ResponderExcluir
  14. Anônimo tem que saber ser anônimo. Isso deve ser coisa da galera do RUN...

    ResponderExcluir
  15. desculpa, galera, eu não quis machucar ninguém
    bjs

    ResponderExcluir
  16. Todo comentário de anônimo soa como Dio pra mim. Não sei porque...

    ResponderExcluir
  17. As considerações do anônimo sobre nós,calouros,são ótimas...
    até posso imaginar quem seja..rs

    ResponderExcluir