domingo, 24 de abril de 2011

Definições


"Vai começar" já poderia ser jargão oficial dos estudantes de Jornalismo da Universidade Federal de Pernambuco. Quem escuta essas palavras mágicas nos corredores do CAC já sabe do que se trata. Falta menos de uma semana para que se dê início à Copa Paulo Francis! O estádio é o conhecido da galera. A Copa Paulo Francis Intinerante Arena Stadium dará ao Clube Líbano, mais uma vez, a oportunidade de sediar o torneio. O Líbano se localiza no Pina e dispõe de uma estrutura extremamente capaz de comportar a CPF, com amplo estacionamento, bar com cerveja à uma temperatura siberiana e um preço nigeriano.

***


HORÁRIO: Os jogos começarão às 17h. A partir da 3ª rodada, tem CPP, com as partidas se iniciando às 19h.


CONTABILIDADE: por motivos pessoais, o matemático Tristão Garcia, que fez as contas do ano passado, teve que pedir demissão. No seu lugar, o Secretário de Finanças Vinícius Sobreira (9828 8658) contratou seu homem de confiança, Erastóstenes Anaximandro, o Contador Malandro, para calcular os algarítimos primos e tirar os cossenos e anti-cossenos numerológicos e numerofílicos da CPF.
Prevê-se que, ao todo, 14h de futebol sejam jogadas ao longo dos 6 sábados (confira a tabela):

Copa\Dia
30.04
07.05
14.05
21.05
28.05
02.06
CPF
2h
2h
2h
2h
2h
2h
CPP


30min
30min
30min
30min

O tempo, então, fica o mesmo do ano passado, sem aumentos ou diminuições. A única estimativa de encurtamento é do short das meninas da CPP, que deverão ser reduzidos em pelo menos 3 centímetros este ano.

RESUMINDO: A CPF já está aí! A tabela está sendo organizada e deve ser divulgada até o meio da semana. As cotas ficaram avaliadas em R$105 para as equipes femininas e R$130
para os times masculinos. O dinheiro já deveria ter sido recolhido, mas a morosidade está imperando este ano. Vinícius está de mãos abertas esperando a grana de vocês, portanto, se organizem!

REGULAMENTO DAS PARTIDAS: Por votação unânime, o regulamento da CPF 2011 será igual ao do ano passado:
Tempo de duração dos jogos - Os jogos da CPF terão tempos de 12 minutos, com intervalo de 4 minutos. Para cada jogo, haverá 10 minutos de tolerância/aquecimento para que as equipes apresentem pelo menos 4 atletas (3 na linha e 1 no gol) antes do início do jogo. A equipe que não atingir o número mínimo de atletas, perderá por W.O. No caso de W.O., o placar fica 2X0.

Os jogos da CPP terão 7 minutos por tempo, com intervalo de 3 minutos. São 5 minutos de aquecimento – já que os jogos começam mais tarde.

Cobranças de escanteios e laterais - As reposições de bola poderão ser feitas com os pés e com as mãos. No segundo caso, deverão ser feitas de acordo com a regra do futebol. Mãos atrás da cabeça e pés atrás da linha. O não cumprimento acarretará reversão de bola.

Cobranças de falta – As cobranças de falta também obedecem à regra do futebol de campo. As bolas deverão ser repostas com tiro livre direto, exceto em casos de mão na bola ou de jogo perigoso (pé alto e solada). Nesses casos, a bola é reposta com tiro livre indireto – dois toques na bola.

Expulsões - O atleta que for expulso será excluído até o fim da partida, podendo regressar à equipe apenas no jogo seguinte. Porém, após seis minutos, outro jogador tem direito de entrar no lugar do expulso.

Recuo – A bola poderá ser recuada por um jogador de linha para as mãos do goleiro de sua equipe apenas uma vez por lance. A equipe que tiver a bola recuada mais de uma vez para as mãos do goleiro em um só lance terá contra si um tiro livre indireto.

Árbitros – Como nos anos anteriores, os árbitros e auxiliares das partidas serão jogadores ou ex-jogadores da Copa Paulo Francis. Nenhum calouro poderá arbitrar.

REGULAMENTO DO CAMPEONATO: Será um campeonato de pontos corridos, como todos estão acostumados. No final de cada jogo, fica assim a pontuação:

Vitória
3
Empate
1
Derrota
0

Quando todos os times tiverem se confrontado uma vez, o primeiro e o segundo lugares vão ao confronto final e o terceiro e quarto lugares tentam uma chance no terceiro lugar do pódio. Em caso de empate em pontos na primeira fase, eis os critérios de desempate:

Vitória
Saldo de Gols
Gols-pró
Gols-contra
ConfrontoDireto




Lembrando que, passando para essa segunda fase, todo o histórico é apagado. No caso do placar terminar igual, inicia-se uma disputa por pênaltis. São 3 cobranças. Caso haja empate ao final dessas cobranças, é escolhido um jogador de cada equipe para bater de forma alternada. Essa situação persiste até que uma das equipes tenha vantagem sobre a outra e ambas já tenham batido o mesmo número de pênaltis.




* Este post é uma livre versão desse post, e, por receio de um processo, seu autor não será revelado
Comentários
8 Comentários

8 comentários:

  1. Em caso de W.O., qual será o placar do jogo?

    Abraços,
    Diogo.

    ResponderExcluir
  2. Vamo que vamo... os calouros já compraram as grandes de cerveja? Onde vai ser a festa?

    ResponderExcluir
  3. Deixe a UFPE na boa!
    Reitor é Magal

    ResponderExcluir
  4. Em caso de disputa de pênaltis, são três cobranças, e não cinco.

    ResponderExcluir
  5. Também quero saber dessa festa aí, já to ouvindo um miado...

    ResponderExcluir
  6. eu soube que o DPC se ofereceu pra fazer a primeira festa...

    ResponderExcluir