quinta-feira, 27 de outubro de 2022

EXPLICAÇÕES SOBRE JOGO DA CPP E MAIS REGRAS

TANTANTANTANTANTANTANTANTANNN Após uma grande discussão diretamente do Fórum Rodolfo Aureliano, na Ilha de Joana Bezerra, no Recife, a Comissão da Copa Patrícia Poeta se reuniu para organizar a maior audiência desde a separação de Joelma e Ximbinha e a conciliação familiar entre Marília Arraes e João Campos. Segue abaixo as deliberações.


No último sábado (22) aconteceu um grande transtorno durante e após o jogo da Copa Patrícia Poeta entre DNA x POC. As turmas se enfrentaram em um jogo muito disputado e cercado de polêmicas. 

A principal foi referente a uma agregada que NÃO foi anunciada previamente pela turma do POC nem ao árbitro da partida tão pouco para  a turma do DNA. Como todes sabem, é REGRA que cada time tenha no mínimo TRÊS integrantes da turma para entrar em campo e joguem no máximo com DOIS agregados. 

A denúncia chegou a Comissão da Patrícia Poeta logo no fim da partida. Após checagem, as mulheres do DNA confirmaram que não sabiam da agregada. Com isso, o jogo foi suspenso de maneira imediata. Cada representante das turmas (IML, THC, MCB, GDE e LSD) se reuniram para deliberar sobre o que iria acontecer com a partida. Após algumas discussões ficou resolvido:

A partida que aconteceu no último sábado (22) foi cancelada. Agora, as duas equipes (DNA x POC) terão a oportunidade de jogar novamente no próximo sábado (5) válido pelo 3º dia da CPP. 

Entendeu-se também que o POC também sofrerá uma punição pela recorrência do ato de colocar agregados sem avisar o time adversário. Portanto, ESTA partida contra o DNA, que vai acontecer sábado (5), não poderá ter agregadas. 

A equipe está liberada para colocar agregadas em outras partidas normalmente, basta avisar a arbitragem e ao time que vai disputar a quantidade e quem são.

Caso as equipes não aceitem o que foi acordado na reunião da Comissão, o jogo será WO para a turma que estiver em campo no dia. 

SOBRE REGRAS

Além desta ocorrência, aconteceram outras problemáticas dentro e fora de campo e que precisam, novamente, serem faladas. É importante lembrar que tanto a Copa Paulo Francis quanto a Patrícia Poeta são eventos de puro divertimento e interação entre as turmas. Não há necessidade de levar as coisas a sério a ponto de brigar, bater boca, virar a cara para os colegas de profissão.

1 - Violência e outras agressões

É necessário lembrar que não admitimos nenhum tipo de violência física ou verbal, dentro ou fora de campo e contra qualquer tipo de pessoa. Sabemos que os ânimos se exaltam durante o jogo, e que é normal a provocação. Porém o respeito precisa prevalecer entre todes e para todes.

A Copa é só um grande encontro entre as turmas e vocês precisam entender que ainda vão precisar conviver na faculdade e trabalho.

Este tópico também inclui a arbitragem dos jogos. A gente precisa da ajuda dos veteranos para apitar de maneira justa e parcial e eles não merecem ficar ouvindo xingamento vindo da arquibancada dentro e fora do campo. Vocês seguem lidando com pessoas e não robôs. 

2 - Respeito a Comissão

Até pode parecer que as coisas na CPF/CPP são voláteis, mas existe um grupo de pessoas responsáveis por todo sábado fazer com que elas aconteçam. Todes se mostram solícitos para conversar e tirar dúvida de qualquer calouro que se aproxime e por isso exigimos respeito. Especificamente, as mulheres, que são maioria na Comissão, exigem que as ordens dadas sejam obedecidas. Estamos em 2022, por favor, ouçam e obedeçam as mulheres responsáveis pela a organização

3 - CPP é para as mulheres

Por conta da pandemia e dos consequentes adiamentos da Copa, as turmas não ficaram cientes da história da CPP. 

A Paulo Francis existe desde 2003 e foi fundada pelas turmas de Jornalismo da UFPE. Mas não existia um Campeonato Feminino. As mulheres precisaram fazer um grande esforço para terem o direito de ter uma liga própria e jogar. 

A primeira vez aconteceu em 2008, como todes podem conferir na aba "Memória" deste Blog. Por isso, é proibido qualquer tipo de movimentação masculina na CPP. Homens não podem ficar dentro de campo dando qualquer tipo de orientação. Não podem se envolver com os problemas que venham acontecer dentro e fora do campo. O ambiente é feminino e vai continuar sendo.

4 - Mais uma regra

Vamos seguir a mesma regra da Fifa: qualquer atleta que sofrer um choque forte, trombada, cabeçada, ou sei lá qualquer coisa, será retirado de campo. Queremos evitar o máximo possível que as pessoas se machuquem e esta regra deverá ser cumprida a partir de agora. Não adianta reclamar, vamos retirar a pessoa de campo e ela vai ser substituída.

5 - Relembrando a regra dos agregados pela 95956265 vez

Número mínimo de atletas - 4 na linha e 1 no gol. (A CPP em alguns jogos, tendo jogadoras suficientes e os times estando de comum acordo, pode ter partidas com 5 na linha e 1 no gol)

Brodagem – Se, e apenas se, algum dos times tiver apenas 4 atletas aptos a jogar, restarão duas opções.

O time poderá jogar com quatro atletas, sendo 3 na linha e um no gol, sendo o time adversário obrigado a tirar alguém para igualar o número de atletas adversários, objetivando manter o equilíbrio da partida.

O time adversário escolherá um jogador de um time que não esteja jogando para assumir a posição, desde que a pessoa concorde em participar. O time com 4 atletas terá que acatar a decisão do adversário.

No caso de haver apenas 3 atletas aptos a jogar, valem as duas regras (o time adversário escolhe um goleiro/goleira e tem que igualar o número de jogadores).

Se, e apenas se, o time adversário estiver ciente e concordar, o time desfalcado pode utilizar uma pessoa agregada, mesmo que não seja ou tenha sido estudante do curso de Jornalismo da UFPE, para completar o time.

A partir do início do jogo, os goleiros/goleiras e atletas de linha agregados são parte integrante dos times e, portanto, valem para eles as mesmas regras que valem para qualquer outra pessoa. Estão autorizados a marcar gols e os goleiros/goleiras podem sair da área. 

As equipes precisam entrar em um acordo para aceitar, ou não, que o agregado jogue. Tanto a arbitragem quanto as adversárias precisam estar cientes.

É vetada a participação de meninos nos jogos da CPP. As meninas podem jogar pela CPF desde que os times envolvidos na partida estejam de acordo.

É importante que, sabendo do horário da partida e dos desfalques do time, as equipes conversem com antecipação ao dia do jogo para evitar grandes atrasos nas partidas. 

Fiquem com a imagem desse belíssimo casal
para representar a paz e o amor que queremos
entre as turmas. Pelo amor de DEUS vão
se beijar parem de fazer guerra eu em
Comentários
2 Comentários

2 comentários: