Bem, depois de colocar cinco pontos no supercílio e passar a semana ocupado em cirurgias plásticas reparadoras e exames para garantir que a minha (já parca) visão não foi afetada pela bolada de Josef Henrique, eis que finalmente entro no blog da Paulo Francis. E então tenho duas surpresas: o jogo da Pia é, contrariando todas as nossas expectativas, colocado como o primeiro da rodada, e ainda por cima antecipado para 13h30. Então eu, que até agora não tinha contribuído com o blog da CPF, sou obrigado a me manifestar.
No plano desportivo, a diretoria, pelo que eu vi no debate com Gatis, parece estar irredutível a qualquer argumento. Mas eu ainda vou tentar .
O primeiro equívoco, me parece, é o de prioridades. O que é mais importante numa tabela: dar mais emoção ou evitar a possibilidade de um jogo de comadres? Pra mim, é quase óbvio que é a segunda opção, porque nada é menos emocionante que um jogo de comadres. E nada é pior que ganhar com alguma (mesmo que mínima) suspeita de compadrio. E não é preciso nenhum acerto prévio para que isso aconteça, nem mesmo de desonestidade dos times, eu diria. Só é o necessário que o empate seja vantajoso para ambas as equipes. Quem viu Goiás x Santa Cruz na rodada final da Segundona em 1999 - o mais modorrento jogo já disputado em todos os tempos - sabe bem do que estou falando.
E eu repito: não estou questionando a honestidade de ninguém do MAA e do ETC. Mas imaginem a situação. PDF e BAU empatam, ou o BAU surpreende e vence o PDF, pra lavar alma no fim do campeonato. É um pouco difícil, mas muito longe de ser impossível. A PIA perde do VTU, pela diferença de apenas 1 gol - o que, considerando a rivalidade, é um resultado extremamente provável pra qualquer um dos lados. E aí chegamos ao jogo de MAA e ETC. O ETC já está garantido em primeiro lugar, e não tem obrigação de nada. Pode colocar apenas os reservas, ou jogar só por diversão. Está no direito dele. E o MAA, bem, pode querer vencer a qualquer custo, até pra afastar a hipótese de acerto. Mas aí chegamos no fim do jogo, todo mundo cansado, sol a pino... Será que não vai haver uma tendência a maneirar um pouco no jogo? Será que os jogadores dos dois times vão ter ânimo para superar os seus limites, sabendo que o empate é bom pra todo mundo?
E aí eu pergunto: qual a possibilidade pode tirar mais emoção do campeonato? Dois times de enorme rivalidade se enfrentando, com um deles sem chance de ir pra final mas querendo se vingar pela derrota na copa passada, ou dois times que se classificam juntos se empatarem? Bem, cada um que chegue a sua conclusão. Eu já tenho a minha resposta, como já deu pra notar.
Mas vamos deixar os argumentos desportivos de lado. Querem saber? Não dou tanta importância assim a chegar ou não a outra final. Já fui campeão ano passado, já fui eleito melhor goleiro do campeonato, enfim, não preciso de nada mais no meu currículo esportivo de peladeiro - já fui bem mais longe do que imaginava. Só queria mesmo ganhar do VTU, pq a PIA é uma entidade particularmente zelosa em manter escritas, hegemonias e, eventualmente, humilhar adversários.
O problema é que, do jeito que foi feita essa mudança de tabela, nem mesmo isso é possível. Porque eu tenho que ir a um casamento no sábado pela manhã. Porque poderia até conseguir chegar na Paulo Francis Arena às 14h (com alguma dificuldade, mas posso), mas não às13h30. E ninguém até agora explicou o motivo dessa antecipação de horário. E esse problema não é só meu: Gatis e Bruno, por causa de outros compromissos, também não devem conseguir chegar nessa hora. Se a intenção era causar emoção, a diretoria foi brilhante: conseguiu uma disputadíssima vitória por WO para o VTU.
E tudo isso foi decidido no meio da semana, sem aviso prévio ou sequer uma consulta à PIA. O blog é um ótimo meio de comunicação, mas ninguém é obrigado a vê-lo para saber do horário dos jogos, porque nem todo mundo tem tempo pra ficar lendo o blog - temos estágios, empregos e trabalhos de conclusão de curso a fazer, não é assim tão fácil. E pelo que tinha visto antes, mudanças na ordem dos jogos só seriam feitas após prévio acordo entre todos os times - assim foi feito quando um integrante de um dos times disse que não poderia estar presente em determinado horário, que eu me lembre.
Que eu saiba, a primeira intenção da CPF sempre foi o congraçamento entre as turmas, a possibilidade se divertir e rir dos chiliques, das piadas, da ruindade alheia, e, depois disso, tentar fazer uns gols e ser campeão. Até agora estou tentando entender o que uma mudança de horário que faz com que metade de um time não possa estar presente tem a ver com esse espírito.
Então, faço um apelo final. Se a diretoria ainda acha que essa ordem dos jogos vai dar mais emoção ao nosso campeonato, pode mantê-la. Mas que pelo menos coloque os jogos começando às 14h, que foi o horário em que essa bagaça sempre começou. Talvez fiquemos sem Bruno e sem Gatis por mais da metade do jogo, o que seria uma merda (para o campeonato e até mesmo para o VTU, pq ganhar da PIA sem Bruno até os calouros conseguiram), mas seria equivalente ao que aconteceu com o próprio VTU antes.
E, se forem minimamente inteligentes, coloquem o jogo às 14h30, pelo menos. Não precisa ser o último, mas que seja às 14h30. Talvez Gatis e Bruno já possam estar lá nesse horário, eu com certeza estarei. Garantiríamos o maior número de pessoas jogando, jogos melhores, mais diversão pra todo mundo. Mas se vcs preferem estragar o que seria a mais emocionante das rodadas finais da Copa Paulo Francis, eu só posso me resignar, e chegar a conclusão que vcs são muito burros ou são desonestos mesmo.
Ou podem, finalmente, demonstrar inteligência e mudar de idéia. Ainda há tempo, senhores, ainda há tempo.