terça-feira, 12 de junho de 2012

FDM: WE ARE THE CHAMPIONS!


Por Robson Gomes e Pedro Paulo Catonho


Épico. Colossal. Alma lavada. Essas sensações são poucas para descrever o primeiro título conquistado pelo FDM na final da 10ª edição da Copa Paulo Francis.
Nosso time não tinha a tradição do adversário. Até porque nossa primeira participação no ano passado foi cercada de chiliques, mancadas e desconfianças. E foi com o título de vice-lanterna que iniciamos a temporada 2012. A surra que levamos dos veteranos na primeira rodada foi o elo para o time se unir e buscar se entrosar para vencer. E a sacudida deu resultado.
A partir daí, foram vitórias e mais vitórias. O FDM foi invicto na CPF em 2012. E sob as provocações dos adversários, onde ninguém acreditava que os calouros 2011 iam tão longe (exceto o próprio FDM e sua torcida), fomos humildemente galgando o nosso lugar ao sol.
Não nos vislumbramos com as vitórias, não esnobamos nenhum adversário. Tudo era parte de um trabalho de equipe e que tinha um só objetivo: o título de campeão da CPF.
E para ganhar não medimos esforços, trouxemos até um reforço! O que dizer de PP7, aquele que foi sondado por outros times da copa, mas escolheu o FDM para representar, jogar bonito e, porque não, brigar pelo time?
Aliás, não vamos nos fazer de rogados. Dentro das quatro linhas também nos exaltamos, xingamos, batemos, levamos. Tanto entre adversários como dentro da própria equipe. Afinal, é assim que o futebol funciona né?
O futebol só não funcionava quando nos deparávamos com o grande número de pessoas que ficaram imobilizadas durante este torneio. Nós do FDM estamos felizes de não ter provocado nenhum desses incidentes, mas não fomos isentos dela. Taí a perna do Márlon que não nos deixa mentir. Ao contrário de muitos que queriam partir para a ignorância, saímos por cima e, evitando qualquer grande conflito, pedíamos calma, desculpas e apertávamos as mãos. O nome disso é respeito.
No último sábado, o FDM teve a real dimensão de sua representatividade na Copa Paulo Francis. Ou ninguém percebeu o "Muro de Berlim" entre a torcida (menor, mas apaixonada) do FDM e TODOS OS OUTROS TIMES apoiando o adversário do outro, onde até de "time fraco" fomos intitulados. Mas o placar de 2 a 1, com gols lindos de Houldine e Victor Germano, foi suficiente para calar uma arquibancada inteira enquanto 15 ou 20 pessoas bradavam com alegria o grito de campeão. O nome disso é merecimento!
Pois é! Com alegria e paz, acima de tudo, comemoramos o primeiro título na Copa Paulo Francis. Esperamos que em 2013 mais futebol, mais alegria e menos truculência e ignorância sejam as lembranças que levaremos deste campeonato. Ah, e que o FDM, quem sabe, leve a melhor outra vez, com a humildade e o respeito de sempre. O nome disso é felicidade!

Parabéns, equipe FDM!
WE ARE THE CHAMPIONS!
Até o bi-campeonato em 2013! =)

HERÓIS DO TÍTULO


João Victor - que grata surpresa! O goleiro menos vazado da Copa Paulo Francis (quatro gols sofridos em cinco partidas) deu um verdadeiro show na competição. Foi o maior “achado” do FDM. No amistoso com os veteranos ele jogou na linha, mas depois foi à meta e fechou o gol em todo o torneio. Sem ele como arqueiro, a taça de campeão estaria com outra equipe neste momento.







Márlon - El capitano! Lembra muito o Maldonado do meu Flamengo campeão brasileiro 2009. Pouco apareceu para quem assistia de fora, mas foi uma peça FUNDAMENTAL no esquema tático da equipe. O capitão fez muita falta na grande final. Com ele em campo, não levaríamos aquele gol na decisão. Sem contar que trabalhou bem nos bastidores, com a contratação do “amigo íntimo” PP7.







Wanderley - O melhor zagueiro da Copa. Exceto uma pequena falha na decisão, praticamente não errou no campeonato. Sempre firme e sério lá atrás, segurava a onda (às vezes sozinho) quando Márlon e PP7 subiam ao ataque. Sem contar o espírito de liderança, sempre motivando a equipe nos pré-jogos, colando no vestiário as capas dos jornais com declarações polêmicas dos adversários – vide “FDM é muito fraco, não jogam nada, só tem perna de pau”, do colombiano; e o “semana que vem (na final) vou sorrir mais ainda”, de alguém do RYU no dia 2 de junho.






PP7 - Um pretinho esforçado e dedicado que ajudou na conquista da Copa. Artilheiro (quatro gols), revelação e chiliquenta do certame.









Houldine - Outro lutador. Longe das condições físicas ideias, foi jogar a final após uma semana de repouso com catapora. A presença dele em campo na decisão surpreendeu. Também inesperado foi o chute na gaveta que abriu o placar na final. Marcou três gols na CPF (ele alega ter quatro, mas a súmula do jogo contra o DPC anota um gol contra dos azuis ao invés de um tento a mais para o camisa 9). MVP (mais valioso player) da finalíssima!





Júlio - El matador! Vai ter estrela assim na lá Arena Paulo Franciana! Na penúltima rodada da primeira fase, no primeiro toque na bola: gol nos veteranos! No jogo mais pegado, catimbado, brigado, chorado, quando a partida se encaminhava para o empate: gol da virada contra os laranjas! UH TÁ MANEIRO O JÚLIO É ARTILHEIRO!








Victor Germano - Nem há muito para falar, os fatos dizem por si só. Craque do campeonato, vice-artilheiro e autor do gol do título. Quando a coisa complicava lá na frente, era só tocar para o Victor que ele resolvia. Guerreiro demais. Um exemplo de “guerreiragem” foi no primeiro gol contra os calouros, quando o nosso craque correu atrás de uma bola perdida que resultou no tento de Houldine.








Thiago - O famoso “jogador-operário”, que todo treinador gostaria de ter. “Thiago, marque a saída de bola do adversário”. Ele ia sem reclamar. “Thiago, vem ajudar a marcação”. Voltava sem fazer bico. Quando ficava no banco também não fazia cara feia. Pelo contrário, ajudava o time com gritos de apoio.








Igor - Pouco jogou, mas quando entrou em campo, foi decisivo!!! Passe lindo, de craque, para o gol do Júlio Artilheiro sobre o RUN. Outro que, do banco, apoiava o time da melhor maneira possível. No amistoso com os veteranos, pegou até pênalti.









Torcida - Galerinha, vocês são sinistros! Obrigado pelo apoio lá na quadra, pelo carinho de sempre via internet, por evitar o famoso “salto alto” quando nosso time começou a atropelar os adversários, e por comemorar SEM PROVOCAÇÕES (e até deveríamos dar uma zoada nos adversários que tanto nos provocaram e tanto nos meteram a porrada, mas não é a cara do nosso time).
Comentários
10 Comentários

10 comentários:

  1. Parabéns, galerinha. De fraca o FDM mostrou que (quase) só tem a paciência com as fanfarras de eventuais torcedores contrários.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao FDM!
    Título merecido. Vocês tinham, de fato, a equipe mais forte. Não lembro de muita gente duvidando disso.
    Acho que tinha muita gente torcendo para o RYU porque era o último ano deles, e porque são uma equipe muito querida que vai fazer falta. Não era intriga da oposição.
    Abraços e parabéns novamente,
    André

    ResponderExcluir
  3. que calou o que???? ninguém é capaz de calar a torcida do ryu não, rapá! oxe! a gente tem tanta presença que o vice-artilheiro tão merecidamente exaltado nesse texto quando teve sede foi pedir água pra torcida cinza, no lugar da rosa.
    no mais, parabéns pela vitória e pelo carinho dos jogadores com o RYU, depois da disputa acirrada! foi bonito de se ver! ficamos felizes, sim, com um sorriso maior que no jogo anterior. essa manchete era verdadeira! (coisa rara)
    e, resk, <3<3<3<3

    ResponderExcluir
  4. Craque é Donida, que em apenas dois jogos (um deles ainda machucado) fez 4 gols e se igualou na artilharia :)





    só pra movimentar um pouquinho esse blog aqui. hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que dor de cotovelo, galera! Foi mais do que merecida a escolha de Victor Germano como craque do campeonato! E Mai...no fundo você torce pro FDM! Fala a verdade!

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Gol no veterano não conta...

      Excluir