segunda-feira, 20 de abril de 2009

Fernando Menezes - O homenageado da CPF

2 de julho de 1950. Ilha do Retiro. Chile x Estados Unidos. 4ª Copa do Mundo de Futebol. Ele estava lá.

6 de junho de 2009. Academia do Gol. Final da 6ª Copa Paulo Francis de Futebol-Arte. Ele estará lá.




Em 2 de julho de 1950, quando o Chile derrotou por 5 x 2 os Estados Unidos na Ilha do Retiro, na 4ª Copa do Mundo de Futebol, o garoto Fernando, com 15 anos, assistiu tudo de perto.

Em 1982, já jornalista, Fernando Menezes esteve na Espanha, acompanhando in loco a Copa em que o Brasil brilhou intensamente e foi destroçado impiedosamente por Paolo Rossi.

Hoje, no alto de suas 74 primaveras, ele é Vovô Fernando, apelido carinhoso que ganhou dos companheiros de redação do Jornal do Commercio, onde labuta há 40 anos. E o próximo grande momento do futebol que ele verá de perto será a final da VII Copa Paulo Francis de Futebol-Arte, em junho, na condição de homenageado da imprensa esportiva pernambucana, dando-nos a honra do pontapé inicial da decisão do maior torneio futebolístico que a Terra conhece.

"Sinto-me muito gratificado com a homenagem da Copa Paulo Francis e muito contente com isso", diz o boa praça Fernando Menezes, chamado carinhosamente de Vovô pelos companheiros da redação do JC. "Eu não quero ser cobrado pela justiça do país nem pelo o imposto de renda, também não quero ser denegrido, mas ser homenageado é ótimo", diz, com seu típico bom humor.

Menezes vê como importante a Copa Paulo Francis. "Tudo que você faz para congregar e para melhorar a qualidade da convivência eu apoio e acho que é importante. Praticar esportes é de importância fundamental. Acho muito interessante que se faça isso. Devia haver mais em outras universidades", diz ele, que só quando comparecer à grande final terá a exata noção da magnitude da CPF.


Apreciador do futebol sem restrições, Menezes defende as peladas. "Às vezes estou andando na praia e paro para olhar. Eu gosto de ver peladas. Aliás, eu acho que há um equívoco muito grande chamar jogo ruim de pelada. Pelada não é ruim não. Pelada é muito bom. Agora, se o peladeiro é de má qualidade técnica, aí é outra conversa."

Falando nisso, como Fernando se saía nos jogos de futebol de rua e na escola? "Eu era mediano, não era grosso, tinha uma boa noção, era atacante, mas com um defeito fundamental, chutava com um pé só, o pé direito, o outro era só para subir no ônibus. Quem não me viu não perdeu nada", afirma Vovô.

Por fim, Menezes define, para os menos experientes, aquele que emprestou o nome à Copa. "Paulo Francis, que vocês adotaram como patronos, era um jornalista de muita cultura. Uma pessoa muito culta, um crítico muito ácido e que montava seus textos em cima da ironia. Foi um sujeito importante na época da ditadura, batalhou contra ela. E era um intelectual. Fazia um pouco de tipo, era um tanto excêntrico. Mas foi uma figura muito importante."

Fernando Menezes foi convidado também para a abertura da competição, no próximo sábado. No entanto, estará viajando e, por isso, só irá na final.

Até lá então, Vovô!
Comentários
3 Comentários

3 comentários:

  1. O pontapé de Menezes no dia 6 de junho será o novo passo do homem na Lua. O encontro da copa de 7 anos com o profissional de 7 décadas é de suma importância e relevância para a história do futebol universal. Fico honrado de poder presenciar esse feito, hoje, com 21 anos, assim como com 15 o Vovô presenciou o jogo entre Chile e Espanha na Copa do Mundo.

    Abraços,
    Diogo.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Enplane The Pre-eminent Deals On [url=http://www.bodybuildingrx.com/products.html]Body Supplements[/url]. You don't understand how angelic these are on the side of you. Not on a wholesome

    diet? Than you lack to have supplements for your substance or you thinks fitting slowly get nauseated as you have older. How

    close is it to lift joke dispense of vitamins everyday? It's not. And it when one pleases redeem years on your life! Strain my Gurantee

    or your long green finance! I will in the flesh guarentee that you choice get thriving and perceive a gigantic discrepancy or you

    receive your spondulicks disregard! No B.S. Substantiation it into the open!


    [url=http://www.bodybuildingrx.com/products.html]
    supplements[/url]

    ResponderExcluir