terça-feira, 23 de março de 2010

FIFA planeja utilizar quadro de arbitragem da CPF na África do Sul

http://veja.abril.com.br/blog/copa-2010/files/2009/11/gol-henry-mao-afp.jpgPARIS, ZURIQUE – A mão boba do francês Thierry Henry em partida válida pelas eliminatórias européias para a Copa do Mundo de 2010, no ano passado, reacendeu as discussões sobre a utilização de recursos eletrônicos pelas comissões de arbitragem. La main de Dieu do craque francês custou à Irlanda o passaporte para a África do Sul e rendeu à FIFA uma reunião às pressas em Zurique, na Suíça, com o fim de avaliar o problema. A discussão não evoluiu quanto ao uso da tecnologia, mas a FIFA já manifestou o interesse em contratar integrantes do quadro de arbitragem da CPF para apitar jogos decisivos da Copa do Mundo.

O presidente do Conselho de Arbitragem da Copa Paulo Francis, Danilo Baiano, esteve presente em Zurique para ministrar uma palestra em que expôs sobre o modelo de arbitragem da CPF. “Posso garantir que os cartolas do apito residentes em Zurique estão embasbacados com as atitudes vanguardistas da nossa competição”, informou à reportagem do blog. Baiano recebeu, recentemente, o narrador Galvão Bueno em sua residência, em Paris. Na visita, - que deve ser exibida no quadro Na Estrada com Galvão - o global fez uma proposta para que o ex-atleta do VTU ocupasse a vaga de Arnaldo César Coelho nas transmissões da Globo na Copa do Mundo. Notabilizado pelo chavão “A regra é obscura”, Baiano educadamente rejeitou a proposta de Galvão, mas se afirmou disponível para ministrar um seminário para a equipe de comentaristas de arbitragem da Rede Globo, composta por Renato Marsiglia e José Roberto Right, além de Arnaldo.
Baiano exibe suas duas armas letais, na decisão da Copa Paulo Francis de 2009

Baiano também confidenciou ter sido abordado por Thierry Henry numa rua de Paris. Na oportunidade, o atleta francês abriu o jogo para o cânone da arbitragem. "A fuleiragem (sic) da classificação da França para a Copa 2010 diante da Irlanda não teria acontecido caso tivéssemos utilizado os árbitros de alto nivel da CPF. Eu apenas aproveitei as brechas e falhas da arbitragem FIFA..."
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Caros companheiros CPF!

    Confirmo em primeira mão que encontrei também com Raymon Domenech aqui em Paris. O fatidico treinador francês, que não goza de boa relação com a imprensa gaulesa, pretende passar duas semanas de estagio com os nossos treinadores CPF. "Preciso saber como lidar com futebol e imprensa ao mesmo tempo. Não tenho bolas para tudo isso", confidenciou Domenech.

    P.S- Segundo colegas francesas, a cabeça de Raymond ja esta à prêmio depois da Copa. A intenção dele é garantir um bom emprego em um clube europeu apos o torneio na Africa do Sul.

    ResponderExcluir
  2. Estilistas ligados a Fifa pediram referências a Baiano. Tudo indica que irão adotar o uniforme esporte-fino preto e branco habitual do nosso árbitro.

    ResponderExcluir