terça-feira, 9 de março de 2010

Primeira reunião: deliberações

É chegada a hora. Dois mil e dez começou (agora sim, de verdade) e, finalmente, os preparativos para as seis semanas mais esperadas do ano começaram a tomar um corpo mais sólido. Na tarde desta terça-feira, as diretorias da Copa Paulo Francis e da Copa Patrícia Poeta reuniram representantes de todas as equipes que integrarão o torneio para deliberar em primeira instância sobre os detalhes organizacionais das competições para este ano.

ALERTA DE SPOILER: Este post será longo. Muito longo.

Em pauta, havia a questão da escolha do campo (que não foi decidida, mas avançou); escolha do profissional e do professor homeageado desta edição (sim, escolhemos); preenchimento dos cargos ainda vagos (preenchidos); novo equipamento de sonorização; novidades deste blog; entre outras...

Pois bem. Antes de mais nada vamos a maior novidade do encontro:
A Direção da CPF tem o prazer de anunciar o mais novo saco de pancadas do torneio, ou melhor, o time dos novos calouros: o DPC, que escolheu o roxo como cor da equipe.
Na reunião, eles se comprometeram em fazer uma grande festa de abertura (ou pelo menos fazer uma festa, o que já seria um grande avanço em relação a CPF 2009), com direito a uma caixa de cervejas para cada convidado, gentilmente cedida pelos novos futuros jornalistas.

Imagem meramente ilustrativa

Prossigamos com os outros tópicos de discussão. Lembro, agora que ainda estou no começo do texto e alguém pode ainda não ter desistido de ler, que os comentários estão totalmenteabertos (também por decisão da Comissão Organizadora) e vocês podem e devem fazer qualquer consideração neste espaço. Brigas com o pessoal do RUN também estão permitidas. Pelo menos movimenta o blog.

Escolha do campo
Muito discutimos, conjecturamos e deliberamos e... não chegamos a lugar nenhum. Com tal impasse, ficou decidido que todos os presentes iriam pesquisar locais disponíveis, horários livres, preços, descontos, capacidade de público, número de camarotes, quantidade de tomadas, etc. e levaria um dossiê completo e aprovado pela FIFA (em três vias) para a próxima reunião, esta sexta-feira, 12 de março, às 15h, no Laboratório de Comunicação do Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE.

Datas
Se o local dos grandes espetáculos ainda não está definido, o mesmo não se pode dizer das datas. Graças a uma sagaz observação de um dos presentes (manifeste-se nos comentários, pois esqueci quem você é), percebeu-se que não há problema em iniciarmos a Copa no dia 1º de Maio, Dia do Trabalhador, já que o mesmo cai num sábado e, portanto, ninguém vai aproveitar para viajar num suposto feriadão. Encurtando a história, que esse post já está ficando muito longo e ainda há muito a dizer, eis as datas oficiais da CPF 2010:

1ª rodada: 1º/maio
2ª rodada: 8/maio
3ª rodada: 15/maio
4ª rodada: 22/maio
5ª rodada: 29/maio
Grande Final: Dia 5 de junho
(Com festa no Edifício Castelinho, em Boa Viagem)

E já que falamos de festas, torna-se inadiável anunciar um novo cargo que deve resolver a metade boêmia dos problemas das Copas. É o Secretário Especial para Eventos Especiais, que ficará encarregado de escolher, vistoriar, produzir e animar todas os festejos relacionados ao campeonato. Se estivesse no cargo em 2009, seria Eduardo Cazuza Rios (PDF) o cara que não deixaria o primeiro dia do torneio acabar como acabou. Há também outros cargos novos e novos gestores em cargos antigos. Conheçam a nova Comissão Organizadora da Copa Paulo Francis [e da CPP, que, na verdade, é formada apenas por Júlia Arraes (RYU)]:

Presidente
Gustavo Paredão Maia (PDF)
Vice-presidente e Editor-chefe do Blog
Luiz Felipe Campos (PDF)
Assessor de Imprensa
Diogo Madruga (BAU)
Secretário das Finanças
Rafael Magal (RUN)
Secretário de Eventos EspeciaisEduardo Cazuza Rios
Diretor de Logística Sonora

Rafael R9 Moura (RYU)
Arquivista
André Venturini Simões (PDF)
Gestor do Conselho de Ex-Dirigentes
Philipe Fifah (ETC)

Acham que acabou? Ainda não. Mas é pra já.

Os homenageados desta edição já foram escolhidos e serão informados, com todo o cerimonial necessário a tal honraria, até o fim desta semana.

Profissional homenageado

Xico Sá é um jornalista e escritor cearense. Tem 47 anos, nasceu no Crato e foi criado no Recife, onde cursou a faculdade e começou sua carreira. Atualmente faz parte da bancada do programa "Cartão Verde" da "TV Cultura", quintas-feiras, às 22h10, e é colunista dos jornais Folha de São Paulo, Diario de Pernambuco, Diário do Nordeste, Correio da Bahia, entre outros. Já escreveu nove livros e participou como co-escritor em outros oito. Mais informações aqui.


Docente homeageado

José Afonso da Silva Júnior, idade não encontrada no Google. Professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e integrante do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM). Mantém o blog de fotografia AF, de AutoFoco.
Tem, em seu histórico acadêmico, o feito de ter comprado uma caixa de Boêmia para integrantes do RUN (masculino e feminino). Espera-se do professor nada menos do que isso na cerimônia dos homenageados, no dia 5 de junho.

Sonorização
A CPF/CPP deu um novo passo em direção a sua grandiosa profissionalização. Ontem, foi assinado o contrato com o Diretor de Logística Sonora, Rafael Moura, que prometeu instalar, durante os jogos, uma mesa de som com capacidade para três microfones, mixagem em tempo real, e um amplificador super-potente. Ou seja, teremos não apenas a narração de alto nível, como também dois comentaristas fixos, um sobre a disposição tática das equipes e outro sobre a atuação do trio de arbitragem.

Fim
Acreditem. Ainda há mais coisas a dizer. Mas eu já cansei. O que quer que seja, fica pra outro post. Lembrem-se de procurar os campos e que a próxima reunião vai ocorrer nesta sexta-feira, às 15h, no Laboratório de Comunicação.

Ah, última coisa: até domingo deveremos ter um novo banner para o blog, feito por Aaron, do RYU. Aguardem. Acompanhem a comunidade da CPF no Orkut e sigam nossa conta no Twitter: www.twitter.com/cpaulofrancis

Sem mais,
Gustavo Maia
Presidente da Copa Paulo Francis 2010
Comentários
5 Comentários

5 comentários:

  1. É a camisa nova do RYU??

    Gostaria ainda de registrar a observação colocada pelas colegas da CPP - as novas cores do Blog devam procurar um maior/melhor equilibrio.

    Também como disse no grupo do google estão todas as informações que ficaram armazenadas das edições anteriores ( para quem quiser conferir.

    abs

    ResponderExcluir
  2. Pois é. Nada contra o matinho aí de fundo ser verde (até porque não tem muitas outras opções de cores...), mas pelo menos o banner... eu voto pra marrom! hahaahha

    Abraços,
    Diogo.

    ResponderExcluir
  3. Afonso pagou grade de cerveja pro RUN!!!!

    ResponderExcluir
  4. Por favor corrigir que eu não sou gestor do Conselho não. O conselho é apenas formado pelos ex-dirigentes e que funciona com uma caráter unicamente consultivo.

    Em nome dele, desejo a todos os novos dirigentes muito dedicação e esforço. E que sempre prezem pela tradição, pela afronta ao lugar comum e pelas homéricas celebrações que são - sem dúvida- os grandes trunfos da Copa Paulo Francis frente ao marasmo do jornalismo citadino.

    As recompensas logo virão.

    Saúde e bom futebol

    ResponderExcluir