sexta-feira, 30 de abril de 2010

A falta que a Paulo Francis lhe faz

Faltava cinco minutos para meia-noite quando Clarissa embarcou para Sevilla, em 19 de setembro de 2010. Deu um "até logo" para amigos, família e o curso de jornalismo da UFPE para intercâmbio de um ano na Universidad de Sevilla. Em sete meses, muitas experiências, amigos de diversas partes do mundo, um acúmulo de cultura especial. A vivência tem sido tão marcante que, de lá para cá, ela diz nunca ter tido uma vontade louca de voltar. Isso, até esta sexta-feira, 30 de abril.

Falta um dia para o início da VIII Copa Paulo Francis quando o coração de Clarissa se aperta e ela não quer saber de Sevilla. Quer saber é do PDF, os esmeraldinos que lutarão pelo bicampeonato da maior competição jornalístico-desportiva do universo. Ela, que viu cada vitória na campanha de 2009; ela, que foi derrubada pelo goleiro Guga "Paredão (de Taipa)" Maia — hoje presidente da CPF — logo após o apito final da decisão contra o RUN; ela... se desmancha em saudade.

"Em 7 meses aqui (na Espanha) eu nunca desejei estar em recife, mas a copa paulo francis
tá me quebrando na emenda... eu sou a bola dessa competição!!! :("
- @clarissagomes89

Sintam o drama.

Natal ano novo prévias Olinda Recife Antigo Carnaval Semana santa praia Porto de Galinhas Alto da Sé, centenas delas, dessas festas chamejantes, aniversários, amigos e familiares. Nada aperta-lhe mais o coração que a falta do futebol-arte praticado pelos homens-jornalistas-jogadores-deuses da Copa Paulo Francis — e das respectivas festas pós-jogos.

"Eles não são supermaravilhosos?", diria Clarissa Gomes — tal qual Baby Jane, a garota do ano.

Diria, não fosse o seu sentimento outro.

"Eu tô desolada. Sério, durante três anos eu fui público fiel! Vi o PDF nascer e agora posso dizer que meu time está no auge da carreira, né? Os meninos estão me falando direto da empolgação desse ano, ser campeão de novo e tudo mais, e queria muito estar aí para viver isso mais uma vez", diz.


Abaixo, a conversa do Blog da Copa Paulo Francis com Clarissa, via Facebook:

Blog da CPF - Já passou Natal, Ano novo, Carnaval, e um monte de coisa. E você sente que a Copa Paulo Francis superou tudo?

Clarissa - Certeza!!! Até porque Natal e Ano Novo passei com a família, Carnaval rolou por aqui. Praia, eu pretendo aproveitar o verão daqui... algumas coisas foram "substituíveis", mas a Paulo Francis não tem como :(

Blog da CPF - Qual o momento inesquecível que você viveu na CPF?

Clarissa - Momento inesquecível: Gustavo me derrubando no meio do campo e pulando em cima de mim no final da CPF ano passado. E as cachaças que eu tomei nas festas de 2008. Bom, posso dizer que eu vivia de CPF na época da copa. Sábados integralmente reservados pra isso =) Estarei torcendo de longe amanhã, podem ter certeza!

Blog da CPF - Como você estava se sentindo no dia que foi para a Espanha?

Clarissa - Eu estava tranquila, acho que a ficha não tinha caído que era um ano. E vinham amigos no voo comigo, então também ajudou. Eu tava realmente querendo muito vir, desde o começo da faculdade. Eu não vim "com o coração na mão", não. Pelo contrário. Eu vim tendo certeza que ia ser massa.

Blog da CPF - Já estava com alguma saudade daqui no voo?

Clarissa - A saudade veio mais com o tempo.. e com as pequenas coisas. Pequenos eventos daí que dá vontade de estar, como aniversário de pessoas proximas, etc. Mas de todos eles, a Paulo Francis com certeza é a que está mexendo mais! Não sei se porque também junta com os sete meses de bagagem nas costas. Já é um tempinho massa. Dá saudade que só dos amigos e de ter todo mundo reunido. =)

Blog da CPF - Agora uma pergunta fundamental, explica essa história de que você é a "bola da CPF".

Clarissa - Ai meu Deeeus, eu tô sendo entrevistada, hahaha. Rapaz, é porque bola é meu apelido "carinhoso" com os meninos lá da sala. Meio queima, né? haha. E tipo, surgiu independente da CPF. Mas como eu estava em todos os jogos... Daí a analogia. :)

Blog da CPF - O que teve de mais marcante para você nesse tempo? De mais edificante? Coisas que você não teria vivido aqui?

Clarissa - Os amigos que eu fiz. Porque, do meu grupo, sou a única brasileira, então tô constantemente convivendo com gente de culturas diferentes e tô sentindo na pele as consequências disso. Abri a cabeça.

Blog da CPF - Fala para a gente de alguns eventos específicos que você não vai esquecer e que te darão saudade quando voltares.

Clarissa - A semana santa aqui na espanha é bem peculiar! minha cidade realmente para para isso, eles dão muito muito valor. A "feria de abril", que acontece durante a primeira semana a cada ano, tambem é bem especial, você se sente transportado pra uma outra época. Mulheres com trajes de flamenco, essas coisas. Bem tradicional. Foi a vez que mais me senti experimentando de fato a cultura daqui. :) E tipo... ir em Londres e ver exposições únicas de Van Gogh, essas coisas também marcam que só, são oportunidades especiais de estar diante do que há de "must" no mundo das artes, no mundo, quer dizer.
______________________

Clarissa gentilmente pede licença para se arrumar para sair. Já que não tem Paulo Francis, vai afogar as mágoas lá por Sevilla mesmo. Comer umas tapas e tomar sangria.

Falta um dia. E, se o corpo de Clarissa não vai, o coração estará presente, da abertura ao último gole de cerveja na festa de encerramento, na Copa Paulo Francis 2010.
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Clarissa, meus olhos latejam em saudade de ti. Meu coração trepida tristemente sem tua presença. Volta para meus braços; para meu peito.

    O frescor dos teus beijos nenhuma outra mulher pode me dar. A inspiração para meu dias é cada vez menor. E o futebol, ao contrário da barriga, só faz diminuir sem os teus gritos de felicidade e excitação.

    volta o quanto antes
    te esperarei o quanto for preciso

    ResponderExcluir
  2. Aeee bolinha, fazendo sucesso aqui no blog! (Vide comentário acima).

    Te amo,
    Clárissa!

    Vai fazer muita falta esse ano.

    ResponderExcluir
  3. ahahahaha comédia!!!
    obrigada pela lembrança :)

    ResponderExcluir