quarta-feira, 20 de maio de 2009

Penâlti (ou vai que é tua Tafarell)





Decisão por penâltis nunca foi uma unimidade dentro do futebol. Meu avô sempre diz que "coração nenhum merece um negócio desse. Puta que o Pariu".

Sabemos que no final apenas um pode triunfar. Decisão empatada nunca agrada ninguém.Malagueta no sorvete. A disputa pelo gol traz isso.E esse ano serão penalidades máximas. Um contra um. Olhos nos Olhos. Olhos nela. Categoria; experiência; treinamento e malandragem unem-se em um retângulo amoroso em prol da vitória de uma só equipe. Pois quando o empate persiste não tem jeito. A torcida não pode esperar. A rede precisa de um balanço, ou como preferem os escribas do PDF, um afago.

Lembro bem da minha primeira decisão por penâltis como torcedor. Lá no quintal da casa de meu avô. Um jogo truncado. Família e amigos reunidos torcedo pela seleção canarinha. Mais de 20 anos sem apalpar um caneco. O orgulho e a autoestima do país manchados pelo impecheament. Um novo plano monetário vindo por ali. A fatídica e traumática morte de Senna meses antes da conquista. É TETRA; É TETRA; É TETRA; É TETRA; É TETRA; É TETRA;É TETRA;É TETRA;É TETRA;É TETRA;É TETRA;É TETRA.



Toda vez que escuto esse grito não consigo parar. Cartase única. As mesmas lágrimas daquela tarde escorrem apenas com a lembrança ecoando em minha pouca memória. Inesquecível. Salutar.

Nosso Capitão recebendo o trófeu das mãos do poderoso presidente dos EUA. O baixinho enrolado na bandeira nacional oscula a taça;sorri e chora. Nós aqui bêbados; felizes e campeões. Em breve teríamos eleições. O clima de euforia e esperança circulava novamente nos pulmões dos 170 milhões de brasileiros. Não importava o que aconteceria dali para frente. Muitos jogadores criticados que foram lá e baterem bem. Frieza e astúcia. Personalidade que faltaria a outros atletas quatro anos mais tarde com aquela derrota vergonhosa para os franceses. E, claro, um goleiro que virou mito.




É em momentos como esse que a máscara de jogadores da estirpe de Baggio cai. Arrogância e prepotência transformam-se em desolamento. Não é possível destinar o olhar nem para seu mais fiel companheiro, nem para um vira-lata quer saber de você. Instante que separa (que distigue) o simples craque, de um verdadeiro ídolo.

Por isso que os argentinos adoram tanto o Maradonna.

xxx

São muitas lembranças que os participantes mais novos da Paulo Francis - como o pessoal do RUN - conhecem apenas por videotape e as retrospectivas do Esporte Espetacular.

Mas, agora, esses garotos (que tem tudo para serem o melhor time calouro desses sete anos de CPF) podem ter uma nova chance.Uma emoção sem precedentes para seus atletas e para sua torcida. Em reunião Extra-Oficial foi decidido que, em caso de empate nas finais da CPF, haverá disputa por penâltis e não mais a vantagem direta do empate pelo time de melhor campanha - como acontecia até então. Ano passado sonhávamos também com o TRETA - mas saímos da final perdendo a taça para o MAA - sem eles nunca terem ganho da gente em uma partida sequer - ambos com o mesmo número de pontos - levando o título apenas por terem um saldo de gol maior. Parabéns pra eles.

Esse ano não. O nervosismo vai aumentar. Como disse, em caso de empate serão cobrados três penâltis para cada lado. Permanecendo o empate nos três tentos aí sim a vitória será pela campanha geral.

Categoria; experiência; treinamento e malandragem mais uma vez

Consagração e Frustação lado a lado.Preparação. Os artilheiros em busca da perspicácia. Os arqueiros exigidos como jamais.Olhos vidrados. Os times abraçados. O destino da bola dividido entre na mão dos deuses e os pés de seus afilhados. Haja coração.
Comentários
3 Comentários

3 comentários:

  1. rapaz... só não gostei da parte que, cobradas as três penalidades e o resultado mantendo-se empatado, o time com melhor campanha leva. deveria ser 1 pra 1. pra deixar mais emocionante ainda!

    um abraço

    ResponderExcluir
  2. oxe, em caso de empate, o time mais velho leva o título po... é melhor... só assim pra diminuir a chance dos calouros! :P
    hauhauhauhauahuahuahau


    viva o/

    ResponderExcluir
  3. oux, pênalti é minha especialidade, digo logo.

    ResponderExcluir