sexta-feira, 12 de julho de 2013

Diogo Madruga: "A CPF é uma cadeira do curso que tem carga horária eterna"

Diogo alega torcer pelo BAU, mas não
consegue esconder a admiração pelo FDM
O blog da Copa Paulo Francis traz uma revelação para você que é desligado o suficiente para nunca ter reparado: o Anônimo é Diogo Madruga. Really?Sério. Alguns de vocês podem não conhecê-lo, mas devo dizer que ele era peça fundamental para a manutenção e andamento de todas as polêmicas bem sucedidas que sobreviveram ao tempo na história da Paulo Francis como a maldição dos cinco pontos e outras tantas (são tantas!).

Ele nega, mas a gente sabe. A gente sabe também que debaixo de tanta ironia, sagacidade e acidez, Diogo nutre um amor incondicional pelo campeonato - ele foi o primeiro presidente da Copa Patrícia Poeta e teve cadeira cativa na diretoria através dos anos.

Tudo isso aconteceu antes de ele se mudar para São Paulo e abandonar para sempre (será?) o convívio entre os famoso atletas da competição e seu posto de criador de intrigas. Será que Diogo fez escola? Repassou seus conhecimentos para poucos e bons? É com imenso prazer que apresento a vocês o anôn - ops, Diogo Madruga! (Querido, justificamos o texto em sua homenagem)

Diogo, você é famoso por ser aquele cara que passou dez anos na universidade, mesmo depois de formado, e não largou a Paulo Francis de mão. Até hoje sente saudades. Qual é o feitiço que Paulo tem sobre você?

Antes de mais nada, devo avisar aos meus amigos que, sim, eu vou responder as perguntas a sério.

Bem, sobre a pergunta. A CPF, para mim, é uma cadeira exclusiva do curso de Jornalismo que tem carga horária eterna. Eu sou amante do futebol, da comédia e da cerveja, e a Copa era uma oportunidade de trabalhar os três de forma integrada e, acima de tudo, divertida. Poucos sabem disso, mas eu era extremamente introspectivo e pouco interagia com o pessoal da minha sala. Isso obviamente mudou com as quatro linhas (da página do blog e do campo) servindo como desculpa para eu interagir. Escrever pro blog e participar da Copa se tornaram uma religião para mim. O espírito da Copa se atrelou ao meu e quando percebi, já estava formado há dois anos, morando a 2.600 quilômetros de Recife, e acompanhando no detalhe tudo o que podia da Copa. Acho que essa é a "história" de todo mundo que vive a Copa ao seu máximo, mas eu me considero um grande representante do espírito CPF.

Você, como primeiro presidente da Copa Patrícia Poeta, o que acha do futuro que a competição tomou?

Extraordinário. A primeira Copa Patrícia Poeta que vi foi na verdade um amistoso pós-CPF, na casa de uma das meninas, num campinho, se não me engano vitória das meninas do BAU sobre as do VTU, que eram os únicos grupos femininos que se formaram. A partir dali, a coisa se desenvolveu de forma rápida. As meninas do RYU acredito que foram essenciais para essa evolução, já que formaram um time de cara, além de serem as únicas a fazer frente ao VTU em termos de torcida feminina. Como eu tinha um bom relacionamento com as calouras, abracei a ideia. Tudo correu maravilhosamente bem, tão bem que virei para os meninos e falei "é maior do que a gente, vai ser a CPF do futuro", e assim nomeei Julia Arraes como primeira presidentA da CPP. Uma jogada política de muita astúcia que preparamos, antecipando a eleição da primeira presidenta do Brasil, e colocando uma Arraes como a cara da Copa.

Na rodada passada, uma menina apitou um jogo da CPP pela primeira vez em seis anos. O que você tem a dizer?

Na verdade, tenho um pouco de receio. Arbitragem no futebol é um caso de muita intriga, na CPF, principalmente, pois é o maior torneio esportivo do mundo. Não me crucifiquem, mas mulheres, em geral, tem menos espírito esportivo que homens, pois levam muito pro lado pessoal as coisas. Mas eu acredito na CPP e em suas meninas. Não posso opinar sobre os jogos em questão, pois não vi, mas sei que vai ser mais um sucesso dessas lindas.

A vez que o BAU chegou mais perto do ouro da Paulo Francis foi contra o RUN, em 2010. O que você e o time sentem ao saber que a laranja mecânica está em uma situação tão difícil nesta edição da CPF?

Aquela foi a primeira final em que um erro de arbitragem realmente definiu o placar, com provas e declaração de culpa depois. Mas só falo isso pra não faltar um chiliquinho do BAU nessa história toda. A verdade é que o RUN é um time que tem jogadores que admiro muito. Mas é normal esse fim de carreira melancólico. O ETC teve esse problema, o PDF capengou e depois cresceu de novo. Acontece.

Para que time você torce?

BAU. No submundo do futebol que a corrupta CBF patrocina, torço pro Náutico.

Time do RYU homenageia o BAU em sua última partida pela CPF
quando Diogo (embaixo, à direita),  ainda podia chilicar no blog da Paulo Francis
No começo de sua vida, tivemos informações que você era da turma do basquete. Quando ocorreu a mudança mágica para os campos da Paulo Francis?

Foi engraçado isso. Eu sempre curti assistir futebol, jogar, muito pouco. Até que eu machuquei o joelho, me operei, e soube da existência da CPF. Não participei do primeiro ano, pois estava operado, mas treinei bastante para o próximo ano, e assim por diante.

A final da CPF/CPP está marcada para o próximo dia 13 de julho. Você irá comparecer ao evento?

Esperem e verão. :)

Se pudesse jogar em um time atual, em qual time jogaria?

Conheço pouco os calouros, o novo FDM e o PCF, embora o último eu tenha observado com mais cautela e acho que teria espaço no time para melhorar a velocidade. No fim das contas, não tenho como negar, eu jogaria no RYU, não só por gostar do estilo de jogo dele, por já termos jogado juntos, como também por saber que eu me dedicaria mais. É o time pelo qual torço atualmente na CPF e onde residem alguns de meus melhores amigos do curso.

Como todos os anos, os anônimos fazem sucesso no blog, para o bem ou para o mal. Você, como anônimo oficial no coração de todos nós, acha que ele deve continuar enchendo o nosso saco ou deve ser vetado, eternamente, para que a imagem da ironia e sarcasmo seja mantida?

Essa eu vou deixar para o meu amigo Anonymous Anônimo responder:

DIRETORIA DE MERDA, ACHAM Q PODEM NOS DERRUBAR?? JUNTOS SOMOS MUITOS E TODOS SOMOS UM. O GIGANTE ACORDOU E N É O CORONELISMO DESSA CÚPULA Q VAI NOS CALAR.

Em outras palavras, que continuem todos os anônimos a importunar cada post. Com parcimônia, não no número de comentários, mas no uso do anonimato. É um personagem maravilhoso que acho que só contribui para o bem da CPF. O anônimo posta, vocês respondem ou não, mas sempre nos mesmo termos que é a proposta da Copa. O tom do Paulo Francis está exatamente o mesmo de outros anos e outras diretorias, o que é adorável. O blog vem sendo levado com louvor pelos novos cabeças, tirar o anônimo só vai trazer desvantagem e me impedir de postar, digo, impedir outros anônimos de postar.

* Para nossa surpresa, Diogo Madruga mandou abraços após entrevista.
Comentários
5 Comentários

5 comentários:

  1. Too long, didn't read.

    Abraços,
    Anônimo.

    ResponderExcluir
  2. "... O GIGANTE ACORDOU...", Diogo sobre o RUN.

    Abraços,
    Diogo.

    ResponderExcluir
  3. diooooooooooooooooooooooooo! voce devia ganhar o premio de melhor anônimo! ou deveria existir o prêmio dio para melhor comentário anônimo.

    ResponderExcluir