quinta-feira, 10 de abril de 2008

Enfim: BAU 2x3 ETC

Se da união de vermelho e branco nasceu a força e a raça, o amarelo-rubro faz o fogo. E é assim que é toda partida entre ETC e BAU: no mínimo, quente. Mal sabiam os calouros do RYU e os recém-formados do MAA que seu jogo, tão aclamado, pareceria tão distante no tempo ao final da rodada. Mal sabia a revelação 2007, PDF, e os sempre "quase-lá" (estão até quase lá pra se formar) do VTU que seu épico passaria rápido como um curta-metragem diante da guerra que estaria por vir. E foi assim: guerra.

Entraram em campo os amarelos e os vermelhos. E as diferenças pareciam gritantes. O BAU, pior time das últimas duas edições da copa; caracterizado por conseguir sempre quase perder por W.O. (às vezes até consegue), e por sempre perder; uma sigla sem significado; um jogador Sem Nome. O ETC, campeão da edição de 2007, nos 5 anos da Copa; o maior contigente de "guerreiros" juntos com um único objetivo desde os 300 de Esparta; um time que nasceu para o sucesso; jogadores que exalam futebol de seus poros. Não dava. Antes do jogo, os atletas do BAU pensavam: "Vamos lá para conseguir pelo menos não passar vexame". Do lado do ETC, a idéia era "fazer saldo". Todos enganados.

Quando os pés dos atletas tocam o gramado, as diferenças vão para o banco de reserva, e o jogo que parecia o cumprimento da rodada se torna o embate do dia. A princípio, perplexos, os espectadores não reconheceram o BAU nem o ETC em campo. Um a zero. O BAU vencia com um gol de Diogo, o Boneco de Olinda, o nosso Peter Crouch. E só aí os espectadores passaram a reconhecer o ETC em campo. Os vermelhos decidiram descer do salto alto e jogar com seu time de verdade. Mas estava lá Múmia, indiscutivelmente o melhor goleiro da Copa já. E quem não faz, leva. Dois a zero. O mesmo nome, o mesmo amor pela camisa. BAU ganhava por 2x0 com dois gols de Diogos. Mas se era preciso dois Diogos para fazer dois gols no ETC, foi só preciso um Luís para abalar o escrete amarelo e fazer outros dois, para o ETC, que com mais um de Péron (que durante o jogo foi de goleiro a atacante) conseguiu a virada histórica. Mas se dizem que "de virada é mais gostoso", enganam-se.

Vexame

Nem tudo são flores nessa partida (aliás, muito pouco foi). Apesar de toda a magia futebolística que parece ter sido demonstrada pelos times, na verdade, tudo não passou de uma ilusão, se considerado o vexame que os jogadores (e não só eles) deram. Não sei se por desatenção, frustração pela derrota ainda recente ou pura "malandragi", mas o juiz da partida parecia estar de brincadeira. Era falta não marcada de um lado, lateral errado de outro, jogador entrando antes do tempo; uma verdadeira zona, é como se pode caracterizar a arbitragem do jogo. Indiscutivelmente atrapalhada. Nos outros dois jogos também houve isso, porém, o clima desse jogo necessitava ainda mais de uma boa arbitragem. Ao meu ver, Bola Murcha da rodada. Mas não é só de mals apitos que se vive a vida. Três figuras também se destacaram como "bola murcha" entre os """"atletas"""". Do lado vermelho, Rôssef Luís, el loco. Ao amarelo, Breno, ou Tony Garrido Chiliquenta, e Múmia, o impenetrável. Discutir quem começou é mais difícil do que a dúvida sobre o ovo e a galinha, mas uma coisa é certa: terminou mal para ambos os lados. O tão almejado fairplay da CPF parece se juntar às diferenças no banco de reserva durante esses embates entre ETC e BAU, posto que no ano passado, vimos os mesmos atos vexaminosos acontecerem entre os saudosos Lucas (com o futebol morto) e Davi (atacado por uma cirrose e em tratamento na Espanha). Eu, como amante do futebol, peço desculpas não só pelos meus dois colegas, mas também pelo adversário, pois somos mutuamente responsáveis ao entrarmos em campo. À torcida, aos espectadores não-torcedores (isso é possível?), até ao próprio Deus: perdoe-nos, somos humanos, antes de atletas. Erramos, mas, principalmente, nos arrependemos, e acredito que esse é o sentimento que habita os nossos pensamentos agora. Que o campeonato seja como a primeira parte deste texto. Que façamos da Copa Paulo Francis o que ela é, o que ela merece. Mais desculpas, e obrigado.

Abraços,
Diogo.

Comentários
10 Comentários

10 comentários:

  1. É isso aí.
    Aquele que nunca brigou, que atire a primeira pedra.
    \o/

    ResponderExcluir
  2. Dio, texto perfeito. Assino embaixo de cada palavra.
    E que, a partir de agora, a Paz Reine entre nós.
    Peço também desculpa, em nome do ETC, ao comportamento de Rôssef.
    E que os Deuses do Futebol nos guiem!

    ResponderExcluir
  3. Acho que cada um dos envolvidos devia ceder espaço para as próximas festas.

    Resolvido?

    ResponderExcluir
  4. e as lutas de boxe organizadas para o show do intervalo?

    ResponderExcluir
  5. Concordo plenamente com Phillipe.
    Não se tocará mais no assunto assim que sejam divulgados os próximos locais para as festas. Dito isto, sugiro um punição alternativa para as próximas expulsões. Em vez de banir o jogador por 6 minutos e meio (mesmo que devidamente cronometrados) deveria ser exigido dele a disponibilização de um local adequado para a festa da semana seguinte. Sendo assim teríamos dois problemas resolvidos com uma medida só, o da expulsão, que tanta polêmica causou na primeira rodada, e o do local das festas.
    O que acham?

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Só tem galera que gosta de ver o circo pegar fogo e cachaceiro nessa copa!
    No mais, as lutas de boxe continuaram tão confirmadas, né? E onde será a próxima festa?? :E

    ResponderExcluir
  8. Excelente o texto, Diogo.
    E sem render mais esse papo, peço desculpas por algumas atitudes desacertadas - e somente por essas.

    PS: Gordinho, meu chapa, eu tou grandinho. Fica feio pra mim e pra tu isso de "peço desculpas em nome de Luís". No Cac, então, valha-me, nossa senhora... vão acabar falando mal.

    ResponderExcluir
  9. Rapaz Luís, eu sou muito bem resolvido.
    E, dentro de campo, na equipe, um membro faz parte do todo. Então a sua atitude acaba afetando a todos nós.
    é isso.

    ResponderExcluir
  10. essa história de um membro no outro não dá certo, se é que vocês me entendem...

    ResponderExcluir