segunda-feira, 28 de abril de 2008

ETC X MAA – Quando o povo derrubou a rainha.


De um lado a rainha e seus súditos. Do outro o proletário vermelho, sensação da copa com uma campanha invicta e os jogos mais emocionantes da competição. E como emoção é a palavra chave, Gordinho logo botou Wagner pra chorar com uma marcação implacável, deixando a rainha como mero enfeite de seu reino.

Na mesma linha Telecat, o primeiro ministro Bode Macalé distribuía voadoras à la Diesel ou, para os mais novos, tal qual Guile de street fighter de rodoviária. Ânimos exarcebados, corre e corre e eis que em um lance de azar Rafael Cientista (bravo defensor do jogo) comete gol contra. Rapidamente Wagner grita para si a autoria, comemora ridiculamente como se tivesse feito, bate no peito e no bucho mas o juiz não engole, dá o gol contra. Nada mais justo.

E o jogo ganha ares dramáticos para o Jambo Team. Em toda a sua história, a máquina rubra nunca havia perdido para o MAA - agora são duas vitórias e dois empates levando em conta o jogo contra o UAL . Porém, Macalé, Davids e Zé Careca vinham com a macaca. Do outro lado, Cientista se redimia com bravos cortes. Rôssef, sagaz atacante baleador, guardava a baliza vermelha com atenção redobrada.

No ataque Perón tentava escapar da fúria macalense e Lucas,bem, Lucas pensava nos ensinamentos de Dona Enedina, avó do ilustre narrador Henrique e dona da melhor escolinha de futebol do Recife. Há três anos, Lucas foi taxado como maior revelação da Paulo Francis. Já clamavam pela campanha L100 quando uma série de cirurgias no tornozelo e problemas com Glacial fizeram o próprio time colocá-lo na função boneco de posto/cone de auto-escola.

E foi no CT de Dona Enedina que o nosso herói reencontrou o futebol .E finalmente esse miserável tirou a uruca quando, após passe de Rôsséff Louis, encheu o pé em um chute que deixou o goleiro Rodrigo LSD procurando as penas da coruja. Wagner correu, comemorou abraçando toscamente os integrantes do ETC como se ele mesmo tivesse chutado e feito o gol mas o Juiz não acreditou. Enquanto no campo todos do Jambo Team agradeciam aos céus pela volta do atacante, Mestre Caio se aquecia para entrar em campo.


O segundo tempo foi história: em tabelas impressionantes com o Mestre, Rôssef e Fifa, Lucas assinalou mais 3 golaços tornando-se o maior algoz do MAA ( contra a baleia azul, o atacante soma agora 8 gols em cpfs). O time da Rainha dos mares ainda diminuiu com LSD mas Perón em linda jogada (na qual driblou Davids, Macalé e Zé Careca ) fechou a tampa do caixão.

Enedina, os deuses do futebol te louvam.

Valeu ETC

Seu Péron, que acompanhou tudo pelo Pay Per View.
Comentários
15 Comentários

15 comentários:

  1. O bom são as desculpas: no empate do UAL em 2005, faltou humildade; na derrota do ano seguinte, faltou fôlego; no empate em 2007, faltou sorte; esse ano, faltou elenco.

    ResponderExcluir
  2. Peço desculpas ao time pelo gol contra. Mas ainda bem que o professor nos orientou e graças ao Estado conseguimos levar os 3 pontos para casa.

    ResponderExcluir
  3. Destaque também para a contusão inexplicável do Gordinho. Nosso presidente topou numa latinha jogada pela torcida e teve que sair antes do término do primeiro tempo. Sorte que com mais um feriado "justo" ele deve ter tempo para a recuperação.

    MAA prometido! o W60 ficou para depois. Espero reencontrar vocês na final para realizar a despedida dos Movidos a Água. Tal como mandamos a PIA para a eternidade em 2007.

    Agora vamos contra o VTU, que virá embalado pela vitória em cima dos calouros e promete encher o tanque, ou melhor, o caneco durante feriado.

    Para isso o ETC Girl está sendo mobilizado a suprimir a VTUmania

    ResponderExcluir
  4. Eu vou na banalizada (des)culpa do juiz e como todo bom loser que usa essa (des)culpa, também tenho lá meus argumentos. Lembro que a primeira frase do Gordinho (ETC) em campo foi "eita, Carlos, tu tás apitando no grito, meu irmão", logo após o árbitro marcar uma falta, atrasada, por causa do esparro verbal de Júnior. E nunca duvidem da dimensão do esparro verbal de Júnior. Só para ilustrar, a partir de outro lance, percebam como ele grita enlouquecido, quando quer bater o lateral e alguém pega a bola antes dele. É de dar medo e isso porque somos do mesmo time.

    Mas voltando ao juiz, ou melhor, ao jogo, como imaginei logo depois do primeiro lance histérico não faltaram gritos em campo. A bola saía e lá estava o juiz fanfarrão sem saber para que lado levantar a mão. Achei tão estranha a cara de não-faço-a-mínima-idéia. No final das contas, quem gritava mais alto era o dono da bola. Em dado momento, a bola saiu pela linha de fundo e assumimos que a posse era do ETC, mesmo nosso perspicaz juiz marcando o contrário. Demos um escanteio de graça. Quando a mesma situação aconteceu em um mero lateral de forma invertida, o silêncio reinou entre os jogadores do ETC. Achei constrangedora a situação, mas a culpa sem dúvida foi totalmente do juiz. E agora sem desculpa.

    Mas o peculiar mesmo aconteceu quando Carlos veio me falar que nosso time perdeu, porque futebol é jogo de macho. Fiquei pensativo, talvez gravando tudo lindamente em um celular alheio, enquanto ele usava um exemplo bem bizarro ao constatar uma diferença de quase 30kg entre nós dois: “se eu der uma entrada por trás em você, você vai levar a pior. Futebol é isso”. Ok, papo estranho. Opss... papo de 'macho'. Preferi concordar naquela linha ‘ok, passar bem, manda um beijo pras crianças’, mas fiquei me perguntando, se o futebol, para ele, era jogo de grito de macho no cangote do juiz. Deve morrer de arrepios só pode. E aí quem gritou mais alto – gritos de 'macho', óbvio – terminou ganhando o jogo.

    Ps.: A outra (des)culpa é que Lucas Cardim se garantiu e eu não estava com a minha bermuda da sorte.

    ResponderExcluir
  5. Campanha ridícula essa do gol contra. O gol foi meu, isso ficou claro. Tava nem sabendo dessa história de desvio. Se me querem tirar a artilharia, ao menos o façam com decência.

    ResponderExcluir
  6. Com relação ao jogo, fomos superiores no primeiro tempo. Tomamos o empate num vacilo. Na volta do intervalo, o ETC me ofereceu um gole d'água amaldiçoada. Inocente, bebi o líquido da desgraça e não consegui mais jogar. Levarei o caso à Fifa.

    ResponderExcluir
  7. Rodrigo, cara, reclama de juiz não. Fosse um juiz decente Juvino tinha sido expulso 2 vezes, pelo menos. O bicho deu 4 entradas criminosas (duas em Caio, uma em mim e outra em Lucas) teve sorte do juiz ser bobão.

    Quanto ao lance do escanteio, no primeiro tempo, que você diz ter relação com o escanteio do segundo tempo, as coisas não são bem assim. Thiago assumiu que a bola desviou nele, mas ninguém do time de vocês queria que o juíz marcasse. É fato. Quanto ao lance do lateral, que envolvia Perón ou Lucas - não sei ao certo -, o sujeito não assumiu - é um fato isolado, pelo qual ele responde individualmente.

    Se for ver questão de anti-jogo, eu voto nas entradas violentas de Juvino. Assumidamente "na maldade".

    Com relação ao texto dizer que o primeiro gol do MAA foi um gol contra de Cientista tá errado. E é fuleiragem com Cientista, cá pra nós. O gol foi de Wagner mesmo. Gol feio, de sola, mas dele. W53. O cara já perdeu o jogo e vocês ainda querem deixar ele sem gol, pô... É sacanagem.

    Caio enumerou as justificativas. É engraçado. Mas espero pegar o MAA na final de novo e carimbar o passaporte pro além - como disse Fifa - e, aí, acho que vai faltar é desculpa...

    Wagner, o autor do primeiro gol do derrotado MAA, diz que o time dele foi superior no primeiro tempo. Foi porque nós deixamos, é preciso dizer. Entramos com uma formação pra deixar poucos espaços, e se vocês marcaram o primeiro gol foi por uma falha individual de um jogador nosso. Alguém aí sabe dizer algum lance de perigo fora o próprio gol? O segundo tempo - nossa senhora! - foi um passeio. Ou alguém não lembra de algum lance além dos quatro gols do ETC?

    ResponderExcluir
  8. Júnior foi a pomba gira do jogo.

    ResponderExcluir
  9. De fato, Luís, não há o que reclamar da arbitragem. A vitória do ETC foi incontestável, e até peço desculpa ao escrete vermelho pelo destempero de Júnior, são excessos e erros que se cometem durante uma partida. Mas, mesmo em campo, falei que deveríamos perder na bola, sem apelar. E assim foi.

    Fizemos um primeiro tempo equilibrado, de muita marcação e pouco futebol. Aproveitei a única chance que tive, me antecipando ao zagueiro. Tomamos o empate num vacilo. Já o segundo tempo foi desastroso. Quando levamos o gol da virada, nos descontrolamos, não soubemos jogar com o placar adverso. E aí pesaram a parte física e a emocional. Mérito do ETC, melhor time da copa. Pelo conjunto, pelos reservas, pela homogeneidade, pelo entrosamento, pela paciência.

    Espero, de verdade, tornar a encontrá-los na grande final e ser um adversário mais difícil que domingo último - sei que podemos. Agora, é assimilar a derrota e seguir em frente.

    ResponderExcluir
  10. Agora que a liberdade pisou, acho que ela também devia nos guiar. Estava com tanta raiva no post anterior que esqueci de comentar o quadro. Gosto muito dele.

    E, Luís, não tenho dúvida de que Júnior deveria ter sido expulso. Ele foi pro gol, justamente porque estava meio fora de controle (e sem preparo físico) e não porque eu queria dar show de bola em campo. Pelo menos fiz um gol. :P

    ResponderExcluir
  11. esse júnior é uma figura. parece até que nunca pagou psicologia da comunicação.

    ResponderExcluir
  12. Ei Luís, O MAA teve pelo menos uma chance no segundo tempo, além do gol.

    Wagner entrou de frente pra rede. Defendi. Ou será que ele chutou em cima de mim? Tanto faz.

    Wagner ficou tentando dar os dribles - Ballet ensinado por Farofa. Não deu certo. Davids pouco acionado. Macalé destemperado. Tiago envolvido pelas meninas da torcida. Rodrigo sem Bermuda.

    JB, só faltou você!
    Como vão as peladas aí pelo Velho Mundo?

    Abraço do Brasil
    CCCP

    ResponderExcluir
  13. Eu ganhei um apelido? Nem sabia disso. Hahaha. Só não vou dizer que não gostei dele pq senão pega. :P

    Que o ETC foi superior, isso é incontestável. A tática de colocar os jogadores mais lentos, mais pesados [Gordinho, isso pode ou não ter sido uma referência a vc] primeiro pra depois, qdo nós, velhos de guerra cansados, já estivéssemos mortos é uma boa. Nós não temos capacidade física pra acompanhar Caio e Lucas correndo, especialmente no segundo tempo. E nem reservas descansados pra dar um tempo pros outros.

    Enfim, o resultado foi justo.

    Ah, e quanto ao lance do escanteio, eu sou adepto do fair play. A bola pegou em mim, saiu pela linha de fundo, escanteio pro outro time, oras! Vou mentir por besteira, não. ;)

    ResponderExcluir
  14. Luís, eu não fiz o post. Quando li, pude logo notar que aquilo do gol de Wagner era uma brincadeira. Só entrei nela. (acho que ainda se pode fazer isso aqui sem ser o 'anti-ético', né?)

    A verdade todos sabem, só espero que ela não tenha sido filmada =P

    ResponderExcluir
  15. antes de tudo: perdemos.
    ou melhor, o ETC venceu.

    gostei do resumo de caio com relação às desculpas. elas são boas mesmo e não estão longe da verdade. Mas é fato, o ETC é um bom time, um time entrosado e rápido, com bom elenco.

    A história do MAA, ao contrário, mostra que sempre estivemos aos trancos e barrancos, jogando até com um a menos em diversas ocasiões - eu mesmo, de todas as partidas da paulo francis, devo ter disputado apenas a metade delas.

    quanto ao destempero, descontrole, ou "pomba-girice", peço desculpas, como o fiz ainda durante o jogo e depois do jogo. mas gostaria de salientar que as jogadas não foram e nunca serão "assumidamente na maldade". Joguei pra parar a bola (e o jogador), com dureza, mas jamais para "quebrar a perna" ou "pisar no tornozelo" de seu ninguém - foram todas jogadas pra parar o lance com falta, num tom excessivo, mas sem querer estrupiar nenhum jogador - coisas de uma irritação descabida, um certo nervosismo e da falta de fôlego pra acompanhar os lances.

    espero sinceramente encontrá-los na final. e dessa vez, mesmo perdendo mais uma vez, poder realizar um jogo à altura das duas equipes, pois nós não apresentamos um bom futebol e lucas (que partida foi essa dele, hein?!) soube aproveitar suas oportunidades.

    Como falei a luiz, o campo é o campo. fiquei exaltado, assim como ele também ficou exaltado de outras vezes. acontece. não deve acontecer. quanto ao meu esparro verbal, bom, coisas argentinas e de querer ganhar o jogo (não sabia que causava medo.).

    acho que é isso.

    abraços,
    júnior

    *paguei psicologia da comunicação com a relações públicas da EMTU. acho que não deu certo, né?.

    ResponderExcluir