quinta-feira, 3 de abril de 2008

Novas Regras

Pois é, sabemos que a empolgação é extrema e a única coisa que nos sobe a cabeça durante a semana é a sensação de correr no gramado verde CPF após o gole saboroso de uma cerveja gelada. Entretanto, como excelentes profissionais que somos, não podemos deixar de lado a reformulação das regras que compõem a Copa mais calorosa de todos os tempos! Seguem abaixo as novidades e algumas ratificações:

1.Pode recuar para o goleiro?
Sim, o recuo para o goleiro é permitido, contudo apenas uma vez a cada jogada. Ou seja, recuar a bola duas vezes seguidas para o goleiro pegar com as mãos (jogador para goleiro -com as mãos-, goleiro para jogador, jogador novamente para goleiro -com as mãos-) gera falta dentro da área.

2. O tiro de meta pode ser cobrado com as mãos?
Sim, apenas pelo goleiro, claro.


3. O goleiro pode sair jogando do tiro de meta?
Não, para o goleiro sair jogando do tiro de meta é necessário que o mesmo toque para um jogador e receba a bola novamente.

4. Como funciona a cobrança de lateral da Copa Paulo Francis?
O lateral pode ser cobrado de pé ou de mão. Neste último caso, o cobrador deve usar as duas mãos para lançar a bola por cima da cabeça, como nos jogos da FIFA. Se por acaso a bola for lançada com apenas uma mão ou se o jogador achar que está jogando basquete e lançar a bola de forma “bizarra”, o lateral será cobrado pelo time oposto (reversão).

5. E a invasão na cobrança do lateral, ocasiona reversão?
Bom, nesse ponto a comissão da CPF resolveu dar uma “colher de chá”. Devido ao pequeno espaço lateral do campo (propositalmente construído para uma aproximação maior entre os milhares de espectadores fanáticos e os ídolos do futebol jornalístico, e também para os jogadores poderem tomar uma cervejinha nos momentos de bobeira) foi decidido que é permitido não apenas pisar na linha, como também ultrapassar a mesma, desde que o pé dianteiro do jogador permaneça com alguma parte ainda fora do campo ou em cima da linha de cobrança. Caso contrário, acontecerá reversão.

6. O escanteio pode ser cobrado com as mãos?
Sim, valendo-se das mesmas regras da cobrança de lateral.

7. O jogador pode ser suspenso de um jogo seguinte por expulsão ou excesso de cartões amarelos?
Não, isso prejudicaria alguns times que possuem apenas 5 jogadores disponíveis.

8. O que acontece em caso de expulsão?
O time deve permanecer com um jogador a menos durante um quarto de jogo da partida (seis minutos e trinta segundos), podendo o próprio expulso voltar ao campo depois de passado o tempo.

9. Em caso de empate na final, qual o procedimento?
Apenas na final que decide o campeão o resultado de empate resultará em disputa por pênaltis. Os pênaltis serão de 1 para 1.

10. Quem conduzirá o jogo?
Um árbitro e um assistente, ambos ex-peladeiros da CPF.

11. A quantos passos da falta deverá se posicionar a barreira?
A 4 passos, contados pelo juiz.

Todas as decisões foram discutidas e votadas pela comissão da CPF visando o bem do campeonato. Caso alguém seja contra, fale agora ou cale-se para sempre. A todos um bom espetáculo, e aos calouros uma chuva de gols contra!

Eduardo “Cazuza” Rios, secretário da Pasta de Ações a Longo Prazo.
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. E a sensatez impera na CPF 2008...
    Que maravilha!

    ResponderExcluir
  2. Olá, gostaria de pedir desculpas pela ausência na última reunião - é que estive na capital federal participando da cerimônia Futebol e Magia apresentada por Paulo Coelho.

    Como membro da executiva gostaria que o resto da comissão fizesse uma revisão sobre o item 9. Disputa de penâltis na final.

    Sou contra por dois motivos básicos. Primeiro, nosso tempo é curto. Não sei se teríamos tempo suficiente para realizar isso de uma forma tranquila e eficaz. Esse modelo prejudicaria ainda o jogo da Patrícia Poeta - o que meus nossos olhos não vão querer.

    Segundo, também sou a favor que o time de melhor campanha tenha a vantagem do empate. Isso sempre foi lei na Paulo Francis. Justo.

    Com essa explanação espero que as equipes se sensibilizem e que a decisão seja revista.

    Obrigado
    Philipe
    Secretário Executivo

    ResponderExcluir