domingo, 6 de abril de 2008

PDF X VTU




Escrevo este texto com a certeza de que palavras não são suficientes para transmitir a extraordinária emoção do embate entre PDF e VTU, times do 3º e 9º períodos de Jornalismo da UFPE, respectivamente. Garanto, entretanto, me empenhar tanto quanto no jogo (já histórico) que aconteceu ontem, pela primeira rodada da Copa Paulo Francis 2008.

Uma final de Libertadores entre Boca Juniors e River Plate numa disputa de penalidades máximas provavelmente não causaria tamanha histeria nos torcedores quanto a batalha travada entre as escretes verde e branca. Se o jogo do ano passado já foi emocionante , com um gol anulado de forma polêmica e outros oito marcados legalmente, esse foi além. Só o primeiro tempo já serviria para a descrição acima, mas foi no segundo que as frases "haja coração, amigo" e "puta que pariu" puderam ser ouvidas com mais veemência. A seguir elencarei a ordem dos momentos mais importantes da partida:

1º tempo
- O jogo está muito marcado e numa saída de bola errada, Eduardo "Cazuza" se aproveita e manda a bola para o fundo da rede adversária. 1 a 0.
- Num persistente ataque do VTU, João Lucas chuta fraco e numa falha terrível do goleiro do PDF a bola entra.
- Cazuza usa sua perna de 2,33m para alcançar uma bola e toca para Anderson "Princesa Sarah".
- Numa jogada trabalhada dos ex-calouros a bola sobra para Luiz, que solta uma bomba e deixa seu time na frente. 2 a 1.
- Num chute forte de Karlos a bola vai ao canto esquerdo do goleiro que ainda consegue defendê-la, mas, traiçoeira, volta para o meio do gol. 2 a 2.

2º tempo
- Rafael, que entrou no lugar de Chico, perde um gol incrível, na cara do gol. Gritos de "vá tomar no cu, porra" são ouvidos na Academia do Gol Soccer Arena.
- Num contra-ataque avassalador, a equipe branca surpreende o PDF e Farofa consegue virar o jogo. Esse gol tinha tudo para abalar a aguerrida equipe verde. Não foi assim.
- Faltavam poucos minutos para o fim da partida. A velocidade do jogo era intensa, os jogadores estavam muito cansados.
- Princesa Sarah chuta. A trave impede o gol do mito da CPF.
- Cazuza troca de lugar com o goleiro, que foi para a linha pela primeira vez em sua carreira pelo PDF, e não decepciona. Faz uma grande defesa de barriga, evitando a consolidação da derrota da sua equipe. Logo após o lance o garoto "100% você" peida.
- Farofa (que após o jogo me confesou que achava que deveria levar um cartão vermelho por essa jogada) dá um carrinho criminoso em Gustavo e nem cartão amarelo leva. Se levou, eu não vi. Estava no chão me contorcendo de dor.
- Na cobrança da falta o craque da competição finge que vai cruzar para área e, com a sua já famosa genial habilidade futebolística, deposita a pelota lá onde a coruja dorme. Golaço! 3 a 3.
- Faltavam 2 minutos para o fim do jogo. Eu já não conseguia mais andar direito. Cazuza, que há poucos minutos havia gritado para o vizinho que a sua piscina estava cheia de ratos, numa decisão de extrema sabedoria trocou de lugar comigo. O meio de campo é cobrado. Ele não estava satisfeito com o empate e com a raça tão característica do PDF roubou a bola, adentrou o campo adversário e chutou, pro dia nascer feliz.

Um poeta certa vez disse que o tempo não pára. Grande mentira. Prova disso foi o momento que se seguiu ao encontro da epiderme do pé direito do inivíduo Eduardo Rios e o couro da bola de futebol. O tempo parou.

Assim começou a jornada do PDF em na sexta edição da Copa Paulo Francis. Um jogo em que qualquer resultado seria justo e injusto. Um jogo que levou os milhares de torcedores presentes à rouquidão eterna. Um jogo que ficará na memória de milhões como o jogo do ano. Um jogo que com certeza orgulharia o jornalista Paulo Francis. Um jogo que terminou com o seguinte placar:

PDF 4 x 3 VTU

Parabéns aos jogadores que participaram desta experiência inenarrável. As duas equipes mostraram que merecem respeito e que jogam para brigar pelo título inédito. Que venha o MAA e sua "rainha". Tentaremos não só evitar o "quinquagésimo" gol de WS mas principalmente alcançar o primeiro lugar que por natureza nos pertence.

RAÇA PDF!
Comentários
13 Comentários

13 comentários:

  1. Quem tiver fotos desse jogo, favor postar os links aqui ou no meu orkut.

    ResponderExcluir
  2. De fato emocionante foi a partida comentada. Esperamos pela recuperação plena do paredão Gustavo.
    A propósito... já foram encontradas as luvas?
    Belo texto.

    ResponderExcluir
  3. O primeiro gol do VTU, o do chute fraco, foi de João Lucas. O segundo foi de karlos.

    ResponderExcluir
  4. O primeiro gol do VTU, o do chute fraco, foi de João Lucas. O segundo foi de karlos.

    ResponderExcluir
  5. Valeu mansão(casagrande). E de quem foi o terceiro?

    As luvas ainda não foram encontradas. Aceito uma manifestação de pesar materializada numa doação de novas luvas. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Conheço bem o PDF. Entrarão para a história, amigos.

    ResponderExcluir
  7. Rapaz, o terceiro gol eu nem vi direito... tava tentando respirar. Mas acredito que foi marcado por Farofa.

    ResponderExcluir
  8. Os dados já foram atualizados. Espero que além desse meu texto postem a resenha de cada jogo, como já é de praxe aqui no blog. Estou ansioso para ler.

    ResponderExcluir
  9. Algumas fotos. Quem tiver mais é só mandar. Por Milena Times (VTU).

    http://picasaweb.google.com.br/MilenaTimes/PauloFrancis

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. http://www.orkut.com/Album.aspx?
    uid=13312170426352320298&aid=
    1207505775
    (é só juntar tudo)

    Publiquei as fotos do jogo com comentários no orkut. Agradeço a Milena Times (VTU) por tê-las postado antes no Picasa.

    ResponderExcluir