quarta-feira, 27 de maio de 2015

Presidente da CPF e outros dirigentes são presos sob acusação de corrupção

O presidente da Copa Paulo Francis, Wagner de Oliveira, e outros dirigentes da CPF como o doleiro Caio Wallerstein, o vice-presidente DGO e o editor do blog Antonio Lira e o fotógrafo Márlon Diego Gomes, foram presos nesta quarta-feira (27) pela polícia suíça em operação especial realizada a pedido das autoridades dos EUA. Os dirigentes, que estavam em Zurique para participar da eleição do presidente da FIFA, se juntam a uma lista de mais sete cartolas, dentre eles o ex-presidente da CBF, José Maria Marin.

A operação atingiu vários membros da diretoria da CPF.
Os membros da cúpula paulofranciana são acusados de participarem de um esquema de corrupção durante a CPF 2013 e 2014, que foi realizada paralelamente a campeonatos de menor importância como a Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo FIFA 2014. De acordo com o correspondente internacional do Diario de Pernambuco, Fulano de Tal, Wagner e cia são acusados de realizar um conchavo com a FIFA e com a CBF, procurando utilizar os eventos realizados no Brasil como maneira de desviar o foco sob a corrupção na CPF.

A prisão foi recebia com entusiasmo por setores de oposição, que haviam ficado em polvorosa na semana passada após ter vazado um vídeo em que o editor do blog tentava aliciar uma caloura potiguar para que ela entrasse no esquema.

CARTEL

De acordo com documentos apreendidos pela Interpol, o esquema consistia em desviar dinheiro para ajudar na fabricação de materiais etílicos pirateados a serem vendidos nas festas da CPF e nos bares do entorno da UFPE. Foi descoberto que o presidente Wagner tinha ligações com os donos do Bar do Pinto e que estava por trás das operações policiais que fecharam os outros bares do entorno da UFPE em 2011. A ideia era monopolizar a venda de álcool na Universidade, mantendo  um preço mínimo fixo para evitar a livre concorrência. O esquema começou na UFPE, mas se estendeu não só para a Copa Paulo Francis como para algumas festas realizadas por alunos do curso de Ciência Política.

Ainda há suspeitas de que Wagner teria articulado com Marlon Diego Gomes para prejudicar o andamento de uma festa na Zona Norte recifense, temendo que a quantidade de pessoas presentes no evento o impediria de controlar a venda de álcool.

COMPRA DE RESULTADOS


Os esquemas de corrupção envolvendo o presidente Wagner
foram destaque na capa da VEJA em fevereiro
Além do esquema de desvio de dinheiro, os membros da diretoria da CPF são acusados de manipular o resultados dos jogos para garantir lucros próprios em casas de aposta ao redor do mundo. O conluio veio à tona em fevereiro deste ano, quando a revista VEJA publicou uma matéria de capa denunciando o esquema, após delação premiada do ex-tesoureiro da CPF, Márlon de Oliveira. Sábado passado as suspeitas cresceram ainda mais após o jogo entre PCF e PCC na Copa Patrícia Poeta. Pessoas ligadas ao presidente afirmam que os árbitros Mário Rolinha e Hugo Pirlo foram orientados a favorecer a equipe marrom, como forma de retaliação às movimentações realizadas pelos calouros no sentido de articular uma parceria com o Bar do Cavanhaque.



Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Ah, então foi por isso que Wagner não jogou no sábado? Está explicado.

    ResponderExcluir
  2. Confirmo a veracidade de todas as suspeitas postas em pauta

    ResponderExcluir