segunda-feira, 2 de maio de 2011

Aos Verdes, dedico

A notícia boa é que o raio-x revelou apenas uma torsão grave, e não uma fratura, como o médico esperava. O alívio, porém, foi subjugado por uma revelação devastadora: “esse uniforme verde, aí... – começou o doutor - se machucou jogando bola, não foi? É, meu chapa, nada de futebol por pelo menos dois meses”. E meu mundo caiu.

“É futebol, meu filho, acontece”, disse minha mãe, ao ver seu filhinho chegar em casa com o semblante pesado e um pé engessado. Falei pouco e me tranquei no quarto, compartilhando com o travesseiro a minha dor e revisitando a cada dose de anti-inflamatório o momento da minha tragédia pessoal.

O segundo tempo tinha acabado de começar e entrei no lugar de Chico. Estávamos à frente no placar, mas a gana e a raça são elementos indissociáveis do espírito de qualquer jogador do PDF, seja perdendo, empatando, ganhando ou goleando. E quando um Verde entra em campo, ele não entra pra brincar. Além disso, havia prometido um gol para alguém especial e não deixaria os gramados sem assinar o meu. Assim pensava...

Logo aos 30 segundos, sem querer perder lance algum, dividi uma cabeçada com um jogador do DPC, que nem lembro mais quem era. Os dois se desequilibraram e foram ao chão. Eu levei a pior: um piso em falso, um ‘creck’ e uma torsão. A dor, nunca antes sentida, seria motivo de choro... “desculpa para um abraço ou um consolo”, disse-me depois Eduardo Cazuza. Mas a camisa verde e a estrela estampada acima do escudo me deu serenidade para encarar a agonia e segurei o choro.


O resto da história é o de praxe. Hospital, casa, repouso, remédio, livro, tevê, dor e tristeza.  Este último sentimento gerado pelo fato de não compartilhar dos gramados com meus irmãos de equipe. E pra eles reescrevo um e-mail que enviei para todos, pouco antes do início da copa:

“Irmãos verdes,

É com muito orgulho que mais uma vez compartilharei do peso de nossa camisa com vocês. Que nossa cor seja fundida a dos gramados e dessa composição se extraia apenas a linguagem da bola e da camaradagem, este último o principal trunfo do PDF frente às demais equipes.

Que nesta edição o clima daquele ano invicto se repita! Se atingirmos a fórmula, não tenho dúvidas: o bi é nosso!

RAÇA, PDF!!!!!”
Luiz, Chico, Gustavo, Anderson, Pedro Paulo  e Cazuza, meu nobre capitão, este ano não dividirei mais o gramado com nenhum de vocês. Mas a mensagem principal do e-mail segue intacta: compartilharei do peso da camisa com cada um. Ontem, hoje, amanhã e eternamente.

Um forte abraço,

Rafael Sotero.



Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. A sensação entre os jogadores do PDF não pode ser outra que não de deja vu - na primeira rodada do ano passado perdemos um companheiro por uma lesão idêntica. Não bastasse a limitação numérica de nosso plantel e as já famosas mazelas pulmonares de que foram acometidos vários de nossos jogadores, ainda temos de conviver com a insistência das lesões.

    Por isso mesmo o PDF entrou hoje com uma ação judicial contra o Clube Líbano pela péssima qualidade de seu gramado - completamente recortado - que pode colocar em risco a saúde atlética não apenas dos nossos - mas principalmente dos nossos - jogadores.

    O PDF informa também que vai disponibilizar para Rafael um tratamento medicinal à base de ervas ainda proibidas em território brasileiro.

    ResponderExcluir
  2. Rafinha meu! Fica tranquilo. Depois do gesso, continuo aceitando "desculpas pra um abraço ou um consolo". Ano que vem, você faz o meu gol.

    Luiz, o tratamento à base de ervas medicinais deve ser compartilhado com todo mundo que também foi afetado pelos dramas do pé lesionado: sem festa à noite e sábado miado na emergência do Unimed.

    Pra não deixar o garoto tão triste, mantenho a promessa de um gol fera na Patrícia Poeta! Agora, para o DPC. Hehe

    ResponderExcluir
  3. O meu sentimento está todo com você, grande Rafael. Se antes nosso esforço para superar excesso de peso, perda de massa pulmonar e o acúmulo dos anos de duros golpes sofridos em jogos da CPF já era hercúleo, agora, sem vossa presença e coragem... Faltam-me as palavras. Mas sobrarão atitudes de superação. De força. De raça. RAÇA PDF!

    Sempre.

    Uma lesão pode dificultar a trajetória, mas não vai destruir um sonho. E sonho que se sonha junto é realidade.

    ResponderExcluir
  4. Não dividiremos o gramado, mas farei o possível para que dividamos a glória da vitória, juntos.

    Emocionado e sem mais palavras,

    Cazuza

    ResponderExcluir