terça-feira, 31 de maio de 2011

Raio X - PDF x RUN

HISTÓRIA PDF e RUN perfilados na final da CPF 2009 (impressão que já existe essa legenda em outro post)

CAZUZA E MAGAL Rivais em campo, brodérs fora
O duelo entre PDF e RUN é tão marcante na História da Copa Paulo Francis que já foi alvo até de uma reportagem especial. As duas equipes, ambas detentoras da glória máxima do futebol jornalístico pernambucano, já se consideram eternas rivais. Para se ter uma ideia, sábado, quando as duas escretes se encontrarem, completarão 5 jogos disputados uns contra os outros. Tanto o BAU quanto o RYU, que são equipes, respectivamente, um ano mais velha e um ano mais nova do que o PDF, tiveram este mesmo número de confrontos contra os verdes. Quando tiver terminado a CPF 2012, se os dois times ficarem face a face mais uma vez na final (ou na disputa de 3º lugar), terão disputado 7 jogos contra si, isto é, mais partidas que o número possível de participações em CPFs.
Como as duas equipes já ganharam o título de 1º lugar do torneio, o comentário do esmeraldino Cazuza não só se faz pertinente, como traz uma sóbria obviedade: “não tem como fugir: alguém vai virar bi no próximo sábado”. Assim sendo, quando soar o apito final, uma das duas equipes se igualará ao OBC (2004-2005) e sairá dos gramados da Arena Paulo Francis Stadium of Bichampionshipness para os livros da História.


UM POUCO MAIS SOBRE A RELAÇÃO DOS TIMES

Assim como o ícone da literatura infanto-juvenil, Harry Potter, ambas as equipes já chegaram ao mundo CPFiano marcadas por cicatrizes que as tornariam especiais. Para desgosto dos veteranos que os receberam, o PDF e o RUN iniciaram suas trajetórias no torneio vencendo e surpreendendo veteranos atônitos com o atrevimento "daqueles calouros abusados". Neste quesito, vantagem para o RUN, que já estreou chegando à final e, por conta disso (aliado ao fato de não terem feito a festa de abertura do ano em que entraram), teve que conviver com o estigma de ser um dos times mais invejados (se não detestados) da Copa, situação que, depois de dois anos, está sendo contornada, culminando na eleição do goleiro laranja Rafael Magal para presidente. Esta última informação nos leva a uma trivia não tão interessante assim, mas digna de nota: o também goleiro Gustavo Paredão de Taipa Maia (PDF) também já foi presidente da CPF, na edição do ano passado.
NOTEM A MÃO Cazuza quer mais uma vez fuder o RUN
Que tal darmos entrarmos na DeLorean e voltarmos para o ano 2009, quando os dois times de confrontaram pela primeira vez? O jogo, marcado pelo volume de gols, terminou num respeitoso PDF 5 x 4 RUN. Na época calouros, os laranjas não poderiam estar mais satisfeitos, até o fatídico fim de tarde do dia 6 de junho. A histórica final entre os dois times acabou sendo a mais elástica que consta nos registros da competição: PDF 8 x 1 RUN. Em 2010, na 5ª rodada, os laranjas devolveram a goleada pela metade: RUN 4 x 1 PDF. Além do RUN estar vindo de uma campanha quase impecável, Cazuza, um dos craques do PDF, se recuperava de uma lesão e não estava jogando cem por cento. Back to the future, no duelo da CPF 2011, deu PDF mais uma vez, numa inversão do resultado conseguido pela Laranja Mecânica ano anterior: PDF 4 X 1 RUN. A verdade é que o os runners, mesmo na qualidade que lhes foi atribuída de meninos-prodígios, nunca estarão completamente saciados até zerar o saldo de gols com os esmeraldinos.

No geral de todas as CPFs, proporcionalmente, os números mostram que o RUN tem uma campanha ligeiramente mais brilhante que a do PDF. Veja a tabela:

ESTATÍSTICAS CPF

PDF
RUN
FINAIS
1
2
CAMPEONATOS
1
1
JOGOS DISPUTADOS
28
17
SALDO DE GOLS
46
10
APROVEITAMENTO
66,66%
68,62%

Assim como em 2009 (e ao contrário de 2010), levando em conta a campanha geral da CPF 2011, quem leva a melhor é o PDF. Veja a tabela:

ESTATÍSTICAS CPF 2011

PDF
RUN
PONTUAÇÃO
12
10
CAMPANHA
VVVDV
EVDVV
ARTILHEIRO
Cazuza (9)
Donida (11)
MELHOR JOGO
PDF 8 x 2 DPC
RUN 4 x 1 BAU
CONFRONTO
Vitória do PDF
CRAQUE
Anderson
Donida

Quanto às estatísticas específicas do embate verdelaranja, a vantagem vai novamente para os meninos do PDF.

DUELO

PDF
RUN
GERAL
4 partidas - PDF 3 x 1 RUN
CPF 2011
PDF 4 x 1 RUN

HISTÓRICO DOS CONFRONTOS

RUN em sua primeira CPF

2009

PDF 5 x 4 RUN
PDF 8 x 1 RUN


2010


PDF 1 x 4 RUN
 
PDF em sua primeira CPF



  2011


  PDF 4 x 1 RUN
  PDF ? x ? RUN






ANDERSON “PRINCESA SARAH” x MARADONIDA



Princesa Sarah e Donida em 2009
O embate Donida (de pernas mais cheias de vida do que as do dançarino Fred Astaire) x Anderson "Princesa Sarah" (com seu trote imponente de cavalo de fogo) já gerou muita discussão nos bastidores da CPF. Qual dos dois é o mais craque? Apesar dos dois serem calados e modestos, já soltaram, em confidência, algumas faíscas. Boatos correm que Anderson teria afirmado: “não se pode dizer que (Donida) era um jogador completo. O garoto só presta do meio de campo para frente. E cabeça não é bem o seu forte”. Ao ouvir a declaração, o jogador do RUN teria soltado: “melhor ser bom na posição para a qual fui designado do que apresentar mediocridade em todas as outras”.
Desde as declarações (que não se sabe se foram realmente ditas), uma tensão paira pelo ar quando os dois estão no mesmo recinto. Entenda um pouco mais da trajetória dos dois jogadores nos dados (extremamente confiáveis) a seguir.


Gols

Como nem sempre se quantificou a artilharia, não há dados exatos de quanto os dois marcaram. Mas é possível fazer uma estimativa que, desde 2009 (quando o RUN ingressou na CPF), ambos os jogadores marcaram cerca de 27 gols. Como o Anônimo bem apontou, Princesa Sarah já fez mais de 30 gols. E bem mais, se estima, porque ele estava na Copa dois anos antes de Donida entrar.

Bolas roubadas

Já que os dois atuam mais no ataque (Anderson desce mais, consegue segurar a zaga; Donida prefere empregar seu talento na frente), não se encontram tanto assim para duelar. Dos quatro jogos que disputaram, Anderson tirou a bola de Donida 9 vezes, enquanto o contrário aconteceu 6 vezes.

Drible da vaca

Princesa Sarah e Donida em 2011
Nunca um deu o drible da vaca no outro em toda a história da disputa.

Banhos

No quesito banhos, Donida ganha, mas bem apertado: 4 x 3.

Vezes que confundiu um furão com a bola

Em 2007, foi notória a partida PDF x VTU em que um furão, mamífero carnívoro da família dos Mustelídeos, entrou em campo, levando uma tabocada do craque do PDF. O pobre animal acertou a trave e teve um fim lastimável. Em 2010, na final RUN x BAU o mesmo aconteceu com Donida. Um furão invadiu a arena e foi acertado pelo atacante laranja. Foi gol, mas anularam porque não se tratava da bola.

Faltas

Na qualidade de saco de pancadas, Donida levou 473 faltas de Anderson. Já a Princesa Sarah só sofreu apenas 2 faltas na mão do runner.
Comentários
12 Comentários

12 comentários:

  1. O artilheiro do RUN é Donida com 11 gols, se não me engano, pois fez os dois gols do RUN no último jogo. Já do PDF, seria Cazuza com 9...


    Abraços,
    Diogo.

    ResponderExcluir
  2. Correção: a campanha do PDF foi maculada com uma derrota "D" e não com um empate "E".

    ResponderExcluir
  3. anderson ja marcou mais de 30 gols na cpf, os números são claros donida fez é que fez 27

    ResponderExcluir
  4. isso deveria estar publicado no JC de hoje.

    ResponderExcluir
  5. isso deveria estar publicado no JC de hoje. [2]

    post maravilhoso, parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Tudo está sendo corrigido!
    O post foi feito de madrugada!
    Quando ao número de gols de Anderson na CPF, eu acredito que foi bem mais que trinta, só que eu contabilizei a partir de 2009, porque, antes, não há muito registro.
    Mas é impressionante que, durante o tempo que jogaram juntos, os dois marcaram, aproximadamente, a mesma quantidade de gols, né?

    ResponderExcluir
  7. SHOW DE COBERTURA!

    Ano passado rolou transmissão ao vivo via twitter. Este ano vai rolar transmissão ao vivo via twitcam?

    ResponderExcluir
  8. Devia estar era em todos os jornais!

    ResponderExcluir
  9. Devia estar no Blog da CPF! Ops

    O
    W
    N
    E
    D

    RESTO DO MUNDO!

    ResponderExcluir