segunda-feira, 16 de maio de 2011

PDF 4 x 1 RUN (reportagem especial)

PDF (esquerda) e RUN (direita) se concentram antes do jogo do último sábado
Futebol é História. À Copa Paulo Francis não faltam os requisitos necessários para figurar entre os objetos de pesquisa dos historiadores mais ávidos. Ainda que esteja apenas na nona edição, a CPF já contém verdadeiros clássicos. O duelo tema deste texto está entre os poucos que adquiriram este rótulo. E não à toa. Datado de 2009, o embate entre PDF e RUN começou com um épico 5 a 4, vencido pela equipe verde. O reencontro não tardou. Ocorreu em grande estilo, na final da Copa do mesmo ano. Os dois melhores times de calouros de toda a CPF se enfrentavam. Triunfou o PDF. Oito a um. Placar, por assim dizer, histórico. Ainda mais para uma final.

Veio 2010. Competência e sorte mudaram de lado. Ao invés de dois rounds, a disputa teve que se resumir a um e fatídico jogo. Deu RUN. E a goleada do ano anterior foi devolvida. Quatro a um. Não tão elástica, mas, talvez, mais dolorosa. Com requintes de crueldade, o resultado privou os jogadores do PDF da experiência de chegar novamente à final. E eles ainda tiveram que ver os algozes levantarem a taça. Ficou o sentimento de revanchismo. Vingança. Sentimentos que persistirão até a última vez que os times se encontrarem, algo que invariavelmente acontecerá em 2012.

Nariz de cera à parte, torna-se necessário apenas - até para que sirva de base de pesquisa para a historiografia do futebol jornalístico do século XXI - situar o leitor no contexto do jogo do último sábado, dia 14 de maio de 2011, quando foi disputada a terceira rodada do torneio. Na liderança, com seis pontos, 15 gols marcados e três sofridos, o PDF. Logo abaixo, com quatro pontos, menos da metade de gols pró - sete - e cinco contra o RUN. A escrete esmeraldina, sem Rafael Sotero, machucado, e Paulo P.P., adoentado, não tinha reservas. Do outro lado, um batalhão de jogadores laranjas. Reservas aos montes. Baixa, apenas a do goleiro titular nas duas edições anteriores, o presidente da CPF 2011, Rafael Magal.

Dois craques. Dois times. Dois títulos. Uma paixão: Copa Paulo Francis
Ao jogo: o começo, como não poderia de deixar de ser, foi nervoso. Truncado. Digno de qualquer final de torneio. De clássicos. Havia muito em jogo. A liderança, inclusive. Para os PDFs, a honra alvejada no ano anterior. Para os Runners, a dignidade estraçalhada na final de 2009. Em campo, todos os olhares se voltavam para "o cara" de cada equipe, que vêm a ser os atuais maiores craques da Copa Paulo Francis: Anderson Princesa Sarah e Eduardo Donida. Discretos fora de campo, dentro das quatro linhas os dois são onipresentes. São para os adversários o que Tapacurá é para o Recife. Perigo constante. Ameaça intrínseca. Frente a frente, a dupla se respeita. Mas não se teme. É Golias versus Golias.

Anderson acumula funções: princesa e maestro
Quem primeiro quebrou o clima de tensão do jogo foi o Pelé Ruivo. Tal qual um cavalo de fogo, irrompeu pelo gramado e desferiu um coice na bola. Gol. O maior momento do futebol saiu dos pés descalços de Anderson. E assim, o grito da torcida do PDF, mais estridente quando o jogo é contra o RUN, pôde ser lançado aos ares. O trabalho de equipe e a confiança em alta com os bons resultados da temporada mantinham os esmeraldinos focados. A aplicação tática parecia ter nascido de berço. A garra e a marcação, princípios incutidos na primeira infância. Tudo continuasse da mesma forma, a vitória não haveria de escapar.

Memórias da taipa
E veio o acaso. O intempestivo e traiçoeiro destino colocou a bola nos pés de Donida. Faltava pouco para o fim do primeiro tempo. Ele estava no próprio campo, sem marcação. A meta oposta ao longe. Nenhum perigo de gol. Defendendo as balizas adversárias, o goleiro Gustavo Paredão Ex-Presidente Maia. Ele, que já havia falhado contra o RUN. E feio. Levou gol de goleiro. Talvez lembrando-se desse evento, dois anos antes, Donida resolveu arriscar. Eis que a bola desferiu sua trajetória impunemente. Sem muita força, foi quicando. Gustavo se ajoelha e estica o braço esquerdo, no intuito de escorá-la. No meio do caminho, no fim, não se sabe, algo dá errado. A bola pune. Lentamente, ela segue em direção ao gol. Sem reação, o goleiro se limita a olhar para trás, estarrecido. Apita o juiz Deco π. Vergonha. Desculpas. Promessas. Três etapas vividas com intensidade pelo arqueiro do PDF nos poucos minutos que separaram o primeiro do segundo tempo.

Pausa. Momento de repensar táticas, reaprumar a cabeça. Seguir em frente. "Cabeça erguida, ainda tem muito jogo pela frente", convocava Anderson. Entre os integrantes do RUN, o empate estava saindo melhor que a encomenda. Não haviam apresentado o futebol brilhante de outrora. O time, viciado em bolas paradas, dependia muito de Donida. Mais do que o normal. Mais do que o aceitável. Futebol é esporte coletivo.

Volta a rolar a bola. A apreensão toma conta das torcidas. Por pouco tempo. Quem é da realeza sabe ser pontual. E Princesa Sarah não deixaria seu súditos esperando nem sequer um minuto a mais que o necessário. Caixa. Em uma jogada clássica do seu vasto repertório, cortou o zagueiro e meteu a bomba. PDF na frente. Anderson se aproximando da artilharia e colocando seu nome entre os favoritos para o posto de Craque CPF 2011. Enquanto o ruivo fazia chover em campo, ainda que a água houvesse cessado antes do início da partida, Eduardo Cazuza, Luiz e Chico se desdobravam em um serviço de operário. Marcar, marcar, marcar. Os Runners sofreram para chegar até a área adversária. E escolhiam lançamentos longos para alcançar a terra prometida. Encontraram, no entanto, um goleiro menos fragilizado do que esperavam. Em arremessos laterais, a arma dos laranjas era colocar Resk Ex-Chiliquenta na área. Sem sucesso.

O trabalho em equipe do PDF com as pitadas de genialidade de Anderson começou a dar mais frutos. Em lance belíssimo, o Pelé Ruivo foi até a linha de fundo do RUN, driblou Donida deixando-o estatelado no chão para rolar a bola, com carinho, para que Luiz apenas completasse. Três a um. O placar elastecido não fez desligar o sinal de alerta dos verdes. Mas o quarto gol, marcado por Chico, que em quatro anos só havia ido às redes uma vez embeveceu os jogadores do nono período. Exultação plena. Quatro a um. Resultado igual ao obtido a favor dos laranjas em 2010. Estava escrito.

Retrato de uma equipe vencedora. Em quatro confrontos contra o RUN, três vitórias
Até a aposentadoria compulsória do PDF, no final da CPF 2012, existe a possibilidade de outros três confrontos entre verdes e laranjas. Isso caso os dois se encontrem nas fases finais. Sem dúvida, a perspectiva é de partidas disputadas a ferro e fogo. A sangue. Entra em campo a alma de cada jogador. É PDF contra RUN. Um confronto que, até agora, já rendeu material suficientes para muitas páginas de livros de História.
Comentários
12 Comentários

12 comentários:

  1. Achei essa reportagem muito verde. Mas tudo bem...

    ResponderExcluir
  2. O RUN só tem Dudu e aparições esporádicas do resto, na maioria da vezes, chilicando.

    ResponderExcluir
  3. Já vi que isso é calouro falando. Atualiza o discurso, meu querido.

    ResponderExcluir
  4. Pois é, Vitor, atualiza aí que "o resto" já parou de chilicar! Só Resk reclama agora. De resto, concordo!

    Abraços,
    Diogo.

    ResponderExcluir
  5. Nosso grande Magal, o muso dos musos da CPF, não tem substituto. Ainda assim, o RUN segue vivo!

    ResponderExcluir
  6. Frávs, é que ganhar do RUN é especial :D

    O texto tá verde, mas tá muito bonito.

    ResponderExcluir
  7. eu vi dois reservas no RUN.
    uhuhuhuhuhuhuhuhuh

    ResponderExcluir
  8. Confesso que ainda não li porque tá enorme e habemus preguiça.

    Abraços,
    Diogo.

    ResponderExcluir