quarta-feira, 4 de maio de 2011

RYU 4 x 4 RUN


Bróders Paulo Francis? Não mais.

Runners: favoritos ao bi?

A rodada de abertura da Copa Paulo Francis reservou seu lugar de honra, o segundo jogo da série, para aquele que está tomando contornos do grande clássico da fase contemporânea da competição: os cinzentos do RYU contra o os alaranjados do RUN.

Um breve retrospecto faz-se necessário. Em 2009, ao contrário do RYU, os Runners chegaram no ponto do vestibular. Uma equipe jovem, unida tanto quanto o ingresso recente no curso permitia, com uma respeitável base de torcida, e, acima de tudo, contendo o craque paulofranciano indiscutível, Eduardo Donida. Os cinzas, por sua vez, ainda vinham desorientados do fracasso acachapante da edição de 2008, tinham apenas os cinco jogadores necessários (mas pulmões para quatro) a um jogo justo; contudo, contavam com a simpatia dos demais períodos (muito até pela marra inicial do RUN, personificada pelo ganhador do prêmio Guilherme Gattis de 2009, Felipe Resk) e ostentavam a maior torcida já vista em campo - as Chun Lis, o sexto, sétimo e oitavo jogador do RYU. Venceu o time laranja, superior, mas não sem briga e suor: RYU 2 x 3 RUN.
Em 2010, o RYU deixou para trás a ingenuidade, viabilizou a transferência do reforço absoluto Pedro Ken(?) Paz, e a vingança secava as gargantas dos cinzentos. Naquele que, para muitos, foi o grande embate da edição do ano anterior, o RYU, ostentando uma disciplina tática impecável e anulando o craque Donida, fez 1x0 em um jogo que, mesmo que se tentasse, não se esqueceria (tentem: http://copapaulofrancis.blogspot.com/2010/05/ryu-1-x-0-run-melhores-momentos.html ).

Em 2011, injustiça inevitável que ambos os times se enfrentassem na primeira rodada, quando os corpos ainda vêm flácidos da pré-temporada de excessos. Infeliz coincidência foi a ausência de ambos os goleiros titulares; Presidente Magal contundiu-se em amistoso e Davi foi ouvir propostas indecentes de times do Distrito Federal. Como em todo primeiro jogo do ano, prevaleceriam garra e vontade, em detrimento da tática e técnica. E assim foi.

Ra-ta-ta-ruken

Logo no começo do jogo, Daniel Ferrugem, capitão cinza, aproveitou o espaço que lhe deram e arriscou o petardo de antes do meio de campo; o goleiro improvisado André Wally aceitou: 1x0 RYU. O troco não demoraria a vir, Aaron, valente e incansável durante todo o decorrer da partida na marcação de Donida, não conseguiu pará-lo por um instante apenas, e o craque não perdoou, com um belo chute de meio de rua empatou o jogo. Em jogada de velocidade, Ferrugem foi lançado, livrou-se do marcador e bateu de chapa, ampliando novamente para os cinzas. Enquanto isso, Rafa R9 Pata de Elefante, Matheus Rambo Geleia e Ferrugem revezavam-se no gol, atrapalhados pelo cansaço e pela troca de funções, enquanto Pedro Ken garantia a segurança na defesa. Em jogada bem trapalhada por R9 e Aaron, o filho do vento bateu com inteligência no canto, abrindo vantagem mais elástica. 3x1 RYU. Jogada infeliz: em empurra-empurra na área, R9 foi instabilizado e colocou a mão na bola; o inseguro juiz Diogo Joelho Madruga marcou não só a penalidade, como mostrou a R9 o cartão amarelo. Donida converteu, seguro.


Crime dentro das quatro linhas

Um lance manchou o belo espetáculo. Ferrugem antecipou-se ao chute de Resk, tirou a bola, mas o laranja não aliviou o movimento do corpo. Resultado: um bico imoral no joelho do capitão cinzento, que, fosse alguns centímetros mais acima, poderia acabar mais cedo a temporada para Ferrugem. Torçamos todos para que lances como esse não se repitam, e que valha mais o bom senso nas rodadas vindouras.

No segundo tempo, os laranjas ganharam mais estatura no gol com Mano; os cinzas, por sua vez, voltavam desgastados, mais lentos, comprometidos em manter o resultado. O que se viu foi um show de Donida, apenas interrompido por intervenções valentes e delicadas de Aaron. Algumas bolas na trave, dois gols e muita correria garantiram o resultado laranja. R9, na tentativa de pará-lo, recebeu o segundo amarelo e foi expulso. No meio tempo, o RUN ainda levou um gol contra de Terni, assustado pela presença Geléica intimidadora de Torreão. Torreão, por sinal, lançou de letra R9, em belo lance, que perdeu o gol pela infelicidade dos milímetros.
RYU 4 x 4 RUN. Jogo de raça e suor entre dois dos principais times da temporada atual. Parabéns aos cinzas, parabéns aos laranjas; que temam apenas o próximo embate desse espetáculo já enraizado na seletiva memória da Copa Paulo Francis de Jornalismo e Futebol Arte.

Quatro com Donida


Comentários
40 Comentários

40 comentários:

  1. Eu diria que, pelo menos, dois lances mancharam o "espetáculo" dentro de campo.

    Antes, queria aproveitar aqui pra pedir novamente desculpas a Daniel, mesmo sabendo que é muito pouco.

    Encarei o jogo contra o RYU como decisão e, naturalmente, sofri do nervosismo que lhe é próprio.

    O momento do chute foi muito mais por excesso de vontade que por (i/a)moralidade, como levianamente o texto sugere. Mas, repito, não serve de desculpa; a jogada foi desnecessária. Só resta, a mim, selar o compromisso de evitá-la no futuro.

    Agora, me assusta que passe despercebido o que andam fazendo com Donida. Eduardo saiu do jogo repleto de escoriações. E isso é o de menos.

    Quem acompanha o blog notou que antes da CPF ter início, cresceram as piadinhas em relação ao estado de Dudu, etc. Claro que isso é brincadeira, e faz parte do perfil da Copa. Mas a sua gênese é muito séria.

    Na verdade, se pôs em questão o futebol de Donida, porque ele está com um deslocamento na bacia, por conta do seu... er... talento com a bola. Há quase um ano faz fisioterapia.

    Sábado, entrou em campo no "vamos ver se dá pra jogar".

    No jogo contra o RYU, o lance de expulsão de Rafael deixou a todos do RUN - que sabiamos da condição de Eduardo - assustados. Uma pegada por trás, para evitar um gol iminente. Jogada desleal, e que não me surpreende não ter sido citada no texto.

    Isso, quando no mesmo jogo, Mano teve a oportunidade de "matar" um lance (o do segundo gol) da mesma forma e não fez.

    Pouco importa quem foi, até porque nunca é um cara só (e, pelamordedeus, eu não tô dizendo que Rafael é desleal ou coisa do tipo, é que o exemplo foi o último).

    O problema é que se naturalizou que devem parar Eduardo na porrada. Só que, nele, as pancadas da última competição deixaram mais que marcas de dedos no joelho. E, se continuarem assim, irão privar a CPF do seu melhor jogador. E de um amigo.

    Faço minhas as palavras do autor: "Torçamos todos para que lances como esse não se repitam, e que valha mais o bom senso nas rodadas vindouras."

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Uma bela oportunidade de rever a já esquecida, mas não menos sensacional, deslumbrante, maravilhosa, inspiradora, bichada de Rafael!

    ResponderExcluir
  4. Concordo na grande maioria com o que Resk disse.
    Apesar de achar que o texto foi bem ponderado quando elogia a qualidade dos dois times, fica claro que é visto sobre a ótica dos cinzas.
    Donida passou o campeonato passado inteiro levando porradas sem dó e, por ser mais calado, nunca reclamou (eu acho, inclusive, que ele devia tê-lo feito). Pegam pesado com ele, pela inegável qualidade do futebol.
    Sem contar que a torcida bróder do RYU, na partida passada, repetiu incessantemente um "vai tomar no cu" para o nosso craque. Achei demais. A torcida não pode se mostrar tão agressiva quanto a atitude dos jogadores em relação da Donida no campo.

    André Valença

    ResponderExcluir
  5. Fui eu que escrevi o texto, na falta de resenhistas mais imparciais se voluntariarem. Tentei manter , de verdade, a imparcialidade. Impossível, claro, ser plena. Tentei mesmo fazer jus ao time do RUN. Quanto a Resk, não estou chateado, aceitei as desculpas, mas achei que valia a pena citar o lance com algum veneninho típico da CPF; mas o assunto ta acabado, foi no jogo, pronto. Quanto a donida, sei que não falaram sobre nós apenas, mas não acho que tenhamos sido desleais, com exceção do lance de Rafael, pelo qual foi expulso. Mas acho que não se pode apelar pra violência mesmo. Quando houver, deve ser coibida dentro de campo e no blog; a Paulo francis acima de tudo é um torneio de amigos. Mas André, quanto ao "vai tomar no cú", por favor, é uma hostilidade normal, limitada à meia hora do jogo, e que acontece porque ele é bom demais. Acho completamente inofensiva.
    No mais, tentei fazer uma resenha justa e legal, dando ênfase no quão disputado foi e são nossos jogos. Acho mesmo que somos um time leal. Qualquer erro ou imprecisão do texto, por favor corrijam sem pena.

    ResponderExcluir
  6. Paradoxalmente, eu concordo com você também, Daniel. Sabia que tinha sido você que tinha feito a resenha e comentei que estava ponderada (mesmo sendo evidente que estava sobre a ótica de alguém do RYU). E, claro, o "veneno" da Paulo Francis é indispensável (eu que o diga, do tanto de coisa que escrevi este ano).
    Fico meio assim com o "vai tomar no cu", mas passa, porque, realmente, é de jogo e eu sei que as meninas não odeiam Donida.
    Entretanto, era bom salientar, na resenha, as porradas em Donida. Todo mundo sabe que houve (bastante) e, se você vê-lo, ele está todo ralado. Já é praxe, porque todo jogo ele sai assim e não reclama (devia!), aí, todo mundo acha que ele tá de boa. Mas ele tá fazendo fisioterapia pelo acúmulo de porrada do ano passado (quase não jogava este ano), como ressaltou Resk.
    Você fez certo em atentar para esse problema no final do post (eu até fiz um post brincando sobre essa história), mas esqueceu de apontar uma das pessoas que mais sofre disso, justamente, um cara do time contrário. Fica parecendo que a gente é vilão, mas tá é todo mundo se fudendo e fudendo o outro nessa orgia de porrada.

    ResponderExcluir
  7. hahaha!
    agora eu me liguei nas legendas!

    ResponderExcluir
  8. Quanto drama, quanta luta, quanta polêmica! Vocês deviam trasmitir os jogos ao vivo com alguma empresa de televisão Global

    ResponderExcluir
  9. Eu ainda acho que aquilo la não foi falta. (Meu ultimo lance no jogo)











    Calma, é brincadeira. Foi falta. Foi exagero. Na hora mesmo eu me desculpei e fui expulso sem reclamar. No mais, Donida é um gato, joga lindo e vai continuar sendo caçado em campo pelos adversarios. Resta pedir mais lealdade aos nossos companheiros de pelota.

    Beijos, seus gordos!

    ResponderExcluir
  10. Em defesa das chun-lis, foi o espírito de jogo e só. A gente tentou apelar pro psicológico quando a emoção tava demás!
    E não sei nem se é preciso dizer que ele pode encarar como o maior elogio de todos. Donida, tu joga bem dimoi pqp!

    ResponderExcluir
  11. "Em jogada bem trapalhada por R9 e Aaron, o filho do vento bateu com inteligência no canto, abrindo vantagem mais elástica. 3x1 RYU."

    Não seria "RYU 3X1" ?

    Achei que "numa tentativa de pará-lo" não deu a dimensão da falta de Rafael, que fez Donida rolar - no mínimo - 4 x no chão. Isso é manchar um espetáculo. Sem tirar, claro, o peso da falta de Resk em Daniel (o próprio admitiu que foi trash).

    Quanto à torcida.. bem, toda torcida fala mal do time adversário (aliás, há exceções), cabe aos jogadores relevar e não olhar com cara feia pra aquelas meninas que se esgoelam atrás da grade.

    ResponderExcluir
  12. "aquelas meninas que se esgoelam atrás da grade" são A torcida da cpf.
    A!

    ResponderExcluir
  13. Quanto drama, galera. Uns jogam bonito como Neymar e Donida... outros jogam diferente, como Rafael e Sandro Goiano. Isso é o futebol.

    E também faz parte do futebol Donida e Neymar serem os goleadores e Rafael e Sandro Goiano serem expulsos. Beijos!

    5Vou ser crucificado agora)

    ResponderExcluir
  14. Não entendi o comentário sobre a arbitragem. Favor modificá-lo.

    Abraços,
    Diogo.

    ResponderExcluir
  15. Não entendi o comentário de Rafael, mas é porque eu não saco de futebol mesmo.

    ResponderExcluir
  16. No mais, discordo de Daniel quanto ao "vai tomar no cu" ser algo normal. Não devia ser normal nem dentro de campo, nem fora. É bastante agressivo. Vaiar, tudo bem. Tirar ondas e tudo, vá lá. Mas acho exagero mandar o cara tomar no cu. Em qualquer esporte, de qualquer tipo de campeonato.

    Abraços,
    Diogo.

    ResponderExcluir
  17. Eu nunca sei se Dio tá falando sério.

    ResponderExcluir
  18. Aos que ainda acham que eu sou mudo, talvez eu seja, mas pelo menos já to aprendendo a me expressar de forma escrita. Então aqui vai: também to contra qlqr ‘falta de carinho’ dentro de campo, seja cmg ou Daniel ou qlqr outro, e também espero muito que as coisas que mancham o jogo e a CPF não se repitam, pq as marcas e dores permanecem por algum tempo, e alguns de nós realmente estamos sofrendo um pouco com isso. Mas, sem faltar com lealdade, amizade e espírito esportivo, ‘caçar’ pode, pq o RUN tb tentará fazer isso com quem nos ameaçar.

    No mais, fico lisonjeado com os comentários aqui, embora não mereça tanto e precise admitir que todo acerto meu se deve à honra e alegria de poder disputar o maior campeonato futebolístico já conhecido. De fato, prefiro qndo as pessoas dizem apenas um ‘donida, vc joga direitinho’, mas eu acho q consigo entender sim aqueles gritos da torcida como uma espécie de elogio, e fico mt agradecido por isso =D

    ResponderExcluir
  19. Flávia, pode ser que toda torcida fale mal do time adversário, mas eu nunca tinha visto na CPF a galera tentando atingir alguém pessoalmente. Por isso, o "vai tomar no cú", numa competição que se propoem amigável, no calor da emoção ou não, pra mim não tem justificativa.

    ResponderExcluir
  20. Concordo com Camila. Uma coisa é você tentar intimidar o time adversário. Outra é apelar para baixaria - e pior, direto a um dos jogadores -, como aconteceu com essa torcida aí. Não tem justificativa. Ou sempre que acontecer algo errado, alguém vai chegar e dizer: "ah, foi brincadeira, foi "inofensivo"?
    No mais, faço minhas as palavras de Dudu. Espero sinceramente que não entrem nessa onda de UFC e transformem a nossa querida CPF em uma arena de batalha. Não é exagero, vide os acontecimentos passados.

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Juro que não ouvi o 'donida, vai tomar no cú'. Mas pelo visto gritaram. Eu realmente discordo desse tipo de grito. Sério mesmo.... porém tenho certeza que não há (houve) a intenção por parte da nossa bela, presente e apoiadora torcida ofender alguém pessoalmente. Isso posso afirmar sem medo, galera. Por isso, complemento: também é exagero ficar remoendo isso. A CPF é um torneio entre amigos, de camaradagem, esses aspectos sim, devem prevalecer sempre. Se foi exagero por parte delas... as perdoem. O que é chato é ficar nesse clima.

    ResponderExcluir
  23. Gente concordo com um pouquinho do que cada um falou, mas não tem mais leite pra tirar dessa pedra. Apenas deixem Donida ir pra próxima festa final receber a taça. Seus Limdos e limdas!

    ResponderExcluir
  24. isso tudo culpa da imparcialidade do texto

    ResponderExcluir
  25. No fim, Anônimo sempre com a razão.

    ResponderExcluir
  26. Se fosse qualquer outro contexto, até vá lá, mas perai gente; é um curso pequeno, todo mundo se conhece, a gente bebe junto todo sábado depois dos jogos. Há de se ser sensato, "vá tomar no cu" (escrito fica bem pior) pode ser recebido de várias maneiras. Naquela, Donida tava nos destruindo, as meninas gritaram aquilo, e, sem hipocrisia, é quase um elogio, é um atestado de que ele é tão melhor do que os outros ali em campo com ele, que só mandando à merda mesmo. Se fosse para Resk, no momento que ele me chutou, ou pra Rafael (da torcida do RUN), quando ele derrubou Donida, realmente teria conotação mais ofensiva. Mas por favor, eu acho bom mocismo demais tirar grandes ofensas daquelas circunstâncias, até como o próprio Donida (foi ele mesmo?) escreveu acima. Simplesmente porque estamos em um contexto em que todo mundo sabe que ninguém ali quer mal a Donida, e todo mundo, em diferentes níveis, e com exceções, se gosta entre si. Pra mim, a medida de uma ofensa é a intenção ofensiva real ou quanto ela pode potencialmente 'ofender' o ofendido. Como disse, intenção má nenhuma houve, e duvido que Donida tenha ido pra casa em crise por que mandaram-no beber do próprio esfincter, simplesmente porque ele tava destruindo o jogo.

    ResponderExcluir
  27. Se fosse qualquer outro contexto, até vá lá, mas perai gente; é um curso pequeno, todo mundo se conhece, a gente bebe junto todo sábado depois dos jogos. Há de se ser sensato, "vá tomar no cu" (escrito fica bem pior) pode ser recebido de várias maneiras. Naquela, Donida tava nos destruindo, as meninas gritaram aquilo, e, sem hipocrisia, é quase um elogio, é um atestado de que ele é tão melhor do que os outros ali em campo com ele, que só mandando à merda mesmo. Se fosse para Resk, no momento que ele me chutou, ou pra Rafael (da torcida do RUN), quando ele derrubou Donida, realmente teria conotação mais ofensiva. Mas por favor, eu acho bom mocismo demais tirar grandes ofensas daquelas circunstâncias, até como o próprio Donida (foi ele mesmo?) escreveu acima. Simplesmente porque estamos em um contexto em que todo mundo sabe que ninguém ali quer mal a Donida, e todo mundo, em diferentes níveis, e com exceções, se gosta entre si. Pra mim, a medida de uma ofensa é a intenção ofensiva real ou quanto ela pode potencialmente 'ofender' o ofendido. Como disse, intenção má nenhuma houve, e duvido que Donida tenha ido pra casa em crise por que mandaram-no beber do próprio esfincter, simplesmente porque ele tava destruindo o jogo.

    ResponderExcluir
  28. E é MUITO pior acusar o cara de ROUBO, como fizeram ali em cima, e vocês não falam nada!!!

    ResponderExcluir
  29. No mais, o ego do nosso amigo mudo-saco-de-pancadas-ladrão-de-bolsa-térmica Dudu, o maior craque CPFiano de todos os tempos, nunca mais será o mesmo depois destes comentários.

    Vai tomar no cú, Donida! (no bom sentido, claro).

    ResponderExcluir
  30. agressividade é donida jogar bem do jeito que joga, minha gente. era só olhar pras nossas caras fofas e sorrisos angelicais enquanto gritávamos para ver que não estávamos sendo hostis com ele. isso é complô dos laranjas pra manchar nossa campanha de melhor torcida este ano.

    ResponderExcluir
  31. só pra ficar claro, eu, e acredito que ninguém mais, guarde mágoa das meninas do RYU. Depois do jogo, na festa, não existia raiva nenhuma pelo que aconteceu. Porém, na hora foi bastante irritante e não acho que por que passou a gente deve deixar de reclamar, o que eu disse foi mais pra alertar. E galera, Eduardo é educado e realmente não curte ficar cultivando clima ruim, quem conhece sabe disso, por isso ele fica calado ou faz um comentário tranquilo como fez, mas é claro que ele não achou legal a ofensa na hora do jogo.

    No mais, acredito que ninguém quer ficar em clima ruim. Então, mais do que a gente tolerar o que já foi feito, vamos ponderar o que se faz em campo e atrás das grades dele.

    ResponderExcluir
  32. "Vamos lá, união, é CPF em nosso coração".

    Paz na Arena, galera!

    ResponderExcluir
  33. "Vamos lá, união, é CPF em nosso coração".

    Paz na Arena, galera!

    ResponderExcluir
  34. Vocês são tão lindos. Sinto falta dessa camaradagem toda

    ResponderExcluir
  35. Não me agradam esses homens bem fracionados no tempo, cedendo-se amavelmente em todas as ocasiões. E mais também não me agradam os partidários tão vários de toda a moderação. Passo distante dessa gente comedida e moderada, que guarda o vinho 20 anos para bebê-lo mais velho, homens de ferro que só sabem anunciar a mensagem da espera, que aguardam o momento oportuno, que, sempre expelindo relógios, resistem à melhor viagem, que desconhecem as emoções, que sabem apenas sofrer sincronizados as tristezas publicadas nos jornais. Adeus, moderados. Adeus, que sou diferente: compreendo a mulher que rasga as vestes e sinto imensa ternura pelo homem desesperado.

    ResponderExcluir
  36. parem de frescuras, seus chatos.

    ResponderExcluir