domingo, 9 de maio de 2010

Sobre meninos (anônimos) e lobos


Uma imagem diz mais do que mil palavras? Talvez. Mas a postada acima prescinde de algumas mal traçadas linhas. Há anos a comissão organizadora da Copa Paulo Francis se vê envolvida em uma questão polêmica: permitir ou não comentários anônimos no blog?

Muitas briguinhas, intrigas e ofensas, que em alguns momentos tornaram o blog um local desagradável, nasceram da possibilidade de soltar a bomba nos comentários e assistir a explosão de camarote, sem se responsabilizar por porra nenhuma. Com a decisão tomada hoje em reunião que envolveu diversos membros da cúpula da CPF, não queremos tolher a liberdade (e este é um conceito muito escorregadio - que não se confunda com desordem) de ninguém. Ao contrário, pretendemos garantir que todos escrevam o que quiserem, desde que se identifiquem e possibilitem assim o direito de resposta.

"Que frescuragem, isso é só um blog", podem e, certamente, dirão alguns. Mas, agora, obrigatoriamente revelando suas identidades. Houve muita polêmica no engendramento desta decisão. Mas o que finalmente nos fez tomá-la foram os pedidos de alguns participantes da Copa, que se manifestaram contra essa #putafaltadesacanagem, utilizando argumentos similares ao reproduzido a seguir, de Daniel Ferrugem:

É muito fácil criar a putaria, sair xingando, bagunçar o blog inteiro (vide confusão com Resk, ano passado) e ficar coçando o saco, sem responsabilidade nenhuma.
Sintam-se à vontade para xingar, elogiar, reclamar, criticar ou fazer o que quiserem nos comentários deste post. Eles são extremamente bem-vindos.

Quem por acaso usar o argumento de que não tem conta no google, é fácil, fácil. E a maioria dos nossos visitantes (que daqui a pouco devem chegar à casa dos 20 mil!) tem Gmail ou Orkut. Não custa muito e é pelo bem geral da Família CPF.
Comentários
43 Comentários

43 comentários:

  1. Eu, como presidente e redator do comunicado acima, concordo com tudo o que foi dito acima. E digo mais. Caso o clamor popular seja intenso, fundamentado e bem argumentado, essa decisão poderá ser repensada. Ou não.

    ResponderExcluir
  2. Deem as caras à tapa, oras.

    ResponderExcluir
  3. O comentário de Débora combina com minha situação.
    Mas enfim, só deixando claro que na "confusão" com Resk, ele foi dos poucos que não fez uso do anonimato, foi pra exemplificar, somente.
    Enfim, reitero minha opinião. Liberdade é importante e imprescindível, mas é necessária a possibilidade do direito de resposta. E tudo contribui para o ambiente de camaradagem do blog e da copa, sem que se perca em humor.

    ResponderExcluir
  4. Esse cidadão autofágico aí sou eu, Daniel Ferrugem. codinome de guerra pré-paulo francis.

    ResponderExcluir
  5. entao eh pra isso que vai servir o blog que eu nunca comecei de fato haha X

    ResponderExcluir
  6. desculpa, dio.

    se tá rolando frescura anonima aih, tem mais eh que botar ordem mermo.
    e tenho dito.

    ResponderExcluir
  7. eu acho o anonimato uma coisa linda, mas se as pessoas não sabem usá-lo, que assim seja, então.

    ResponderExcluir
  8. O uso de comentários anônimos indevidos é o que, de fato, tolhe a liberdade do outro.
    A liberdade de um ser humano está diretamente vinculada com a dos outros seres humanos.
    Esta falta de identidade que a internet gera (quando o que deveria existir era a criação de novas identidades - vide o "Cidadão Autofágico" de Daniel e talvez o meu "Misael Montenegro") me incomoda bastante.
    Talvez a medida de vocês não seja tão drástica.

    André Valença,
    ou o coordenador da campanha de Magal.


    PS.: Em certos casos, eu incentivo bastante o comentário anônimo, mas só quando é para brincar com o outro, sem querer mal. Seria legal uma solução no meio termo, mas talvez não seja viável...

    ResponderExcluir
  9. eu disse SE..

    caso o stress nao tenha rolado, acho que em nome da camaradagem que eh da paulo francis e de jornal como um todo, eu acho que passa uma imagem bem melhor se tiver passe livre.

    ResponderExcluir
  10. mermao, eu to viciada completamente nesse blog e entro nele mil vezes por dia.
    deixei passar algum stress da porra que teve, foi?
    serio. rolou algo a mais? acho que dava pra ter uma explicaçao melhorzinha que a do post. assim.. soh pra dar o backup da açao..

    ResponderExcluir
  11. Que frescuragem, isso é só um blog

    brincadeira.. muito boa a medida!

    ResponderExcluir
  12. Espero que dê certo a iniciativa. Eu lamento porque vamos perder toda aquela brincadeira de não saber quem foi que postou aquele comentário malicioso ou aquela poesia de amor pra Clarissa, por exemplo... mas se as "ofensas" dos anônimos incomodam uns e outros, o melhor é prezarmos pelo bom humor de todos...

    Mas continuem comentando, por favor! Criem fakes se for preciso!!

    Abraços,
    Diogo.

    ResponderExcluir
  13. Laura, o comentário abaixo, no post das fotos, foi de uma ofensa tão descabida e sem noção que nos fez lembrar de todas as polêmicas que já ocorreram no blog. Pra quem gosta de ver o circo pegar fogo, é ótimo. Mas pra gente, que gosta da copa e do blog, que faz isso com o maior carinho e empenho, é chato e dispensável. Então, por que não evitar chateações similares?

    Anônimo disse...

    note-se que nas fotos oficiais só tem registro do jogo do pdf. viva a imparcialidade! êêê!!!

    É importante frisar que este é só um exemplo. Não foi este, apenas, o motivo da mudança. Todos que fazem o blog estão abertos a críticas. Faz parte da função. Mas é menos covarde que quem critique se identifique antes, concordam?

    Outra coisa que esqueci de falar no texto. O blog não tem dono nem owners. É um espaço público. Todos podem postar o que quiserem. Muita gente tem o login (cpaulofrancis@gmail.com) e a senha. Só não coloco aqui para evitar que algum idiota, só por "brincadeira" entre e apague tudo. Mas assim que alguém da copa me pedir, digo sem pestanejar.

    ResponderExcluir
  14. Só para fechar o que eu penso...
    Se não der certo, põe as coisas de volta pra funcionar.
    O blog não é algo estático. Se essa medida não funcionar, ou empobrecer a graça dos comentários, faz-se outra deliberação e põe-se as coisas de volta como estavam.
    Estamos presenciando História aqui, participando de um debate sobre um dois maiores veículos de comunicação e safadeza do planeta: o blog da Paulo Francis.
    Tenho certeza que, se as coisas não derem certo, a sensata cúpula da Paulo Francis (deixa de ser babão, André) vai pôr as coisas de volta nos trilhos.

    Grato pela atenção de todos,
    André Valença

    ResponderExcluir
  15. Continuando o mote histórico do post de André, se é para o bem de todos e felicidade geral da CPF, viva o fim da postagem anônima!

    Espero que assim as covardias terminem, mas que o clima de brincadeira siga adiante.

    Abraços,
    Gabi

    ResponderExcluir
  16. E, reafirmo, NÃO DEIXEM DE COMENTAR POR ISSO! É o grande número de comentários desse ano que mais nos dá motivação e felicidade em entrar nesse blog todo dia! E é uma das coisas que tá fazendo os antigos participantes da Copa (incluindo os criadores) elogiarem tanto essa gestão.

    Abraços,
    Diogo.

    ResponderExcluir
  17. olha, eu concordo que as vezes a galera fica ozzyando anonimamente por aqui, mas nesse comentário específico teve nada demais, gustavo. sério, isso é nitidamente uma brincadeira.

    ResponderExcluir
  18. Eu não acho que seja uma brincadeira. O PDF só faz puxar sardinha pro lado deles mesmo!















    Viram como é fácil fazer uma brincadeira? Agora, vocês vão levar isso a sério..? É, achei que não mesmo..

    Abraços,
    Diogo.

    ResponderExcluir
  19. bom.. eu acho uma pena.

    assim, eh que eu nao sei se eh pq eu ignoro coments anonimos otários que rolam, pq nao tem pra que levar a sério algo pejorativo de alguem que nao teve cara de pau de falar quem era. eu acho a ideia do anonimato mto massa, sempre sou contra la na comunidade da sala quando pedem pra acabar com os posts anonimos do perfil de jornal e algumas açoes quaisquer.
    pq eu acho que os coments chatos sao uma coisa tao tao pequena que sei la.. vai contra a proposta do blog, que pra mim eh que a gente topa tudo. acho que as restriçoes trazem uma carga pesada que nao consigo ver na paulo francis.


    mas é válida a observação de que se existe incômodo em relaçao aos comentarios anonimos.. cabe a tentativa de reinar a paz.. sei lá.



    :T

    ResponderExcluir
  20. Como bem disse uma amiga (que vou deixar... anônima... aqui):

    "tipo
    o blog eh o anti-serio po
    ele eh massa por isso" (ANONIMA, Amiga, 2010)

    Reflitam!

    Abraços,
    Diogo.

    ResponderExcluir
  21. question: voces tao perdendo o tempo de voces fazendo reunioes ao inves de estar me agraciando com a leitura da resenha dos jogos e da festa de ontem?

    me revoltei agora.

    ResponderExcluir
  22. É... eu só fiquei triste porque não vou poder fazer comentários anônimos como o que eu ia fazer quando anunciaram o começo da CPP (que seria inocente, mas não tanto). Mas a mudança, como a gente tá vendo, já tá agitando o blog. Este é, provavelmente, o post com mais comentários, e nenhum anônimo. Vamos ver, né? Qualquer coisa, como já disse, volve-se ao normal.

    ResponderExcluir
  23. Sem anonimato. Quer falar, mostra a cara, simples assim, quem não deve, não teme, ora pois.
    Quanto aos "fakes", não acho que seja uma boa, desde que saibamos quem são (ou vai dar na mesma merda dos anônimos). E claro, se houver uma maneira de bloqueá-los, caso caguem no pau.
    Bjundas.

    ResponderExcluir
  24. "tipo
    o blog eh o anti-serio po
    ele eh massa por isso" (ANONIMA, Amiga, 2010)

    Reflitam!
    ---------

    Refleti. E percebi que a pessoa não precisa ficar no anonimato para ser engraçada. É até melhor que mostrem as caras para que, durante os jogos, a gente possa olhar para o galhofeiro e falar: "bicho, tu é muito engraçado, visse?" (isso, é claro, se o interlocutor for recifense).

    Ps.: "Sério" tem acento. Além de anônima, é burra!

    ResponderExcluir
  25. Pois é, não adianta de nada tirar o anonimato, Gustavo continua a xingar a galera...

    Abraços,
    Diogo.

    ResponderExcluir
  26. Pois é justamente esse o espírito da coisa. Pode-se até xingar, mas desde que se saiba quem xingou!!!

    ResponderExcluir
  27. então, to acompanhando os comentários de vcs e concordo plenamente com Laura. Quando os comentários anônimos sao pesados, desnecessários ou com ofensas que não dão graça nenhuma ao blog, simplesmente ignoro. E até pouco tempo achava que todos faziam o mesmo. Afinal, são anônimos, se as pessoas quiserem ser levadas a serio, que se identifiquem e dêem espaço pra uma discussão. Se são covardes ou sei lá o que, são mesmo. Deixem que sejam. Não vai atrapalhar quem quer a graça do blog, quem se esforça por ele ou quem todo dia fica ansioso por visita-lo. E como ignoro essas postagens, o argumento de que “não há direito de resposta” não conta pra mim. São anônimas, gente! Quem vai perder tempo em responder? Sempre pensei o espaço do blog como espaço para brincadeira mesmo. Retirar postagens anônimas, querendo ou não, dá mais seriedade. Não é assim que vejo o blog, nem a CPF. O comentário que André ia fazer? Qual a graça que teria ver Andre postando isso? Todo mundo já sabe que ele é engraçado e ninguém se perguntaria quem foi o dono da brincadeira. Talvez ele poste. Engraçado. Pra mim não tanto. Telvez ele nem poste.
    Agora, se alguém realmente se dói. E se for muita gente. Tudo bem. Só acho que não deveria se doer por isso.
    Quanto a postagem sobre o “serio”, pode ser burrice. Conheço a pessoa e sei que não é. Espero que sendo um erro ou não, isso não conte como argumento. E também não conta quantos acentos e crases faltaram aqui, please! Posso não saber de alguns, mas a maioria é preguiça mesmo. Ou não!

    ResponderExcluir
  28. Só pra constar. Eu concordo. O blog é anti-sério. Acho que só se chegou a esse nível a discussão dos anônimos porque tem gente aqui levando a sério demais um blog que tem no escracho a sua melhor arma, elogiada, inclusive, por muita gente séria por aí.
    Relaxem. Reflitam. E não usem a fraca estratégia de corrigir o português pra engordar seu argumento! hahahaha

    Abraços,
    Diogo.

    ResponderExcluir
  29. Marcella, o "serio", foi brinks!
    Todos os argumentos estão sendo levados em consideração. =D

    ResponderExcluir
  30. gustavo, meu véi.
    citando tiririca..
    qualé
    qual foi
    puquéquetutanessa?


    desabafe. tua mae nao gostou do teu presente pra ela e agora tás com raiva do mundo ou é todo dia que voce sai xingando os outros de burro pela falta de um acento?
    abra seu coração. a gente te ajuda a sair dessa má fase.

    :*

    ResponderExcluir
  31. hadouken em gustavo! http://lh6.ggpht.com/_dHygJ3YzStA/SuInQEIbnHI/AAAAAAAAAJE/rahV_7QsAqA/gif_04.gif

    ResponderExcluir
  32. comentário anônimo:

    "gustavo tá uma chiliquentinha hoje!"

    não podia deixar passar hehehe

    ResponderExcluir
  33. Gustavo, se eu soubesse disso 40 minutos atrás, te dava felicitações...

    :*

    Abraços,
    Diogo.

    ResponderExcluir
  34. isso aqui virou um chat já.
    dos que não tem o que fazer. ou acham que não.

    ResponderExcluir
  35. Ligue 011 1406, adquira o seu e seja feliz.
    Boas noites pra quem fica. ♥

    ResponderExcluir