segunda-feira, 21 de maio de 2012

As Patrícias do Paulo




A Copa Paulo Francis é das mulheres. Eis uma verdade inexorável. 
"essa Copa está violentississima"
Verdade que derruba mitos antigos, dúvidas passadas, previsões sombrias.
Verdade que o torneio sempre contou, desde o começo, com a presença feminina. É a dose indispensável e nada homeopática de histeria, beleza e encanto.
Verdade que a Copa surgiu pra ser o último reduto masculino do CAC. Brincávamos com a bravata de criar um Clube do Bolinha no curso de jornalismo da UFPE. Mas já sabíamos que, sem as Luluzinhas, nada feito.
Se foi difícil consolidar a Copa Paulo Francis entre desfalques, intempéries e as naturais atribulações da vida nossa de cada dia, ainda mais árdua seria a tarefa de erguer e sedimentar a Copa Patrícia Poeta. Nos primeiros anos, não havia sequer campeonato, apenas um jogo no dia da final masculina entre as poucas mulheres que apostavam na ideia. Foi assim até o ano em que saí, 2008. A CPP, de muletas, maquiagem borrada, parecia fadada ao fim.
Tolo engano.
Nos últimos sábados, as meninas deram todas as demonstrações – algumas sutis, outras nem tanto – de que a Copa, definitivamente, é delas.
O olho roxo, a barriga da grávida riscada com RUN em letras garrafais, as bexigas alaranjadas, os berros das insuportáveis torcedoras do RYU (é brincadeira, viu?), a folia das calouras após mais uma vitória. Cinco motivos e uma certeza: elas estão de parabéns.




Texto escrito por Wagner Sarmento
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. sarmento, para de chorar se tu não tem torcida. :P

    no mais, a copa também não seria nada sem os meninos. a gente faz isso tudo pra chamar a atenção de vocês - inclusive os berros insuportáveis. mulher é foda.

    ResponderExcluir
  2. wagner, brigada pela declaracao. coisa linda mesmo que esta' esse ano. fico muito feliz de ver a nossa participacao dentro e fora do campo.
    mas a copa eh de todos. de cada um que se dispoe a sair de casa todo sabado, durante mais de um mes, para fingir que joga bola, correr o risco de passar uma semana com o olho roxo, ouvir o narrador falando merda e ser feliz :)

    no mais, fico emocionada vendo que as duas pontas da copa estao com brilho nos olhos que eu esperava. veteranos e calouros lindamente empolgados. a gente so tem motivo pra comemorar. :D

    ResponderExcluir